abril 05, 2006

Mais um artigo sobre o Festival Taurino Chã de Baixo/Outeiro de Fora

Mais um artigo sobre o Festival Taurino Chã de Baixo/Outeiro de Fora em que intervieram artistas que estarão presentes entre nós na Feira de São João 2006. O artigo transcrito na integra do site www.toureio.no.sapo.pt e da autoria de João Dinis.
"Rouxinol Triunfa em Chã de Baixo/Outeiro de Fora

Realizou-se no passado dia 2 de Abril pelas 16 horas, na localidade Chã de Baixo/Outeiro de Fora, um Festival Taurino que reverteu a favor da construção da Capela desta localidade.
A tarde estava agradável, com algum calor a fazer sentir e com o público a preencher na totalidade a praça desmontável.
O Cartel era composto pelos Cavaleiros Joaquim Bastinhas, Luís Rouxinol, Ana Batista, Tiago Pamplona, Jason Palma e Marcos Tenório (Bastinhas Jr), Grupo de Forcados Amadores do Ribatejo e Amadores da Chamusca frente a um curro de toiros/novilhos (mais uma limpeza de currais) da ganadaria Vila Galé.
Abriu praça Joaquim Bastinhas, frente ao toiro que mais colaborou. Nos compridos Bastinhas teve regular, já nos curtos chegou ao publico com toda a alegria que lhe é conhecida, mesmo sem criar emoção e sem por a “carne no assador”, para sacar o toiro das tábuas, bregou e cravou a ferragem, terminando a lide com dois pares de bandarilhas que levou o publico ao rubro.
No segundo, Luís Rouxinol recebeu bem o toiro com uma boa brega, mas demorando muito para cravar os ferros compridos onde esteve regular, nos curtos sacou o novilho das tábuas e levou na garupa do cavalo para depois preparar e cravar boa ferragem. Terminou a lide com um ferro de palmo e três pares de bandarilhas onde não foi tão feliz, excepto no ultimo par, foi o único que se esforçou e não deixou o seu credito por mão alheias.
Ana Batista recebeu bem o terceiro da ordem com dois bons ferros compridos, mas depois nos curtos o toiro começou a fechar-se em tábuas e Ana Batista quebrou um pouco a lide, não se esforçando para tirar o toiro das tábuas, mesmo assim a cavaleira de Salvaterra a cumprir e a cravar toda a ferragem.
Quarto toiro da tarde coube em sorte ao jovem ginete Açoriano, Tiago Pamplona que está no Continente a aprender a tourear na casa da Família Bastinhas. Teve bem nos compridos a citar de frente e a cravar dois bons ferros, nos curtos o toiro, tal como todos os outros começou a fechar-se em tábuas e foi o mesmo que o anterior, teve de os bandarilheiros que fazer o trabalho todo para o cavaleiro conseguir cravar a ferragem da ordem.
Jason Palma calhou-lhe o quinto da tarde, o mais mansarrão de todos, era muito difícil brilhar e conseguir uma boa lide com este toiro, mas Jason também não se esforçou em nada para conseguir sacar o pouco de bom que o toiro lhe poderia dar, cravou a ferragem toda da ordem com a preciosa ajuda dos bandarilheiros.
A terminar a tarde Marcos Tenório (Bastinhas Jr), que não esteve bem, e começou logo nos compridos a deixar um ferro na mão do toiro, o que por pouco não o inutilizava, depois o resto da lide resumiu-se ao mesmo das outras três lides anteriores os bandarilheiros a tirarem o toiro das tábuas, para que Marcos colocar a ferragem.
Quanto ao rapazes das Jaquetas tiveram num tarde boa e acertada pelo Grupo de Forcados Amadores do Ribatejo pegaram a 1ª tentativa Francisco Mansidão, João Machacás e Diogo Gomes que se fechou bem a cesgo no toiro mais manso da corrida, pelo Grupo de Forcados Amadores da Chamusca pegaram a 1ª tentativa Mário Duarte 2ª Tentativa João Luz e José Henriques a 1ª tentativa efectuou a pega da tarde ao fechar-se com garra e decisão ao ultimo toiro. Os toiros da Ganadaria Vila Galé saíram no geral mansos (tirando o 1 e 2 que deram para tourear) sem casta, bravura e com a córnea baixel isto só prova que a boa vontade dos ganadeiros não é assim tanta porque se vendem barato ou oferecem toiros normalmente é para fazer uma limpeza de currais. Dirigiu bem Manuel Jacinto assessorado pelo Dr. José Maria Nobre. No final a organização ofereceu a todos os intervenientes um simbólico presente."

Por João Dinis in www.toureio.no.sapo.pt

0 comentários: