abril 04, 2006

Resultado artístico do Festival Taurino de Chã de Baixo

Aqui vos deixo o que foi escrito na web no que se refere ao resultado artístico do Festival de Chã de Baixo onde participaram os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Luis Rouxinol, Ana Batista, Tiago Pamplona, Jason Palma e Marcos Tenório na lide de novilhos da ganadaria Vila Galé e que foram pegados pelos Forcados Amadores do Ribatejo e Chamusca.
"Festival con éxito de Bastinhas

Chã de Baixo – Outeiro (Pernes) acolheu com boa presença de público, festival com importante actuação de Joaquim Bastinhas frente ao novilho que abriu praça. Novilhos da ganadaria Vila Galé com pegas realizadas pelos Forcados Amadores do Ribatejo e Chamusca todas ao primeiro intento.
Joaquim Bastinhas, Volta
Luis Rouxinol, Volta
Ana Batista, Volta
Tiago Pamplona, Volta
Jason Palma, Volta
Marcos Tenório, Volta"
"Bastinhas triunfa no Festival de Chã de Baixo

A localidade de Chã de Baixo – Outeiro de Fora (Pernes) recebeu no passado dia 2 de Abril, um festival taurino onde os lucros do espectáculo reverteram a favor da construção de uma capela em Pernes. Numa tarde quente, com a praça completamente preenchida, coube a Bastinhas os momentos mais animados, perante um novilho da ganadaria de Vila Galé.
Joaquim Bastinhas abriu praça com um novilho que lhe permitiu o triunfo. Realizou uma lide de menos a mais, destacando-se nos curtos, finalizando com dois bons pares de bandarilhas. No final, saltou da montada para receber forte ovação na arena.
Luís Rouxinol teve dificuldades em lidar o novilho que teve por diante, numa tarde onde faltou inspiração na sua primeira actuação nesta temporada. O cavaleiro de Pegões alcançou os melhores momentos na ferragem curta e no par de bandarilhas, conseguindo chegar a entusiasmar as bancadas.
Ana Batista mostrou algum acerto durante toda a lide. Bregou com qualidade, cravou com eficácia mas não se conseguiu luzir devido às dificuldades impostas pelo novilho. Encerrou lide com um ferro de palmo do agrado do público presente.
O primeiro praticante da tarde, Tiago Pamplona iniciou bem a lide deixando os compridos bem cravados. Na ferragem curta manteve a boa montada, mas o novilho não permitia grandes brilharetes.
Jason Palma teve por diante o pior novilho da tarde, manso e com querença em tábuas. Desde cedo se encostou nos terrenos de dentro, e o cavaleiro de S. Mamede pouco se empenhou para o tirar deles, coube essa função ao seu peão de brega.
Marcos Tenório andou empenhado durante toda a lide, onde aliou a dedicação e o seu valor, mas pouco conseguiu sacar ao difícil novilho. Destacou-se nos curtos, onde chegou mais ao público.
As pegas estiveram a cargo dos amadores do Ribatejo e da Chamusca, pelos do Ribatejo pegaram, Francisco Mansidão, João Machacás e Diogo Gomes todos ao primeiro intento; pelos amadores da Chamusca pegaram igualmente á primeira Mário Duarte e José Henriques, este na pega da tarde a encerrar o festival e João Luz na única pega á segunda tentativa.
Os novilhos ostentaram ferro da ganadaria Vila Galé, estavam bem apresentados e saíram difíceis no geral, destaque para a nobreza do primeiro e da mansidão do quinto.
O festival foi dirigido por Manuel Jacinto, assessorado pelo Dr. José Maria Nobre. No final forma entregues lembranças aos intervenientes do espectáculo."

por Rodrigo Tendeiro in www.tourobravo.com

0 comentários: