junho 24, 2006

"Bandas contestam - Filarmónicas prejudicadas com alteração de tourada"

texto por Humberta Augusto in www.auniao.com

"Depois de ter sido cancelado no ano passado, o desfile das bandas filarmónicas volta a augurar complicações. Tudo porque a alteração da tourada de praça no próximo domingo, devido ao mundial de futebol, coincidirá com o desfile dos vinte e três agrupamentos musicais. As desistências são para já previstas pelos responsáveis que criticam a comissão das Sanjoaninas de “secundarizarem” o trabalho das filarmónicas.

Humberta Augusto

O adiamento da tourada de praça no próximo Domingo por causa do mundial de futebol que faz defrontar as selecções de Portugal e Holanda volta a trocar as voltas às bandas filarmónicas. Marcado agora para as 21H30, o concurso de ganadarias coincide com o desfile das filarmónicas agendado para as 22H00. O facto de inúmeros músicos já terem bilhete comprado para a corrida vai fazer com que haja desistências. Para os responsáveis, trata-se de mais uma “desconsideração” da comissão de festas Sanjoaninas.
Em declarações ao jornal “a União”, Ilídio Brasil, presidente da delegação da ilha Terceira da Federação de Bandas Filarmónicas dos Açores refere “há bandas filarmónicas que provavelmente não vão comparecer ao desfile”.Ilídio Brasil considera que o jogo de futebol “não é motivo para se alterar uma tourada e complicar tudo isto”.
“Estamos a falar de mais de mil músicos que vão ter de alterar os seus planos”, explicou.Previsto para o cortejo de bandas filarmónicas estão vinte e três agrupamentos, provenientes de todas de toda a parte da ilha Terceira, um número que agora, refere, é colocado em causa por causa do adiamento da corrida de touros.
Filarmónicas“secundárias”
O delegado refere que a maioria dos músicos foi informado da alteração do programa “através dos jornais”.
Depois de no ano passado o desfile ter sido cancelado, o actual episódio é encarado pelo delegado como “desanimador”: “em 2005 não desfilámos por opção da organização. Já há um ano que andam a brincar com a bandas filarmónicas”.
Ilídio Brasil refere que o ambiente junto das várias sociedades musicais não é dos melhores: “estamos cansados desta situação”.
Questionado com uma possível alteração de horário, o responsável pela delegação da Federação de Bandas Filarmónicas dos Açores afirma ser de “difícil” gestão: “as pessoas têm as suas vidas e a maioria dos músicos têm de se deslocar de outras freguesias”.“Este ano até que estava tudo a correr bem, tudo organizado e agora complicam tudo. Uma pessoa cansa-se disto”, desabafa Ilídio Brasil.
Decisão “de última hora”
Contactada pelo nosso jornal, a presidente da comissão organizadora das Sanjoaninas, Susana Bendito, deixou claro, desde logo, que as pessoas que pretenderem podem ver devolvido o dinheiro dos bilhetes para a tourada de Domingo.
A alteração da programação do último das festividades é encarada para a responsável como “uma decisão que tinha de ser tomada” e que “lesasse o mínimo de pessoas possível”.
Com esta “alteração de última hora”, disse, devido à progressão da selecção nacional no campeonato mundial de futebol, “não foram só as bandas filarmónicas que foram afectadas”.
Susana Bendito reconhece que estas colectividades “tem todo o direito de se queixar”, mas a comissão não quis correr o risco de repetir o que aconteceu em 2004 quando o europeu de futebol acabou por prejudicar a tourada de praça.
A presidente da comissão das Sanjoaninas 2006 disse ao nosso jornal aguarda que, em caso de desistência, as bandas comuniquem à organização a sua decisão.Susana Bendito explicou que a alteração vai implicar desde logo a não participação da Filarmónica da Recreio dos Artistas, uma vez que esta vai actuar na tourada de praça, facto, disse “que foi compreendido” por este agrupamento.
“As pessoas fazem a sua escolha”, disse, acrescendo que, apesar de nada poder comentar sobre a gestão da anterior comissão organizadora, a presença das filarmónicas é valorizada: “as bandas filarmónicas são muito importantes. Elas têm actuado estes dias todos e estamos a contar com elas no último dia”. "

0 comentários: