Feira de São João começa amanhã

A Feira de São João deste ano tem o seu inicio, amanhã dia 21 de Junho, com uma Corrida Concurso de Ganadarias...

Triunfo de Tiago Pamplona e Sérgio Aguilar no Festival de Beneficência

Há já algum tempo que não tinha o prazer de tomar notas numa corrida de toiros...

Comunicado - Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande - Feira de São João 2015

"O Grupo de Forcados de Amadores do Ramo Grande anuncia que não pegará no Concurso de Ganadarias da Feira de São João 2015 "

janeiro 31, 2006

Ilha Terceira na III Feira Nacional do Toiro

A III Feira Nacional do Toiro, que se realiza em Santarém entre os dias 17 e 19 de Fevereiro, conta este ano com a participação de três prestigiadas delegações Terceirenses. A nossa Ilha será representada ao mais alto nível pela Tertúlia Tauromáquica Terceirense, pela Associação Regional de Criadores da Tourada à Corda e a nível particular pela Coudelaria Lima Duarte, que este ano se apresentará sozinha no certame, uma vez que na passada edição da Feira se fez apresentar com a Coudelaria Pamplona.

Terceira Taurina sigue adelante

Foi publicado no blog Naturales.blogspot.com e com o título " Terceira Taurina sigue adelante " , o artigo que abaixo transcrevemos. O referido texto é transcrito na integra, com autorização prévia do blog http://naturales.blogspot.com qual agradecemos desde já. O artigo é da inteira responsabilidade do referido blog. O texto pode e deve ser, também lido, em http://naturales.blogspot.com/2006_01_01_naturales_archive.html


Nuestro buen amigo Duarte Bettencourt sigue con éxito en sus queridas islas Azores, publicando para el Mundo, "Terceira Taurina", un excelente blog hecho con rigor y seriedad.
Ahora acaba de ser víctima -una más- de las habituales jugarretas de Miguel Alvarenga, un taurino português que edita el semanario Farpas, al que suele alimentar con polémicas que existen y otras que aunque no existan, el las hace existir... Y se queda tan tranquilo. Así lo viene haciendo desde hace muchos años, como todo el Mundo sabe.
Ahora, en la manipulación de un artículo de Terceira Taurina, Bettencourt y quienes con el colaboran, acaban de ser víctimas del sensacionalismo barato del amigo Alvarenga. Cabe perdonar a este, una vez más, pues no merece la pena ni siquiera enfadarse por sus habituales travesuras (¡ya tantas son que han perdido crédito). Y cabe enviar un abrazo cariñoso a los buenos amigos de Terceira Taurina.
Terceira Taurina puede leerse en http://www.terceirataurina.blogspot.com

in www.naturales.blogspot.com

Próxima actuação de Luís Miguel Encabo

O toureiro madrileno Luís Miguel Encabo têm agendado para o próximo dia 4 de Fevereiro, na localidade de Valdemorillo, província de Madrid, uma corrida de toiros, onde serão lidados toiros da Ganadaria Manuel y Antonio Tornay Maldonado. Serão seus companheiros de cartel Uceda Leal e Pepín Liria.

Fonte: www.mundotoro.com

TerceiraTaurina a acompanhar a temporada dos artistas que estarão presentes em praças Açoreanas.

janeiro 30, 2006

Tradicional Garraiada dos Estudantes

A tradicional Tourada dos Estudantes do "liceu" de Angra está este ano agendada para o próximo dia 26 de Fevereiro. O cortejo espalhafatoso saíra do Alto das Covas, quando o relógio da Sé Catedral bater as 13 horas e 30 minutos, e percorrerá a principal artéria da cidade património mundial. Quando o cortejo chegar ao redondel angrense, tomará forma a parte séria da corrida, que este ano irá contar com as presenças dos cavaleiros amadores João Pamplona Jr. e Rui Lopes, as pegas estarão a cargo do Grupo Juvenil da Tertúlia Tauromáquica Terceirense que irão pegar as reses enviadas pelo ganadeiro Humberto Felipe. Na parte cómica da tourada serão intervenientes os habituais cómicos que de certeza terão uma elevada taxa alcoólica produzida pelo famoso arranhão. Ai quem bebesse uma pinga, belos tempos.
À C.O.T.E. os desejos de boa corrida, casa cheia e que no fim se entoe o já tradicional grito "Quem é ? Quem é ? Quem é que está aqui ? É a malta da tourada que chegou agora aqui." Boa sorte a todos os intervenientes. E vai um vira...

Inaugurado novo sítio da Associação Regional de Criadores da Tourada à Corda

O sítio na Web da Associação Regional de Criadores da Tourada à Corda, tem nova cara e novos conteúdos. O próprio sítio notícia que "A mudança deve-se à necessidade de uma melhor imagem, maior rapidez e melhor navegabilidade para os seus utilizadores". A página está de facto mais atractiva e com melhores acessibilidades, parabéns à Associação e ao webdesigner Dolfine.com .

Com o mesmo endereço anterior, a página pode ser visitada em http://www.toiroscorda.com/ .

"Farpas", "O Crime" da Tauromaquia

Foi publicado no sítio Toiros e Paixão e com o título " "Farpas", "O Crime" da Tauromaquia " , o artigo que abaixo transcrevemos . O referido texto é transcrito na integra, com autorização prévia do sitio http://www.toirosepaixao.comao qual agradecemos desde já. O artigo foi assinado por João Pedro Couto fundador e colaborador do acima referido sítio. O texto pode e deve ser, também lido, em http://www.toirosepaixao.com/visualizar.php?aid=81
"Farpas", "O Crime" da Tauromaquia

Não sei se "As Farpas" de Eça de Queirós e de Ramalho Ortigão foram fonte de inspiração para este semanário taurino, mas espero que não o tenham sido. Se o foram, desvirtuaram-lhes por completo o objectivo, gizado por estes dois mestres da literatura portuguesa. "As Farpas" originárias a que me refiro, encabeçadas por Eça de Queirós e Ramalho Ortigão (mas que representavam toda uma geração e um descontentamento generalizado ou pelo menos de uma grande facção) nasceram com um objectivo e respeitavam um estilo: as coisas estavam mal e era preciso mudar, então nada como espicaçar o espírito adormecido das populações com ironia cáustica e incisiva.
Não é o que acontece hoje em dia, no que respeita à tauromaquia, apesar de parecer haver algumas semelhanças: o panorama actual e futuro não é dos melhores; é preciso fazer alguma coisa; essa atitude passa por se denunciar o que vai mal. No que respeita às semelhanças ficamos por aqui tudo o resto são diferenças. É diferente o nível de Eça de Queirós e Ramalho Ortigão do nível do Sr. Miguel Alvarenga. Era diferente o objectivo dos dois Mestres, que era mudar a mentalidade do país, do que é o objectivo actual do Sr. Alvarenga que passa pela comercialização do seu semanário. Eça e Ramalho lutavam pelo melhor de um futuro, não se alimentavam dos podres e das mentiras para viver e para vender. E poderia continuar com as diferenças que são mais que muitas, mas infelizmente não temos tempo nem espaço para aqui escrever todas.
É um fenómeno relativamente actual, este da comunicação social (com a mistura da sua vertente virtual) e dos seus meandros e ramificações. Neste caso específico nasce com os tablóides britânicos e com os "fait-divers" franceses, chegando a cada país de uma forma particular à qual associamos, em Portugal, três ou quatro títulos de imprensa escrita (eu sei, estou a ser optimista) e em especial uma cadeia de televisão. No que diz respeito em específico à tauromaquia temos então este "Farpas" que faz a sua vida à custa de escandalos, notícias inventadas ou distorcidas e "O Diabo" a quatro, que muitas vezes pouco trazem de tauromaquia, arrogando-se, o director em sua coluna, a dizer que abala as mentalidades dos aficionados. Ora, o que na minha opinião abala é a carteira, pois pagar dois euros por este semanário é deitar dinheiro à rua. Até no tabaco o dinheiro é melhor gasto, pois pelo menos nos maços vem, e em letras bem grandes, que fumar prejudica a saúde; o mesmo não acontece ao olharmos uma capa do "Farpas", pois não há nenhum aviso que diga que a sua leitura afecta a saúde. Mas afecta, e muito. Afecta a saúde da tauromaquia que de si já é muito debilitada e passa por momentos difíceis. Afecta a aficion de quem gosta de toiros e que se quer informar. Afecta o gosto e põe em risco a vontade das pessoas quererem saber mais e melhor. Perpetua, desnecessariamente, guerras, brigas, quezílias que só servem para fazer descrer o maior amante da Festa. Interesses obscuros, amizades e clientelismos, mudanças de atitudes e de palavras, tudo isto é exponenciado ao máximo para se conseguir vender "gato por lebre" tendo apenas em conta o benefício económico. Tudo isto se pode considerar como "O Crime" do Sr. Alvarenga.
A última vítima foi Duarte Bettencourt, da Ilha Terceira, que no seu blog pessoal exprimiu o seu descontentamento sobre o cartel de lide a cavalo das Sanjoaninas 2006. Suficiente para notícia de capa do "Farpas" como "Crítico arrasa Bastinhas". Ora um jornal que, e com muito respeito pelo trabalho de Duarte Bettencourt pois por lá já passámos, faz notícia de capa de algo que aparece num blog que tem duas semanas e 300 visitas não pode ser respeitado nem levado a sério. Arriscamo-nos a vermos publicado num jornal de grande tiragem parte da discussão que tivémos no café acerca de futebol dizendo que pomos em causa o trabalho de treinadores profissionais. De surreal a inaceitável...
Portanto termino este mero artigo de opinião (o qual me arrisco a ver numa reportagem na TVI, sei lá...!?!) a fazer um pedido à aficion em geral e em particular a quem pode empreender num projecto deste género. Em Portugal temos falta de imprensa especializada no que respeita à tauromaquia. Ainda recentemente apareceu mais uma revista que não teve o mínimo problema em ganhar o seu nicho de mercado. Temos falta em quantidade (duas revistas portuguesas, o resto é estrangeiro) e em qualidade (sem desfazer o bom trabalho efectuado pelo Novo Burladero e pelo belo serviço que nos presta, mas era importante termos boas opiniões sobre outras coisas e mais isentas quanto às pessoas; acho que aí se chegaria pela concorrência saudável). Peço encarecidamente que se publique mais e com qualidade; não é por mim, é por todos e para que ninguém tenha que comprar o "Farpas" com a desculpa que "não há mais nada"...
Em jeito de conclusão, até porque já passa das "24Horas", e para o barrete servir a todos, "até para se falar mal é preciso saber" como nos demonstraram os ilustres referidos.
Nota do autor: Quem me conhece sabe que este não é o meu estilo, mas tendo em conta a situação e o assunto, achei por bem descer ao nível da retórica e da crítica caustica para conseguir demonstrar bem a minha opinião, conseguir transmitir a minha mensagem e, por fim, poder jogar de igual para igual com o semanário taurino em questão.
Espero que o artigo seja digno da herança cultural transmitida por Eça e por Ramalho, senão, ficam aqui, desde já, as minhas desculpas aos Mestres.

João Pedro Couto in www.toirosepaixao.com

janeiro 29, 2006

Tiago Pamplona inicia temporada

O cavaleiro praticante Tiago Pamplona, inicia a temporada da sua alternativa, no dia 11 de Fevereiro na Granja, o cavaleiro terceirense alterna com os cavaleiros de alternativa Joaquim Bastinhas, Francisco Núncio e com o também praticante Marcos Tenório (Bastinhas Jr), as pegas estão a cargo dos grupos de forcados amadores de Moura e Monsaraz. Nesta tarde lidar-se-ão novilhos/toiros da ganadaria do Eng. Joaquim Grave. Em boa hora seja e muita sorte para a temporada 2006.

Luís Miguel Encabo silenciado em S. Cristobal

O matador de toiros Luís Miguel Encabo, que estará presente entre nós no próximo mês de Junho, foi silenciado na lide dos seus dois toiros na tarde de ontem em S.Cristobal (Venezuela), o matador entrou com ganas de triunfo mas não se pôde luzir com os oponentes que lhe couberam em sorte. Melhor sorte tiveram o rejeonador Dayro Chica e Jesús Millán que obtiveram uma orelha e orelha e aplausos respectivamente. A praça teve uma boa entrada, e nela foram lidados ao invés do que foi aqui noticiado cinco toiros de El Laurel, um de San Sebastián de Las Palmas e um de El Capiro para rejoneo.


Fonte: www.mundotoro.com

Tauromaquia Insular em grande

Perspectiva-se este ano uma temporada taurina histórica para as gentes da Ilha Terceira. É que este ano estão agendadas duas alternativas e uma prova de praticante com toureiros terceirenses. São eles o novilheiro Mário Miguel, o cavaleiro praticante Tiago Pamplona e o cavaleiro amador Rui Lopes.
Mário Miguel, que também detém a alternativa de cavaleiro tauromáquico, prepara-se para em Julho deste ano se tornar no primeiro matador de toiros açoreano, Mário Miguel é um toureiro poderoso e artista em todos os tércios e é sem dúvida algumauma das maiores certezas da tauromaquia nacional; Tiago Pamplona, filho de João Carlos Pamplona que foi o primeiro cavaleiro de alternativa dos Açores, será a partir do dia 17 de Junho, o quarto cavaleiro de alternativa dos Açores, esta alternativa será cedida pelo mesmo cavaleiro que doutorou seu pai, Joaquim Bastinhas; por último teremos a prova de praticante do cavaleiro amador local, Rui Lopes, prova esta que está agendada para Maio deste ano. O ano de 2006 será um ano marcante para a tauromaquia insular e para estes três jovens, que são o espelho de que a tauromaquia açoreana e terceirense em particular, granjeia de boa saúde. O blog TerceiraTaurina deseja aos três toureiros, muita sorte e que o futuro seja de muitos triunfos e de grande sucessos.

janeiro 26, 2006

“Farpas” noticía de forma bombástica excertos de um artigo de TerceiraTaurina

Hoje dia 26 de Janeiro de 2006, saiu às bancas o nº. 314 do semanário taurino “Farpas”, dirigido pelo conceituado crítico taurino Miguel Alvarenga. Nele se dava à estampa na primeira página, uma notícia com o título “Bronca na Ilha Terceira – Crítico arrasa Bastinhas”, da autoria do senhor Fernando Romão.
O artigo em causa foi baseado em excertos de um artigo publicado aqui no meu blog e da minha autoria, sob o título “Sanjoaninas 2006”. O artigo inserido na página 4 deste jornal, incluí excertos que são de minha autoria e da minha inteira responsabilidade, mas o meu artigo deve ser lido no seu todo e não da forma como o referido jornal o articulou, por forma a criar uma notícia bombástica e dando a imagem de que havia uma enorme polémica ao redor da Feira de São João aqui na Ilha Terceira. Há sim quem goste e quem não goste do cartel das Sanjoaninas 2006, e ponto final. Eu sou dos que não gosta e escreve o que sente.
Queria acrescentar também que não foi este meu artigo, que está a criar polémica aqui na Ilha, mas sim o artigo publicado no jornal “Farpas”, este sim está a trazer a tempestade ao canal. Se a polémica existe não foi de certeza iniciada por mim, se falam dela também não sei nem oiço falar, só sei aquilo que senti e logo escrevi, pois é assim que interpreto a razão de existir deste meu blog.
Gostaria de deixar aqui e não em outro sítio, que nunca foi minha intenção que este meu artigo tomasse tamanha proporção, afirmo que nunca me passou pela cabeça que o meu simples escrito publicado no meu também simples blog, tivesse tanto mediatismo jornalístico e honras de primeira página em tão prestigiado jornal, e que por causa deste meu artigo, que até foi lido por bem pouca gente, fosse de alguma forma criar uma tempestade.
Sou um aficionado atento, amante da festa brava e amante da minha Ilha e não gostei de ver a forma como o meu artigo foi usado, e sem a minha autorização, embora tenha sido salvaguardo a fonte no jornal em causa. Mais acrescento que não me sinto um cronista conceituado e nem um crítico feroz (esta palavra é muito forte), gosto sim de dizer o que sinto e o artigo que escrevi foi isso mesmo, foi um sentimento de desilusão que me assolou como a qualquer outro ser vivo aficionado, que se tenha sentido defraudado com as suas expectativas.
Disse o que sentia, mas disse-o escrevendo no meu blog não nas páginas do jornal “Farpas”.

janeiro 25, 2006

Sanjoninas 2006

O programa das Sanjoaninas 2006 no que se refere à tauromaquia, conta para além da Feira de São João, com duas touradas à corda, que se realizarão nos dias 19 e 22 de Junho, em São Sebastião e no Porto das Pipas respectivamente. O referido programa conta ainda com a tradicional Espera de Gado no dia 24 no Alto das Covas e no dia 21 será a vez da Espera de Gado para crianças na rua de São João. Como já tínhamos anunciado anteriormente faltando apenas a confirmação da data, a Corrida das Crianças realizar-se-á no dia 20 de Junho pelas 10 horas na monumental angrense.

Luís Miguel Encabo já iniciou a temporada 2006

O matador madrileno, que actuará Junho próximo em Angra do Heroísmo, iniciou a sua época taurina do outro lado do Atlântico a 3 de Janeiro, na Monumental de Manizales. Luís Miguel conta já com três festejos realizados tendo lidado 6 reses e cortado apenas uma orelha.
Presentemente, o maestro madrileno tem agendado para o próximo dia 28 de Janeiro mais uma corrida de toiros, que se realizará em San Cristóbal (Venezuela). Encabo alternará com os matadores de toiros, Dayro Chica, Javier Cardozo e Jesus Millán na lide de toiros da ganadaria El Laurel.

Fonte http://www.mundotoro.com/

O blog TerceiraTaurina vai tentar acompanhar a temporada dos artistas já confirmados para os espectáculos taurinos a realizar em praças açorianas, vamos assim manter informados os nossos leitores de como decorre a temporada dos artistas que nos irão visitar.

janeiro 24, 2006

TerceiraTaurina em Toiros&Cavalos

O blog TerceiraTaurina é de novo notícia num prestigiado meio de comunicação taurina, Toiros&Cavalos.com insere no seu sítio uma notícia referente ao nosso blog.
Toiros&Cavalos.com tem já quase cinco anos de existência e milhares de visitantes, é sem dúvida alguma o maior sítio de informação taurina nacional. O nosso bem hajam.

Para consultar a notícia

http://www.toirosecavalos.com/noticias.asp?id_noticia=4298

Cartéis da Feira de São João 2006

Feira de São João 2006

Sábado dia 17 de Junho - Alternativa de Tiago Pamplona

Cavaleiros - Joaquim Bastinhas, João Salgueiro e Tiago Pamplona
Forcados - Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense
Toiros - Irmão Toste e Rio Frio

Domingo dia 18 de Junho - "Corrida de Toiros" com matadores/novilheiro bandarilheiros

Matadores - Luís Miguel Encabo e Iván Garcia
Novilheiro - Mário Miguel
Toiros - Rego Botelho

Sábado dia 24 de Junho - Corrida Mista

Cavaleiros - Luís Rouxinol e João Salgueiro
Matador - José Luís Gonçalves
Forcados - Amadores de Alcochete e Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense
Toiros - Casa Agrícola José Albino Fernandes

Domingo dia 25 de Junho - Corrida à Portuguesa/Concurso de Ganadarias

Cavaleiros - Joaquim Bastinhas, Luís Rouxinol e João Salgueiro
Forcados - Amadores de Alcochete e Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense
Toiros - Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes e Herdeiros de Ezequiel Rodrigues

Haverá um espectáculo para crianças e idosos com data a ser confirmada.

Novo Centro Hípico na Ilha Terceira

O Governo Regional dos Açores cedeu um terreno na Freguesia de São Brás, junto ao parque de merendas daquela localidade, de cerca de 18 mil metros quadrados, para a implementação de um novo Centro Hípico. Segundo o sítio www.azoresdigital.com o mesmo será entregue ao Clube Cinegético e Cinófilo da Terceira (?) e que no mesmo local será construído o primeiro Hotel Canino da Ilha Terceira. Segundo a mesma fonte o novo Centro Hípico será construído segundo as normas vigentes no Plano Director Municipal (PDM), da Praia da Vitória. Na construção do novo Centro Hípico fica salvaguardado o corte de árvores e este irá apenas executado na área a construir. O Governo Regional decidiu atribuir os terrenos em causa devido à falta de infra-estruturas do género no Concelho da Praia da Vitória.

Pergunta

O que é que tem a haver um Clube Cinegético e Cinófilo com Equitação? O que é que o cão tem a haver com o cavalo? Talvez por serem os dois animais mais amigos do homem. Só encontro essa simbiose a não ser que se esteja a pensar fazer caçadas à raposa.

Arlindo Teles de novo à frente dos destinos da Tertúlia

Sábado dia 21 Janeiro realizou-se nas instalações da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, uma Assembleia Geral com o intuito de aprovação e discussão do Relatório e Contas do ano civil de 2005 e da eleição para o biénio 2006/2007 dos novos corpos gerentes. O Relatório e Contas foi aprovado por unanimidade e mereceu muitos elogios quanto à sua apresentação. As eleições para o próximo biénio foram vencidas pela única lista concorrente encabeçada pelo anterior Presidente da Direcção Arlindo Teles. Nessa mesma noite foi celebrado o 40.º aniversário da T.T.T. com o habitual bolo de aniversário e espumante. Aqui ficam o votos de parabéns e continuidade na defesa e honra da tauromaquia insular.

janeiro 23, 2006

TerceiraTaurina em Naturales

O blog TerceiraTaurina é noticia em naturales.blogspot com o título de "Nueva publicación en Internet desde Azores". Naturales é um blog taurino bastante conhecido no meio, que começou com uma versão newsleter e depressa se tornou num dos jornais electrónicos mais lidos da web taurina, agora com o formato de blog continua com o mesmo intuito de sempre, difundir a festa brava na Peninsula Ibérica. Um bem hajam e que continuem a trilhar no bom caminho.
Aqui fica mais um link , que será acrescentado na nossa secção de links. Visitem.

Iván Garcia com saída em ombros

Segundo o sítio taurino http://www.mundotoro.com/ o matador de toiros Iván Garcia, que estará presente na Feira de São João 2006, saiu em ombros numa corrida realizada em Aguazul na Colômbia, ao ter cortado três apêndices às duas reses lidadas na tarde de ontem. Segundo a mesma fonte o toureiro madrileno vem conquistando as praças colombianas após vários êxitos obtidos naquele país sul-americano, a destacar um grande êxito em Cali. Ontem em Aguazul o toureiro deixou as bancadas em delírio no tércio de bandarilhas, e as duas faenas foram de grande qualidade rematadas com duas boas estocadas o que lhe permitiu cortar uma orelha ao seu primeiro e duas ao segundo do seu lote.
Completou o cartel o matador colombiano Sebastián Vargas e rejeonador Jorge Enrique Piraquive na lide de toiros da divisa de La Carolina.

Tertúlia de utilidade pública

A Tertúlia Tauromáquica Terceirense foi reconhecida como entidade de Utilidade Pública pelo Governo Regional dos Açores.
Por despacho de S.Ex.a. o Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, de 3 de Janeiro de 2006 a Tertúlia Tauromáquica Terceirense – Tomé Bello de Castro, com cerca de 1250 sócios, passa a usufruir do estatuto de Utilidade Pública, estatuto este que segundo o presidente da colectividade angrense, Arlindo Teles , em declarações ao jornal diário "AUnião", "... foi o reconhecimento por parte do Governo Regional do peso da importância da tauromaquia na Região.". O despacho n.º 4/2006 salienta que a Tertúlia "tem tido em vista a promoção do interesse publico, através da valorização do serviço prestado, à comunidade:" o mesmo despacho refere ainda que a T.T.T. "ao longo da sua existência tem realizado uma proeminente acção para o desenvolvimento da tauromaquia, através da organização de festas, diversos festivais, colóquios, palestras, participações frequentes nos meios de comunicação social, bem como várias actividades relacionadas com a festa brava, dando o nome da Terceira, e da Região Autónoma dos Açores, a conhecer internacionalmente;".
Fica assim reconhecido o trabalho da T.T.T. em prol da tauromaquia insular. Aos sócios, simpatizantes e respectiva direcção, aqui fica os nossos sinceros Parabéns.
A consultar

http://www.auniao.com/ler.php?id=3243

Despacho n.º 4/2006 de 3 de Janeiro de 2006

http://www.azores.gov.pt/NR/rdonlyres/E073F305-BE73-4966-A8B8-21800A59516C/89175/DespachoN42006.doc

janeiro 20, 2006

Exclusivo TerceiraTaurina - Corrida de Toiros agendada para Agosto de 2006

O blog TerceiraTaurina tem a honra de vos poder transmitir em exclusivo a noticia de que a praça de toiros Ilha Terceira irá abrir as suas portas a mais uma corrida de toiros no mês de Agosto.
Segundo fonte próxima da organização, está agendado para Agosto próximo uma extraordinária corrida de toiros. O seu cartel trará algumas alegrias à aficcion terceirense pois prefilam-se para integrar o cartel, figuras de topo da tauromaquia mundial. Podemos também adiantar em primeira mão que os toiros a serem lidados nessa mesma corrida serão de uma prestigiada ganadaria continental.
Esperamos em breve poder adiantar mais sobre a respectiva corrida, certo estamos que ela nos trará muitas surpresas e promete dar uma lufada de ar fresco à temporada taurina insular de 2006.
Tomem nota e reservem na vossa agenda um dia do mês de Agosto para se deslocarem à Monumental Praça de toiros da Ilha Terceira.

Revista "Novo Burladero" de Janeiro

A revista "Novo Burladero" de Janeiro e com o número 207, já se encontra à venda nas bancas livrarias e papelarias terceirenses. A destacar desta primeira edição de 2006 há: o habitual "Burladero do Director" com o título de "Oportunidade única"; em "Episódios da História" um artigo histórico sempre interessante pelo conhecido José Henriques com o título " Fermin Espinosa "Armilita", o "Joselito" mexicano"; a nova rubrica "Lugar ao Novos" por Catarina Bexiga, que entrevista um novo valor para a tauromaquia portuguesa, Tiago Carreira; a entrevista a Joaquim Pedro Torres sobre a III Feira Nacional do Toiro; um artigo sobre a temporada 2005 no que toca aos grupos de forcados mais destacados da temporada finda; por último uma nova rubrica denominada de "Terras com Toiros" que este mês nos mostra Mourão; para os amantes da equitação temos a destacar o artigo "Gala Equestre de Natal" e o habitual artigo sobre a "Equitação de Trabalho" pelo João Ralão – A.P.S.L.
Espero que desfrutem da leitura tanto quanto eu. E não se esqueça de a adquirir.

Luís Miguel Encabo na Feira de São João 2006

O matador madrileno Luís Miguel Encabo é o cabeça de cartaz na feira taurina das Sanjoaninas 2006, a este se juntam os nomes de Ivan Garcia, José Luís Gonçalves, já anteriormente anunciado e o novilheiro terceirense Mário Miguel, que foi o máximo triunfador da feira transacta.
Segundo informação veiculada pelo jornal diário "Diário Insular" a escolha destes toureiros teve por base o facto de serem os três toureiros/bandarilheiros.
No toureio a cavalo confirma-se a presença de Joaquim Bastinhas, Luís Rouxinol, João Salgueiro e do praticante terceirense Tiago Pamplona, os forcados que se encarregam das pegas pertencem aos grupos dos Amadores de Alcochete e da Tertúlia Tauromáquica Terceirense. As reses a serem lidadas são das ganadarias locais de Rego Botelho, Casa Agrícola Herdeiros de José Albino Fernandes, Herdeiros de Ezequiel Rodrigues e Irmão Toste e da ganadaria continental de Rio Frio/Samuel Lupi.
Ficam assim fechados os cartéis das quatro corridas já agendadas para a Feira de São João deste ano que se realizarão nos dias 17, 18, 24 e 25 de Junho.

Dados Estatísticos

Luís Miguel Encabo Fierre
Apoderado actual: Rafael Corbelle
Data de nascimento: 21/06/1975
Local de nascimento: Madrid
Tirou a sua alternativa a 20 de Maio de 1996 em Las Ventas (Madrid), sendo seu padrinnho Joselito, lidando um toiro da ganadaria de Sánchez Arjona de seu nome "Fandanguero", negro, nº28 e com 522 Kg.
Classificação no Escalafon 2005
23º lugar do escalafon, com 42 festejos realizados, cortando um total de 32 orelhas e 2 rabos na lide de 85 reses.

Iván García Gómez
Apoderado actual: José António Campuzano
Data de nascimento: 01/10/1983
Local de nascimento: Madrid
Tirou a sua alternativa a 27 de Março de 2003 em Castellón, sendo seu padrinnho Joselito, lidando um toiro da ganadaria de Juan Pedro Domecq de seu nome "Rugidor", negro mulato e com 515 Kg.
Classificação no Escalafon 2005
58º lugar do escalafon, com 15 festejos realizados, cortando um total de 22 orelhas e 1 rabos na lide de 30 reses.

José Luís Gonçalves dos Santos
Apoderado actual: Tomaz Campuzano
Data de nascimento: 22/10/1969
Local de nascimento: Luanda - Angola
Tirou a sua alternativa a 19 de Março de 1994 em Badajoz, sendo seu padrinnho Juan Mora, lidando um toiro da ganadaria de Herdeiros de José Cebada Gago.
Classificação no Escalafon 2005
103º lugar do escalafon, com 6 festejos realizados, não cortando qualquer apêndice na lide de 12 reses.

Mário Miguel
Apoderado actual: José Pablo Sanz
Local de nascimento: Ilha Terceira
Debutou com cavalos a 11 de Setembro de 2003 em Horche, compartilhando cartel com Ángel González e Raúl Cuadrado, lidando reses da ganadaria de Ana Isabel Vicente.
Classificação no Escalafon 2005 de Novilheiros
61º lugar do escalafon, com 11 festejos realizados, cortando um total de 2 orelhas na lide de 22 reses.

Fonte : MundoToro.com

Curiosidades

Sabiam que o matador César Jiménez que foi cabeça de cartaz da Feira de São João de 2004 foi o 1º classificado do escalafon de 2003 com 94 festejos, cortando 145 orelhas e 5 rabos na lide de 190 reses. Sabiam também que o matador de toiros El Fandi que foi cabeça de cartaz da Feira de São João de 2005 foi o 2º classificado do escalafon de 2004 atrás do acima citado César Jiménez , com 97 festejos, cortando 195 orelhas e 7 rabos na lide de 196 reses?

Será que é minha impressão ou estamos a andar para trás. Talvez seja só impressão.

janeiro 18, 2006

Toiros continentais nas Sanjoaninas 2006

Segundo notícia publicada no sítio ToirosePaixão.com a Feira Taurina de São João conta este ano com toiros da ganadaria continental de Rio Frio, divisa esta propriedade do conhecido cavaleiro tauromáquico José Samuel Lupi. Segundo a mesma fonte em vez de três corridas como aqui foi noticiado serão quatro as corridas das Sanjoaninas 2006, estas serão nos dias 17, 18, 24 e 25 de Junho. Todas estas informações foram veiculadas pelo prestigiado jornal diário “Diário Insular” ao sítio ToirosePaixão.com. Não deixe de consultar a notícia em http://www.toirosepaixao.com/visualizar.php?aid=77

Comentário

Duas boas notícias para aficcion terceirense; a primeira é a inclusão de toiros continentais nas Sanjoaninas, em boa hora venham e que tragam consigo trapio, trapio este que faltou a alguns dos exemplares que foram apresentados na primeira corrida da Feira de São João do ano transacto, note-se que esta corrida foi televisionada para todo o mundo através da RTP internacional e foi sem dúvida alguma uma péssima publicidade para a nossa festa; a segunda é a continuação do figurino de feiras anteriores ou seja a inclusão de quatro festejos na Feira de São João.

TerceiraTaurina em www.equitacao.com

Com o título “Aficionado da Ilha Terceira Cria Blog Taurino”, o sítio da prestigiada revista “Equitação” faz hoje referência ao blog TerceiraTaurina. Aqui vos deixo o pequeno artigo publicado. Não deixe de visitar http://www.equitacao.com/.

Aficionado da Ilha Terceira Cria Blog Taurino.
Artigos diversos relacionados com corridas e touradas à corda realizadas na ilha Terceira, Açores, vão estar disponíveis num novo blog criado por Duarte Bettencourt e ao qual se pode aceder em http://terceirataurina.blogspot.com/
Á «Equitação», este aficionado referiu que vai “tentar publicar também algumas entrevistas com gente dos toiros e reportagens das nossas ganadarias e coudelarias. Espero que visitem e que desfrutem dos artigos aqui publicados!””

janeiro 17, 2006

José Luís Gonçalves regressa

O matador de toiros português, José Luís Gonçalves, regressa passados que são 5 anos, à monumental praça Ilha Terceira. Na sua última actuação entre nós, José Luís toureou toiros da ganadaria de Rego Botelho, alternando com Cristo Gonzalez e com os cavaleiros João e Tiago Pamplona.
Gonçalves é conhecido pelo sua plástica toureira e identifica-se como um toureiro que procura a perfeição na execução da arte de "montes". O matador português é o primeiro nome adiantado para integrar a parte apeada da Feira de São João 2006. Em boa hora seja e que seja de triunfo a sua passagem pela arena angrense.

Comentário

Será que o empresário António Manuel Cardoso mais conhecido por "Néné", gerente da empresa "Toiros e Tauromaquia, Lda.", adjudicou ás Sanjoaninas 2006, a Feira de São João?

janeiro 11, 2006

Sanjoaninas 2006

Os primeiros dias de 2006 já estão fora, e já se ouvem os primeiros comentários à cerca das contratações para a feira taurina mais importante do arquipélago dos Açores.
Joaquim Bastinhas, Luís Rouxinol e João Salgueiro são os cavaleiros de alternativa já confirmados, estão também confirmados os grupos de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e os Amadores de Alcochete.
Ainda por confirmar, publicamente, está a alternativa do terceirense Tiago Pamplona na primeira das três corridas que compõe a feira das Sanjoaninas de 2006. Podemos com certeza adiantar que nas três corridas agendadas irão ser lidados toiros de ganadarias Terceirenses.
Faltam ainda saber quem serão os artistas que irão compor a parte apeada da feira.

Comentário

Ao ler nos jornais locais que o cabeça de cartaz das Sanjoaninas 2006 era o elvense Joaquim "Bastinhas" , digo-vos em tom de verdade que fiquei desiludido e desiludido fiquei com o também regresso do cavaleiro de dinastia João Salgueiro.
A primeira desilusão foi porque o Joaquim "Bastinhas" tem tido nas últimas temporadas uma passagem quase medíocre pelas arenas nacionais e longe dos tempos áureos em que cada tarde era um triunfo, sobressaiu apenas em uma ou outra corrida de menos importância e conseguindo "triunfos", apenas por ser este um toureiro popolarucho. Vi em alguns trechos televisivos a forma como este procura o público de braços no ar a pedir palmas por aquilo que poucos segundos antes não foi capaz de executar, ferros a cilhas passadas algumas vezes a garupa passada e sem arrematar as sortes, assim não. Se este cavaleiro reconhecido pelo sua alegria e exuberância vier à Ilha Terceira praticar o toureio que têm praticado nos últimos tempos de certeza que não será reconhecido o seu valor. Espero sinceramente ver um "Bastinhas" alegre mas cumpridor das regras básicas do bom toureio a cavalo que em outros tempos foi capaz de executar para bem do público aficcionado terceirense.
A segunda desilusão foi dentro da mesma tónica da anterior só que com uma pequena diferença a inconstância da época anterior, o cavaleiro João Salgueiro ora triunfou forte ora o pertardo era grande, se armar o taco e trouxer bons cavalos à nossa ilha que vaiam de frente aos toiros sem as "tradicionais" batidas ao píton contrário, enganadoras do bom toureio frontal então sim teremos boas hipóteses de o ver triunfar. Assim espero e espero também escrever a crónica das Sanjoaninas e dizer que estava enganado ao ter ficado desiludido com a primeira notícia referente ao cartel.
Uma observação para a redução dos espectáculos que a meu ver deveriam manter o figurino de épocas anteriores que eram de quatro espéctaculos.
Mas não foram tudo desilusões, fico contente com a possível alternativa do nosso Tiago, que em boa hora seja e que esta época seja um início de uma longa e boa carreira profissional. Também me congratulo com a vinda de um grupo de forcados rijo, como o é, os Amadores de Alcochete capitaneados pelo João Pedro Bolota, a pôr fim à polémica do ano anterior quando o nosso grupo e bem teve de pegar sozinho toda a feira.
Por fim mas não o último pois os últimos são sempre os primeiros, é bem vinda a presença do máximo triunfador da época passada no Continente Português. A crítica foi unanime pois foi destacado com vários prémios para a melhor lide em corridas e feiras de postín, é ele o cavaleiro Luís Rouxinol. Outros cavaleiros bons haviam para cá vir, mas não podem estar cá todos.
Fico à espera do resto dos cartéis esperançado que iremos assistir a bons momentos de toureio.

Bemvindos

É com enorme prazer que vos dou as boas vindas ao meu blog taurino. Para aqueles que me conhecem não será novidade pois sabem do meu intenso gosto pela tauromaquia, talvez vicio até, e da minha paixão pelo cavalo. E é desta simbiose de gostos, que publicarei os meus escritos sobre a nossa querida Festa e do nosso nobre Cavalo.
Apresentar-vos-ei artigos isentos, das corridas realizadas na Ilha Terceira e das suas peculiares touradas á corda. Tentarei publicar algumas entrevistas com gente dos toiros, e algumas reportagens das nossas ganadarias e coudelarias. Enfim vou tentar colmatar alguma falta de informação que temos e também atirar uma pedra ao charco para alterar um pouco o mar que temos tido até aqui, vamos ver se consigo ganhar alguns amigos e quem sabe alguns inimigos. A ver vamos .
Cordiais Saudações Taurinas.