Antiga entrevista com Francisco Parreira.

Francisco Parreira, aficionado, embalsamador, embolador e criador de cavalos.

Relembrar a Corrida comemorativa dos 35 anos do Grupo da Tertúlia.

No ano que comemoram 45 anos, relembro a Corrida comemorativa dos 35 anos do Grupo da Tertúlia.

dezembro 31, 2006

Um Bom Ano para Todos

Encerramos o nosso primeiro ano de vida com um total de 20.000 visitas, não é muita coisa, mas se olharmos à pequenez da nossa tauromaquia é já um bom resultado.
Números à parte, quero desejar a todos um Feliz Ano e que o Ano de 2007 vos traga tudo de bom. São os desejos deste aficionado que teima em manter este espaço para todos nós.

Duarte Bettencourt

Casa Agrícola José Albino Fernandes é a Ganadaria Triunfadora do TT

A Casa Agrícola José Albino Fernandes foi a Ganadaria mais votada na última sondagem de 2006 e considerada pelos visitantes do Terceira Taurina a ganadaria triunfadora da época transacta na Praça de toiros da Ilha Terceira . A segunda Ganadaria mais votada foi a de Rego Botelho seguida da Ganadaria Continental de Samuel Lupi.
Deixo-vos os resultados da Sondagem TT:

1º Casa Agrícola José Albino Fernandes com 36% dos votos

2º Rego Botelho com 18% dos votos

3º Samuel Lupi com 16% dos votos

4º Humberto Filipe com 6% dos votos
4º Francisco Sousa (Cadelinha) com 6% dos votos
4º Herd. Ezequiel Rodrigues com 6% dos votos
5º Irmãos Toste com 4% dos votos
6º João Cardoso Gaspar com 0%
6º David Ribeiro Telles com 0%

Total de votos 50

Triunfadores 2006 do Terceira Taurina

Neste nosso primeiro ano de “vida” realizamos no nosso blog várias sondagens das quais saíram vários triunfadores eleitos pelos nossos visitantes. Hoje no último dia de 2006 trazemos até vós os Triunfadores da Época Taurina 2006 na Praça de Toiros da Ilha Terceira.
Foram eles:

Triunfador 2006 do TT - Toureio a Cavalo

Tiago Pamplona


Triunfador 2006 do TT - Toureio Apeado

Ivan Garcia


Triunfador 2006 do TT - Forcados

Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense


Triunfadora 2006 do TT - Melhor Ganadaria


Casa Agrícola José Albino Fernandes


Votaram nestas quatro sondagens 311 visitantes.

dezembro 29, 2006

"Já está à venda a "NOVO BURLADERO" de Dezembro"





"Já se encontra à venda a edição N.º 218 da revista NOVO BURLADERO, referente ao mês de Dezembro. A última edição de 2006 está em grande parte dedicada à Feira da Golegã, onde se fez reportagem com os motivos de mais interesse da tradicional e típica Feira de São Martinho.

Outro dos pontos altos desta edição tem a ver com as entrevistas que se denominam "A Hora dos Novos Talentos", onde se conversa com os quatro jovens cavaleiros que mais se destacaram na temporada de 2006 nas nossas arenas: Manuel Ribeiro Telles Bastos, Manuel Lupi, Duarte Pinto e João Telles Jr..

Para além das habituais rubricas, destaque também para a apresentação da nova Unidade Hospitalar Móvel, um "ambulância" que vem resolver os problemas da assistência médica nas corridas realizadas nas praças desmontáveis, e não só; a abordagem ao concurso "À Procura de Novos Toureiros" que o Campo Pequeno irá promover a partir de Janeiro; a reportagem da Festa de Campo / João Vilaverde, que teve lugar no Cabo da Lezíria; e um desenvolvido artigo sobre a final do Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho.

A NOVO BURLADERO deseja um Feliz Natal a todos os seus leitores, com votos de um 2007 cheio de sucessos"

dezembro 25, 2006

Postais de Natal


dezembro 21, 2006

Tourada na Rua do Cemitério

Foi-nos enviado pela FP Produções de Vídeo um pequeno vídeo da tourada à corda na Rua do Cemitério, incluída no programa das Festas da Praia 2006, com toiros da Ganadaria da Casa Agrícola José Albino Fernandes. Vale a pena ver.

dezembro 20, 2006

Pega na Praça de Toiros da Ilha Terceira

Este vídeo foi-nos enviado pelo Sr. Toste, ao qual desde já agradecemos. Julgo que se trata de uma pega do Grupo de Forcados Amadores de Coruche na IV Corrida Flash, ocorrida na Praça de Toiros Ilha Terceira no passado dia 21 de Julho. Vale a pena ver.

dezembro 14, 2006

Morreu o toiro nº 3 de Humberto Filipe

Segundo nos informa a nossa amiga Liliana Sousa, morreu no passado dia 8 de Dezembro, o afamado toiro nº 3 da Ganadaria terceirense de Humberto Filipe. O “3” como era conhecido já não era lidado à já alguns anos e já se encontrava muito debilitado. Este famoso toiro é pai do não menos famoso 64 que fez a delicia de muitos aficionados na passada época. Deixamos aos nossos visitantes algumas fotos do “3”, gentilmente cedidas pela Liliana Sousa.


dezembro 10, 2006

“Toureio a Cavalo e a Arte de Pegar Toiros”

Realizou-se ontem, com casa cheia, pelas 21 horas no Salão João de Borba da Tertúlia Tauromáquica Terceirense um colóquio sobre o tema “Toureio a Cavalo e a Arte de Pegar Toiros”, sendo a mesa de oradores composta por Arlindo Teles, Presidente da Direcção da TTT, Eng. João Franco, antiga glória da forcadagem nacional, David Leandro, conceituado critico da Revista Novo Burladero, Dr. José Lourenço, Director do Jornal “Diário Insular” e Tiago Pamplona, cavaleiro recentemente alternativado que recebeu no fim do colóquio uma Homenagem pela sua passagem a cavaleiro profissional. Esteve também patente uma exposição de serigrafias, de tema taurino, da autoria de José Nuno da Câmara Pereira.
O colóquio começou com uma breve apresentação pelo Presidente da Direcção da TTT dos intervenientes, de seguida o Eng. João Franco falou-nos de como foi em números a passada época taurina, baseando-se como não podia deixar de ser sobre o tema da forcadagem, aludindo ao facto de na sua opinião existirem demasiados grupos de forcados para a dimensão da nossa tauromaquia , David Leandro falou-nos também da época transacta no que concerne ao toureio a cavalo e do actual panorama taurino, falou-nos também de como vê e sente o toureio equestre na sua mais pura essência ou seja o verdadeiro toureio à portuguesa, o Dr. José Lourenço trouxe até nós um estudo por ele realizado dos gastos que “uma empresa” (cavaleiro tauromáquico) tem desde do seu investimento inicial, da sua manutenção e conseguinte retorno, falou-nos também que em sua opinião a tauromaquia regional tem muito para crescer, podendo e devendo ser investida em algumas Ilhas dos Açores, apontado por exemplo a Ilha de São Miguel.
Este colóquio decorreu de forma interessante com a intervenção de vários coloquiantes de entre eles Raul Pamplona, Duarte Bettencourt, João Carlos Pamplona, Ricardo Jorge, Adalberto Belerique, Ildebrando Ortins e Duarte Pires, tendo-se prolongado pela noite dentro.
De parabéns está a TTT por mais esta feliz organização.

Duarte Bettencourt

dezembro 01, 2006

Colóquio na Tertúlia

Realiza-se no próximo dia 9 de Dezembro pelas 21 horas na sede da Tertúlia Tauromáquica Terceirense mais precisamente no salão João de Borba, um colóquio subordinado ao tema “Toureio a Cavalo e a Arte de Pegar Toiros”. O colóquio conta com a presença de David Leandro, colunista da Revista Novo Burladero, do antigo forcado João Franco e do Director do Diário Insular, Dr. José Lourenço. Não perca mais uma excelente organização da TTT.

Amadores da TTT sem dúvida

Os visitantes do Terceira Taurina elegeram o Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense como o triunfador da Época Taurina 2006 na Praça de Toiros da Ilha Terceira.
O grupo da TTT registou este ano cerca de 13 festejos, tendo sido uma das épocas mais duras do seu já longo historial, mas tudo isto não afectou a rapaziada da jaqueta enrramada que soube superar e bem a época do número 13.

1º - Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense – 70% dos votos

2º - Amadores de Corruche – 16% dos votos

3º - Amadores de Alcochete – 11% dos votos

4º - Aposento da Chamusca – 2% dos votos

Total de votos – 61