fevereiro 07, 2007

João Moura Jr

João Moura Jr é filho da grande figura do toureio equestre mundial João Moura. Do pai herdou o conceito e a monte mas o seu toureio tem um cunho pessoal, transmitindo uma irreverência e frontalidade própria da sua idade.
Moura Jr tirou a alternativa em Nimes, França, a 15 de Maio de 2005, alternativa esta que não é reconhecida em Portugal, esta foi-lhe concedida por seu pai, sendo as testemunhas Maria Sara e Andy Cartagena. Nesta bonita data, da sua curta carreira, coube-lhe em sorte o toiro "Gorrillo", com o nº 11 que pesava 550 kg, a este toiro da ganadaria de Pedro y Verónica Gutiérrez, João Moura Jr cortou uma orelha.
Com o seu toureio galvanizou o público espanhol e no fim da temporada 2006 ocupava o terceiro lugar do escalafon.
Toureou em 2006 por terras de Portugal e Espanha tendo actuado em 61 ocasiões, lidou 118 toiros, cortando 115 orelhas e 15 rabos.
Este ano faz a sua apresentação ao público açoriano, fazendo as cortesias por duas vezes na Praça de Toiros da Ilha Terceira. A primeira será a 24 de Junho com lide de toiros da ganadaria de Irmãos Toste e a 1 de Julho num concurso de ganadarias.

Duarte Bettencourt

0 comentários: