fevereiro 06, 2007

Manuel Jesús “El Cid”

A partir de hoje iremos apresentar uma a uma as figuras do cartel da Feira de São João 2007. Iniciamos com o matador de toiros sevilhano Manuel Jesús Cid Sala, conhecido no meio taurino por “El Cid”.
“El Cid” nasceu a 10 de Março de 1974 na localidade de Salteras, província de Sevilha, numa família de ganaderos. A sua apresentação como novilheiro foi na praça de Guillena a 9 de Setembro de 1993, debutou com picadores no ano seguinte a 6 de Fevereiro em Salteras, tendo toureado reses de António Muñoz às quais cortou três orelhas e um rabo. A sua apresentação em Madrid foi a 19 de Março de 1995, tendo como companheiros de cartel os novilheiros Antonio Cutiño e Luis Sierra, lidando neste dia novilhos de La Guadamilla.
“El Cid” tirou a alternativa a 23 de Abril de 2000 em Las Ventas, Madrid, sendo seu padrinho David Luguillano e como sua testemunha Finito de Córdoba. Nesta tarde “El Cid” vestiu um traje verde maçã e ouro para enfrentar “Gracioso”, um toiro cárdeno bragado, n.º 47, pertencente à divisa de José Vasquez, tendo a lide resultado em ovação. Confirmou em Santa Fé de Bogotá, Colômbia, a 20 de Fevereiro de 2005, apadrinhado por Enrique Ponce e com testemunho de Paco Perlaza.
Dos seus muitos triunfos, destaca-se as duas saídas em ombros pela porta do Príncipe na Feira de Sevilha 2005. Na temporada de 2006 destaca-se os triunfos, em Madrid a 22 de Maio, onde cortou um apêndice a cada um dos seus oponentes pertencentes à ganadaria de Alcurrucén, em Barcelona a 17 de Setembro cortando as duas orelhas ao segundo do seu lote, pertencente à ganadaria de Valdefresno e em Sevilha a 23 de Setembro onde se encerrou com 6 toiros das ganadarias de Zalduendo, Victorino e Pereda cortando 4 orelhas saindo uma vez mais em ombros pela porta do Príncipe.
Na temporada de 2006 Manuel Jesús “El Cid” vestiu-se de luces por 84 vezes, lidou 175 toiros, cortou 112 orelhas e três rabos, ocupando o segundo lugar do escalafon de matadores de toiros.
Esta temporada fará o passeillo na Praça de Toiros da Ilha Terceira a 31 de Junho pelas 18 horas e 30 minutos, compartindo cartel com o matador português José Luís Gonçalves e com o salmantino Eduardo Gallo e lidará novilhos de Rego Botelho.


Duarte Bettencourt

0 comentários: