Feira de São João começa amanhã

A Feira de São João deste ano tem o seu inicio, amanhã dia 21 de Junho, com uma Corrida Concurso de Ganadarias...

Triunfo de Tiago Pamplona e Sérgio Aguilar no Festival de Beneficência

Há já algum tempo que não tinha o prazer de tomar notas numa corrida de toiros...

Comunicado - Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande - Feira de São João 2015

"O Grupo de Forcados de Amadores do Ramo Grande anuncia que não pegará no Concurso de Ganadarias da Feira de São João 2015 "

janeiro 30, 2007

Cartel da Feira de São João


Segundo informação chegada à nossa redacção, o cartel da Feira Taurina de São João 2007 já se encontra encerrado, conhecendo-se já a composição final das 4 corridas agendadas para 24, 29 e 30 de Junho e 1 de Julho. Os nomes dos matadores de toiros Manuel Jesus “El Cid”, Eduardo Gallo, López Chaves, Pedro Gutiérrez "El Capea" e José Luis Gonçalves juntam-se aos dos jovens cavaleiros Tiago Pamplona, João Moura (filho), João Ribeiro Telles (filho) e Leonardo Hernandez (filho). Os grupos de forcados presentes na feira serão o Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e o Real Grupo de Forcados Amadores de Moura.
As ganadarias presentes serão as de Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes, Herdeiros de Ezequiel Rodrigues e Irmãos Toste. O cartel da Feira Taurina de São João 2007 fica então assim ordenado:


Domingo dia 24 de Junho

Cavaleiros:
João Moura (filho)
Leonardo Hernandez (filho)

Matador:
Pedro Gutiérrez "El Capea"

Forcados:
Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense

Toiros:
Rego Botelho (2) e Irmãos Toste (4)


Sexta – feira dia 29 de Junho
Cavaleiros:
Tiago Pamplona
João Telles (filho)

Matador:
López Chaves

Forcados:
Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e Real Grupo de Forcados Amadores de Moura

Toiros:
Casa Agrícola José Albino Fernandes (6)


Sábado dia 30 de Junho

Matadores:
José Luís Gonçalves
Manuel Jesus “El Cid”
Eduardo Gallo

Toiros:
Rego Botelho
(6)


Domingo dia 1 de Julho

Concurso de Ganadarias

Cavaleiros:
João Moura (filho)
João Telles (filho)
Leonardo Hernandez (filho)

Forcados:
Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e Real Grupo de Forcados Amadores de Moura

Toiros:
Rego Botelho
(2), Casa Agrícola José Albino Fernandes (2) e Herdeiros de Ezequiel Rodrigues (2)



Duarte Bettencourt

janeiro 26, 2007

Feira de São João 2007


Segundo veicula o jornal semanário “Farpas” na sua edição de 25 de Janeiro, a parte a que diz respeito ao toureio equestre do cartel da Feira Taurina de São João de 2007, encontra-se encerrada com as contratações dos cavaleiros João Moura (filho), João Ribeiro Telles (filho), Leonardo Hernandez (filho) e o nosso Tiago Pamplona.
Como se vê, e aguardando a devida confirmação da comissão organizadora, o cartel deste ano apresenta a nova geração de cavaleiros tauromáquicos, com a particularidade de todos eles serem filhos de grandes figuras do toureio equestre.
Continuamos a aguardar o resto dos carteis sabendo já que os festejos se realizarão a 23, 24 e 30 de Junho e 1 de Julho, que as ganadarias presentes serão as de Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes, Herdeiros de Ezequiel Rodrigues e Irmãos Toste, ficando apenas a faltar a confirmação dos grupos de forcados, que quase de certeza serão os amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e os amadores de Moura e do nome das figuras do toureio apeado.
Duarte Bettencourt

janeiro 23, 2007

Já está à venda a "NOVO BURLADERO" de Janeiro

Foto da Capa NB nº219

Já se encontra nas bancas a edição N.º 219 da revista Novo Burladero, referente ao mês de Janeiro.
Como destaque desta primeira edição do ano, a primeira fase do concurso "À Procura de Novos Toureiros" promovido pelo Campo Pequeno, com reportagem das duas "aulas práticas" que decorreram na arena da capital.
Para além das costumadas rubricas, na NB de Janeiro faz-se a apresentação do festival de 1 de Fevereiro em Mourão, que abre a temporada de 2007; nas centrais surgem as imagens camperas de uma ferra na Herdade do Balancho; referem-se os cartazes das primeiras feiras de Espanha; recorda-se a temporada de 2006 de A a Z; interessante é o trabalho apresentado sobre as qualidades da carne de toiro bravo; e dá-se início à nova secção "Que é feito de si?", a abrir com o cavaleiro tauromáquico José Manuel Correia Lopes.
Para além da oferta de um tauriníssimo calendário de 2007, referência ainda nesta edição para o lançamento do jantar onde será atribuído o I Prémio Bacatum / Novo Burladero, com o boletim de inscrição à disposição dos aficionados.

janeiro 20, 2007

Nova imagem do Blog Terceira Taurina

A partir de hoje o Blog Terceira Taurina iniciará uma nova etapa da sua curta existência. Vamos remodelar a imagem do nosso blog e introduzir novos conteúdos de forma a torna-lo mais atractivo para quem nos visita.
Pedimos desculpa pelo incomodo, com a promessa de que seremos breves.

Duarte Bettencourt

janeiro 17, 2007

Festa na Praça de Tentas da Terra-Chã


Realiza-se no próximo Domingo dia 21 de Janeiro, na Praça de Tentas da freguesia da Terra-Chã, um festa organizada pela tasca “O Papagaio”. Para além de muitos comes e bebes, haverá uma prova de Todo o Terreno, desportos variados e uma vacada na praça de tentas.
Segundo informação de fonte próxima do ganadero Humberto Filipe, que cederá as vacas para a ocasião, será lidado no fim da vacada o famoso toiro nº64, que fez as delicias de muitos aficionados à tourada à corda na finda temporada taurina de 2006.

Feira de São João 2007

Segunda-feira passada foi oficialmente apresentada a rainha das festas Sanjoaninas 2007, todo o seu séquito real, assim como o cartaz das festas que anunciarão as festas maiores da Ilha Terceira.
As Sanjoaninas este ano decorrem de 22 de Junho a 1 de Julho sob o tema ” Angra nas Rotas do Mundo. Cidade sem fim e sem fronteiras”, estando orçamentadas em 800 mil euros, dos quais 240 mil ficam destinados à Feira Taurina de São João. Quanto à composição dos cartéis da feira taurina, o véu foi um pouco levantado quando Paulo Pires, Presidente da Comissão das Sanjoaninas 2007, adiantou à comunicação social de que iriam fazer parte da feira grandes nomes do toureio mundial.
Ficamos a aguardar pelo composição dos carteis um vez que já é do conhecimento público que as corridas estão agendadas para os dias 23, 24, 30 de Junho e 1 de Julho e que os curros também já estão apartados, pertencendo 10 toiros à ganadaria de Rego Botelho, 8 toiros à ganadaria Casa Agrícola José Albino Fernandes, 4 toiros à ganadaria de Irmãos Toste e dois à ganadaria de Ezequiel Rodrigues.
Aguardamos ansiosamente pela composição dos cartéis da Feira Taurina de São João, este ano sob a batuta do maestro Rui Bento Vasquez.
Duarte Bettencourt

janeiro 12, 2007

Corrida de Homenagem ao Emigrante

Foto in www.antonioribeirotelles.com


Praça de Toiros da Ilha Terceira

Sábado 21 de Julho de 2007

Cartel

Cavaleiros

António Ribeiro Telles
Rui Salvador

Matador de Toiros

Victor Mendes

Toiros

David Ribeiro Telles
Varela Crujo (?)

Forcados

Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense

Um grupo de forcados da Califórnia (a designar)


Uma organização de João Duarte

Fonte: Semanário Farpas

janeiro 09, 2007

Novo Grupo de Forcados na Ilha Terceira

Em exclusivo para o Terceira Taurina.


A Ilha Terceira conta este ano com mais um grupo de forcados , trata-se do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande. Este grupo nasceu da afícion de um grupo de amigos, oriundos maioritariamente do Concelho da Praia da Vitória, que um dia se decidiu juntar e formar um grupo de forcados. O grupo conta neste momento com vinte elementos e está sobre a orientação do aficionado Duarte Bettencourt.
Os estatutos do GFARG estão a ser preparados com vista ao ingresso do grupo na Associação Nacional de Grupos de Forcados.
O GFARG já realizaram três treinos com vacas e mais se irão seguir com vista ao melhoramento da técnica e do entrosamento do grupo na arte de pegar toiros. Os treinos com a tourinha são realizados no antigo estádio Municipal da Praia da Vitória, espaço gentilmente disponibilizado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória.
O grupo é constituído por Adriano Lima, Alex Rocha, André Parreira, Berto Messias, Bruno Messias, Bruno Pires, César Pires, Dinarte Pavão, Filipe Lemos, Filipe Pires, Francisco Toste, Hugo Neves, Hugo Rico, Luís Fagundes, Manuel Pires, Miguel Pires, Miguel Toste, Nuno Pires, Ruben Monteiro e Rui Costa. A todos as maiores felicidades, que honrem a jaqueta de ramagens do novo grupo terceirense e elevem bem alto o nome da nossa Ilha Terceira.

Passeio ao interior da Ilha

No passado domingo o tempo que se fez sentir por todo o arquipélago dos Açores convidava a um passeio pelo interior da Ilha, e foi o que eu e a minha família em boa hora o fizemos, sendo uma tarde bem passada por entre a paisagem verdejante desta nossa Ilha de Jesus Cristo. Passeando, assistimos ao belo espectáculo que o nosso mato nos proporciona, numa conjugação perfeita entre o toiro e a paisagem terceirense. Pelos caminhos do interior reconheci alguns aficionados, que no defeso longo e frio, matam o seu bichinho no simples contacto com o seu animal favorito, o toiro bravo.
Aqui vos deixo uma reportagem com os melhores momentos fotográficos do dia, captados pela minha objectiva. Espero que desfrutem do momento sentido.

Duarte Bettencourt


janeiro 06, 2007

Sanjoaninas 2007

Foto de Duarte Bettencourt

Com o início do ano cria-se entre o aficionado terceirense uma expectativa enorme, quanto à composição do cartel da feira taurina mais importante do panorama taurino regional, a Feira de São João.
Este ano e não fugindo à regra esperamos ansiosamente a apresentação das figuras, dos curros e dos forcados que irão compor a tão desejada feira taurina, e que segundo Mário Rodrigues, prezado crítico do Jornal diário a União, do passado dia 3, será anunciada ainda este mês.
Espero eu e esperam com certeza muitos aficionados terceirenses, que o cartel a apresentar este ano traga uma lufada de ar fresco, no que concerne aos artistas que irão compor o tão desejado cartel. Este ano segundo veicula a imprensa local, a organização da Feira de São João cabe em exclusivo ao antigo matador de toiros Rui Bento Vasquez, actual responsável pela Empresa da arena mais importante do nosso rectângulo taurino à beira mar plantado, o Campo Pequeno, o que desde já digo, muito nos orgulha. Mas e há sempre um mas, não entendo a razão da existência de uma comissão organizadora una e exclusivamente dedicada à tauromaquia na Comissão Organizadora das Sanjoaninas, não me posso esquecer que a vertente taurina nas festas maiores da Ilha Terceira não se cinge apenas à Feira de São João, mas depois de existir um responsável, como o é Rui Bento, qual a necessidade da sua existência? Fica aqui o reparo, com os desejo de uma grande Feira de São João 2007.
Duarte Bettencourt