Feira de São João começa amanhã

A Feira de São João deste ano tem o seu inicio, amanhã dia 21 de Junho, com uma Corrida Concurso de Ganadarias...

Triunfo de Tiago Pamplona e Sérgio Aguilar no Festival de Beneficência

Há já algum tempo que não tinha o prazer de tomar notas numa corrida de toiros...

Comunicado - Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande - Feira de São João 2015

"O Grupo de Forcados de Amadores do Ramo Grande anuncia que não pegará no Concurso de Ganadarias da Feira de São João 2015 "

setembro 29, 2007

I Tenta Comentada - Terra-Chã


Ontem vinte e oito de Setembro na Praça de Tentas da freguesia da Terra-Chã, realizou-se a primeira tenta incluída no II Ciclo de Tentas Comentadas sob a organização da Tertúlia Tauromáquica Terceirense. À pracinha de tentas ocorreram alguns aficionados terceirenses, não tanto quanto se esperava, para assistirem ao desempenho dos matadores Gomes Escorial e “Parrita” frente a novilhas com o ferro de Rego Botelho e Casa Agrícola José Albino Fernandes, das quatro novilhas tentadas duas se destacaram pela sua nobreza, recorrido e bravura, a primeira da tarde de ferro Casa Agrícola José Albino Fernandes e a terceira de ferro Rego Botelho, ambas saíram em sorte ao matador espanhol, que lhe ministrou duas lides inteligentes, profundas, de grande sentimento e conhecimento, já o seu alternante com um lote difícil andou diligente e voluntarioso. Pena os comentários de José Alpoim Bruges tenham sido rápidos, embora concisos, mas sem a profundidade que se impunha para um espectáculo desta índole. Penso que alguns pormenores devem ser melhorados como por exemplo a publicidade e a logística deste evento.
Hoje e amanhã repete-se o ciclo com tentas comentadas nas praças de tentas das freguesias das Doze Ribeiras e Santa Barbara.

Duarte Bettencourt

Revista Novo Burladero de Setembro


A Revista NB do mês de Setembro já se encontra entre os leitores açorianos. Em destaques de capa a edição deste mês traz-nos a III Espora de Prata que se realizou em Montemor-o-Novo, António João Ferreira e Nuno Casquinha na Monumental de Madrid e Feiras de Agosto e Setembro.
No seu interior podemos apreciar aos artigos de João Queiroz e Vítor Escudero nos seus habituais e concisos “Burladero do Director” e “Al Alimón”, respectivamente, podemos também desfrutar de uma entrevista ao cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira nos seus 30 anos de alternativa e dos artigos de opinião das muitas corridas que se realizaram por este Portugal fora. Por último mas não o último uma referência ao artigo de Raúl Caldeira, que não hesito e passo já a transcrever um pequeno excerto "Desconhecendo as regras fundamentais, tradicionais, únicas e exclusivas do verdadeiro toureio a cavalo, tudo é bem-vindo e aplaudido. Uma panóplia de asneiras que temos vindo a anotar e, mais alarmante se torna, quando isto também acontece na chamada primeira praça do país. Ela só será realmente a primeira em categoria, quando tiver um público conhecedor, crítico, festivo sem ser festivaleiro, que bata palmas sim, mas para premiar e não para acompanhar o estridente som da banda. É que, para se ser público e aficionado em simultâneo, é preciso ter categoria.", até parece que Caldeira se refere à nossa praça.
Não percam este número 227 da Revista Novo Burladero, já nas bancas!

setembro 28, 2007

Galeria Fotográfica da 1ª Tenta

Reportagem de Duarte Bettencourt

II Ciclo de Tentas Comentadas - 1ª Tenta

23 Touradas à Corda para o mês de Outubro

1 de Outubro

São Carlos
Toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes e de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues

2 de Outubro

Figueiras do Paim – Santa Cruz
Bezerros de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues

3 de Outubro

Figueiras do Paim – Santa Cruz
Toiros de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues

4 de Outubro

Figueiras do Paim – Santa Cruz
Toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes

5 de Outubro

Caminho da Vila – Porto Judeu
Toiros de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues

Terreiro do Paço – Ribeirinha
Toiros de Manuel João

Remédios - Lajes
Toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes

6 de Outubro

Rua da Praça – São Sebastião
Toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes

São Bartolomeu
Vacas de José Fernandes Silva

7 de Outubro

Ponta da Ribeira - Ribeira Seca
Toiros de Humberto Filipe

Canada da Saúde – Santa Cruz
Toiros de João Cardoso Gaspar

8 de Outubro

Vila das Lajes
Toiros de Rego Botelho

9 de Outubro

Vila das Lajes
Toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes e de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues

10 de Outubro

Vila das Lajes
Toiros de Humberto Filipe e João Cardoso Gaspar

13 de Outubro

Abaixo da Igreja – Serreta
Toiros de Daniel Nogueira

São João de Deus – Conceição
Toiros de Eliseu Gomes

Canada da Boa Vista – Quatro Ribeiras
Toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes

Casa da Ribeira – Santa Cruz
Toiros de Fernando Bettencourt

14 de Outubro

Estrada de Santa Margarida – Porto Martins
Toiros de João Cardoso Gaspar

Canada do Coxo – Fontinhas
Toiros de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues

15 de Outubro

Caminho de São Pedro – Ribeirinha
Toiros de João Cardoso Gaspar

Caminho da Esperança – Porto Judeu

Toiros de Humberto Filipe

Ladeira de Santa Rita – Santa Cruz
Toiros de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues

setembro 23, 2007

Tourada no Porto Martins

Um fotografia de Duarte Bettencourt

Capinha Magalhães

setembro 22, 2007

II Ciclo de Tentas Comentadas



A Tertúlia Tauromáquica Terceirense leva a efeito nos próximos dias 28, 29 e 30 de Setembro, o seu II Ciclo de Tentas Comentadas nas praças de tentas das freguesias da Terra Chã, Doze Ribeiras e Santa Bárbara.
As tentas iniciam-se às 17 horas e contam com a presença dos matadores de toiros Gomes Escorial e Sérgio dos Santos “Parrita”, que lidarão reses de Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes e Irmãos Toste. Os comentários das tentas estarão a cargo do crítico José Alpoim Bruges.
A aficion terceirense tem assim uma excelente oportunidade de assistir, desfrutar e aprender com mais esta organização da T.T.T.
Não falte.

setembro 19, 2007

Objectiva Taurina

Uma fotografia de Duarte Bettencourt



52

setembro 18, 2007

Objectiva Taurina

Uma fotografia de Duarte Bettencourt



A corda


setembro 17, 2007

Site dos Forcados Amadores de Vila Franca de Xira

Com o intuito de se dar a conhecer, o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira acaba de lançar o seu sitio na Internet, o mesmo comporta diversas informações, das quais salienta-se uma agenda com as actuações do grupo e todas as informações referentes às suas actuações, visa também dar a conhecer a história deste grupo Vilafranquense. Por tudo isso e com o que poderá lá encontrar, não se esqueça, visite o site Forcados de Vila Franca.

Sabia que...

Os abrigos e vedações utilizados durante a manifestação taurina (tourada à corda) não podem apresentar arestas vivas nem quaisquer materiais susceptíveis de provocar danos a pessoas e animais, devendo por isso ser protegidos por madeira.

(1º Parágrafo do Artigo 17º do Regulamento da Tourada à Corda)

Mas nem sempre é assim! Não é verdade?!

Música, Cavalos & Toiros


Realizou-se no passado dia 15 de Setembro, na Praça de Toiros Ilha Terceira, um espectáculo intitulado Música, Cavalos & Toiros da responsabilidade do Centro Equestre Terceirense “Quinta do Malhinha”, incluído no dia da Freguesia do Posto Santo.
A noite mostrou-se agradável e o público apresentou-se, enchendo ¾ de casa.
No inicio a família Pamplona desenhou no redondel as cortesias, encabeçadas pelo Sr. Raul Pamplona, seguido por alguns toureiros amadores e forcados que com ele compartilharam arenas, seguiram-se João Carlos Pamplona e sua irmã Teresa Pamplona Silva seguidos de igual forma por toureiros e forcados do seu tempo e por últimos os actuais cavaleiros tauromáquicos Tiago Pamplona e João Pamplona seguidos dos actuais toureiros e dos Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, onde se incluíam também os Juvenis. Foi bonito de ver em praça três gerações de cavaleiros tauromáquicos montados em descendentes deste nobre cavalo que deu o nome à escola que naquele dia se apresentava, o “Malhinha”.
Vários quadros equestres se seguiram com um ambiente de som e luz próprios dos grande espectáculos , com destaques para o quadro Mística em Movimento protagonizado pelo cavaleiro Tiago Pamplona e pela bailarina Diana Barcelos, numa simbiose de movimentos de ares de escola entre esta e a montada e para o quadro Fogo e Luz, onde o fogo e o cavalo de João Carlos Pamplona se fundiram numa lide equestre.
Por fim o público teve a oportunidade de assistir à lide de um exemplar da ganadaria de Rego Botelho, sério e bem apresentado, pelos jovens cavaleiros Tiago e João Pamplona, o toiro da divisa azul e branca foi pegado pelo forcado da T.T.T. Leonardo Gonçalves, à terceira tentativa.
Em suma um serão bem passado na companhia de Música, Cavalos e Toiros.

Texto e fotografias de Duarte Bettencourt

Objectiva Taurina

Fotografia de Duarte Bettencourt

O capinha

setembro 16, 2007

Toiros na Tv

in Mundotoro.com

Hoje pelas 19 horas no canal Andalucia Tv (canal livre da televisão por satélite) irá para o ar o programa taurino Toiros para Todos da autoria do crítico taurino Enrique Romero, no mesmo canal poderá assistir também a um programa especial sobre a despedida do matador de toiros Jesulin de Ubrique intitulado Adios a un torero pelas 20 horas e 15 minutos.
Hoje no canal Tele Madrid Sat (canal livre da televisão por satélite) pelas 16 horas, também poderá assistir a uma corrida de toiros em directo , apartir de Albacete com os matadores El Fandi, Antón Cortés e Paúl Abadia Serranito que substitui Enrique Ponce.
Na RTP 2 pelas 18 horas vai para o ar o Programa Arte & Emoção, que tem como destaques as reportagens das corridas no Campo Pequeno, a especificidades do cartaz taurino, a fotografia taurina, uma visita à ganadaria Falé Filipe e recordará a pega de outros tempos.

Objectiva Taurina

Uma fotografia de Duarte Bettencourt

O pastor da corda

setembro 13, 2007

Olé e Farpas desta semana

setembro 10, 2007

1ª Grande Corrida Semanário Olé Alentejo


setembro 05, 2007

O dia da tolerância


por Rosa Silva (“Azoriana”)

Vou ao Terceira Taurina
Ver touradas de Setembro
E o meu olhar se afina
A umas que bem me lembro.

Noutro tempo era os Altares
Com toiros por estes dias,
Hoje não lhe vejo os ares
Mudei-me para outras vias.

Dia 10 com favorita
Desde o tempo de criança
Do “Pico” tudo se fita
Até onde a vista alcança.

A praça já muito antiga,
Que à Serreta atrai as gentes
Muito tem que se lhe diga
Se lá formos sorridentes.

A Filarmónica se apresta
Por entre o colorido vasto
A animar a melhor festa
Que ladeia o bravo pasto.

P’los olhos de aficionado
Que conheça a tradição
Sabe que aquele cerrado
Encantava a população.

A “canasta” era atracção
Que fazia o povo rir
O toiro dava o empurrão
Fazia o cesto cair.

O homem nada sofria
Por estar bem agarrado
E no fim quando saía
Parecia embriagado.

Ricos tempos, outras eras
Que gosto de recordar,
Hoje o feriado esperas
Será p’ra ir àquele lugar?!

Os amigos da alvorada
Correm cedo a freguesia
Depois tocam na tourada
Sempre com muita alegria.

Não sei que se vai passar
Na estreia das mordomas,
Se for como estou a pensar
Fazem falta tais redomas.

Haja muita animação,
E muito gosto na praça,
Pede-se uma gravação,
Para ver o que se passa.

setembro 04, 2007

Música, Cavalos & Toiros



No próximo dia 15 de Setembro, a Escola de Equitação “Quinta do Malhinha”, propriedade do conhecido cavaleiro tauromáquico terceirense João Carlos Pamplona, leva a efeito pelas 21 horas e 30 minutos na Praça de Toiros Ilha Terceira um espectáculo intitulado “Música, Cavalos & Toiros”. O mesmo consiste na apresentação de vários quadros em que é mostrado o trabalho desenvolvido pela Escola de Equitação “Quinta do Malhinha” ao longo do ano, também será feita uma homenagem à dinastia Pamplona e será mostrado toda a descendência do célebre cavalo que deu o nome à escola o “Malhinha”. O espectáculo conta com a presença do cantor e compositor terceirense Carlos Alberto Moniz, um grupo de sevilhanas, um fadista e do Grupo de Folclore do Posto Santo.
Este espectáculo está inserido no dia da freguesia do Posto Santo e tem entrada gratuita.