abril 26, 2008

""Festival Luís Fagundes" em Angra" por Pedro Correia

por Pedro Correia in Toureio

"No passado dia 24 de Abril a Praça de Toiros da Ilha Terceira recebeu o primeiro festival organizado pelo grupo dos Forcados Amadores do Ramo Grande. O festival intitulado de “Festival Luís Fagundes” teve início às 19h30 com meia casa forte.

No inicio da corrida fez-se um momento de silencio em homenagem ao falecido forcado dos amadores do Ramo Grande, Luís Fagundes.

Num festejo onde os toiros de todas as ganaderias causaram problemas, especialmente aos forcados, Gilberto Filipe andou correcto frente aos seus oponentes e teve uma passagem discreta pela Ilha Terceira.
O ginete terceirense Tiago Pamplona teve o melhor toiro do festival, um exemplar da Casa Agrícola José Albino Fernandes e esteve bem durante a lide dos seus oponentes.
Rui Lopes esteve como os seus colegas, bem e correcto frente aos toiros que lhe couberam em sorte.
Para finalizar o festival saiu à arena um novilho da ganaderia de Duarte Pires para ser lidado por João Pamplona. O jovem cavaleiro terceirense, esteve bem na brega e colocação da ferragem.
Os toiros das ganaderias Francisco Sousa, Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino, Ezequiel Rodrigues, João Gaspar e Duarte Pires tiveram apresentação quanto baste para o festival, mas foi nas pegas que se destacaram. Os animais complicaram o labor da rapaziada da forcadagem do Ramo Grande.

Para pegar o primeiro da noite, o cabo Filipe Pires saltou à arena para dar o exemplo mas saiu inconsciente da arena ao tentar consumar a pega à terceira tentativa. A substituir o cabo César Pires consumou a pega à quarta tentativa. O segundo toiro foi pegado por Manuel Pires com uma rija pega à terceira tentativa. André Parreira pegou à terceira tentativa. O melhor toiro da tarde viria modificar o seu comportamento para a pega, tendo Hugo Neves desmanchado por duas vezes a pega e consumou ao segundo intento. Bruno Anjos fechou-se bem à primeira tentativa. Nuno Pires concretizou a pega à segunda tentativa e Valter Silva pegou ao primeiro intento a ultima rês da noite.

O espectáculo foi dirigido por Carlos João Ávila e assessorado pelo Dr. Vielmino Ventura.
Pedro Correia"

0 comentários: