maio 15, 2008

O Magazine Tauromáquico acabou!


É com tristeza que afirmo que o programa mais antigo da RTP Açores acabou, o nosso Magazine Tauromáquico que nos mostrava a essência peculiar da nossa querida festa, acabou. Como é possível que se deixe acabar um programa televisivo que contava já com vinte e um anos de existência e que tantos aficionados ajudou a criar e que tão bem soube representar a aficion açoriana, principalmente a terceirense, no panorama taurino açoriano e não só?
A nova administração da RTP Açores encabeçada pelo jornalista Pedro Bicudo retirou aos responsáveis a realização do programa taurino açoriano, entregando-o a uma instituição taurina terceirense que o recusou posteriormente.
É certo que algumas coisas deveriam mudar para melhor na concepção e realização do mesmo, mas acabar com o programa?
Foi no já longínquo dia 17 de Maio de 1987 que foi para o ar o primeiro programa, e esperava-se a sua continuação esta temporada. Por ironia do destino (?) a RTP Açores lança exactamente vinte e um anos depois (a 17 de Maio) um novo programa taurino intitulado Festa Brava, da responsabilidade do jornalista Francisco Faria.
Tentei obter junto dos responsáveis da RTP Açores através dos contactos de correio electrónico disponíveis no site da RTP, uma resposta para a pergunta que se impunha. Porquê acabar com um programa que mostra os açores, como apregoa e bem o slogan da RTP Açores, e colocar outro no seu lugar, sem que os aficionados reconhecem em quem o faz o mínimo de aficion e de conhecimento Taurino (com todo o respeito) que se impõe a quem deve levar por diante tal tarefa?
Senhores aficionados, os que visitem o meu blog é claro, não acham que se deve fazer alguma coisa para impedir que isto aconteça? Eu sugiro que mandemos um email para a administração da RTP a exigir o retorno do Magazine Tauromáquico à grelha de programação da RTP Açores. Vamos a isso? Eu já fiz a minha parte.

Duarte Bettencourt

0 comentários: