junho 05, 2008

"Decisão judicial - Touradas só com bolinha"

in Expresso por Rui Gustavo

"Uma juíza do Tribunal Cível de Lisboa decidiu que a RTP só pode transmitir touradas depois das 22h30 e com bolinha vermelha no canto do ecrã. A Associação Animal bate palmas.

A 44ª corrida de touros RTP já está na história: pela primeira vez, o canal televisivo está obrigado a transmitir a tourada entre as 22h30 e as seis manhã e com um "identificativo visual apropriado" - a bolinha vermelha.
A transmissão em directo às 17h00 do próximo domingo, em Santarém, já está cancelada. Se não acatar a decisão, a RTP terá de pagar 15 mil euros de multa.
A decisão é da 12ª Vara Cível de Lisboa, que respondeu afirmativamente a uma providência cautelar interposta pela Associação Animal.
A juíza Maria João Matos considera provado que as crianças que assistam a touradas "sem qualquer restrição" podem vir a aceitar a violência sobre animais como algo natural. "Trata-se de um programa susceptível de influir de modo negativo na personalidade das crianças e adolescentes", diz a sentença.
O Expresso contactou José Fragoso, director de programas da RTP, e Ana Gaivotas, do gabinete de comunicação, mas nenhum esteve disponível para comentar a decisão do tribunal."

0 comentários: