junho 17, 2008

Feira de São João 1ª Corrida


A Feira de São João aproxima-se a passos largos, a primeira de quatro corridas realiza-se sábado 21 de Junho com inicio marcado para as 18 horas e 30 minutos. Do cartel fazem parte os jovens cavaleiros João Moura Jr., João Telles Jr. e Rui Lopes, o matador de toiros Javier Valverde, os sete toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes e os Amadores da Tertúlia Tauromáquica Teceirense em ano de comemoração dos seus 35 anos de história.
Os Amadores da Tertúlia Tauromáquica Teceirense capitaneados por Adalberto Belerique, foram fundados a 24 de Junho do ano de 1973, sendo então orientados pelo cabo João Hermínio que foi posteriormente substituído por António Baldaya. Sábado enfrentam toiros da divisa vermelha e verde da Casa Agrícola José Albino Fernandes que se encontram com trapio e bonitos de hechuras. Para lidar estes cinco bravos, está em primeira instancia o cavaleiro João Moura filho, cavaleiro jovem mas com provas dadas, capaz do toureio frontal alternado com toureio de costado tão do agrado da aficion menos entendida, portador do chamado novo toureio, o cavaleiro de Monforte deixou cartel o ano transacto e como boa feira que é a Feira de São João, será repetido. Repetido também será o jovem cavaleiro da Torrinha, João Telles filho, triunfador máximo da feira de 2007, possuidor de um dom nato de contacto com as bancadas, João consegue galvanizar o publico como o seu toureio variado e populista, alternando com boa brega e preparação da sorte indo de frente para os toiros como símbolo do toureio praticado em sua casa.
Para surpresa de alguns e menos de outros surge no cartel o jovem terceirense Rui Lopes. Depois dos triunfos alcançados em São Jorge e das boas prestações na sua praça, o jovem alcançou com trabalho e humildade o lugar que lhe foi oferecido na maior feira taurina açoriana.
Javier Valverde, toureiro de ganadarias duras, vem à Terceira recuperado que está da grave colhida sofrida em Estepona, província de Málaga, por um toiro da lendária e terrorífica ganadaria de Miura. Nascido em Salamanca o toureiro de 30 anos apresentar-se-á na Praça de Toiros Ilha Terceira com ganas de triunfo.
Os ingredientes estão lançados espero que o resultado final seja tão bom como estes.
Vamos aos toiros!

Classificação do Escalafon

Cavaleiros
8º João Moura filho – 16 corridas – 24 orelhas – 1 rabo – 32 reses lidadas
23º João Telles filho – 6 corridas – 6 orelhas – 12 reses lidadas
- Rui Lopes – 1 corrida – 2 reses lidadas

Matadores
30º Javier Valverde – 9 corridas – 7 orelhas - 17 reses lidadas

Duarte Bettencourt

Fonte: MundoToro

0 comentários: