julho 21, 2008

Rui Lopes triunfa no 1º Festival do Porto Judeu

A freguesia do Porto Judeu engalanou-se para receber o 1º Festival Taurino incluído no programa das suas festas anuais. Nele fizeram parte os cavaleiros Rui Lopes, Alda Maria e Felipe Ferreira assim como os forcados amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande, os toiros estes pertenciam à ganadaria de Rego Botelho.

Às dezoito horas abriram-se as portas da desmontável montada par o efeito junto ao pavilhão multiusos daquela freguesia piscatória, acudiram às suas bancadas cerca de um milhar de aficionados.

O cavaleiro praticante local Rui Lopes mostrou-se desembaraçado, toureiro, com bons pormenores de brega e com boa colocação da ferragem, obteve ovações fortes, arrecadando o prémio em disputa para melhor lide da tarde. No segundo do seu lote andou algo irregular na cravagem da ferragem, contudo conseguiu uma lide agradável.

A cavaleira amadora Alda Maria no seu primeiro toiro usou e abusou da velocidade da sua montada, conseguindo mesmo assim um bom primeiro tércio, andou regular com os curtos mostrou ganas, obtendo uma passagem positiva pela arena do Porto Judeu, já no seu segundo, o toiro mais difícil do festival, que esperava adiantando-se no momento da reunião, dificultando com isso o labor da cavaleira amadora.

Felipe Ferreira pouco adiantou ao desenrolar do festival. Toureiro de poucos conhecimentos técnicos e fracos recursos, andou vulgar, com reuniões atravessadas e com colocação da ferragem a cilhas passadas quando não a garupa passada.

Na forcadagem pegaram pelos amadores da T.T.T. Jorge Santos, à primeira, vencedor do troféu em disputa para a melhor pega da tarde, Olger Melo dobrado por José Vicente à terceira tentativa e Tomás Ortins à segunda tentativa, pelos Amadores do Ramo Grande foram caras Hugo Rico, à segunda tentativa, André Parreira e Francisco Toste à primeira tentativa.

Os toiros da divisa azul e branca da ganadaria de Rego Botelho cumpriram no geral destacando-se pela sua nobreza o toiro número 75, toureado em quarto lugar pelo cavaleiro Rui Lopes.

Duarte Bettencourt

0 comentários: