dezembro 07, 2008

NA FORJA - Feira digna das Bodas de Prata da Praça Ilha Terceira

por Mário Aguiar Rodrigues in aUnião
Era de esperar formato e conteúdo especiais para a Feira de São João 2009.
Assim vai ser, alargada, digna, majestosa, a Feira comemorativa dos 25 anos da Praça de Toiros Ilha Terceira.
É apontado um certame de cinco espectáculos, de primeira água, a serem protagonizados por figuras de proa do Toureio a Cavalo e do Toureio a Pé.
A única novidade até agora passível de ser dada como certa é que o figurino da Feira está desenhado, os contactos com os toureiros que lhe darão forma já foram estabelecidos, sem falhar nenhum.
A Comissão liderada por José do Couto, aconselhada e apoiada pela experiente colaboração de Rui Bento, esteve no terreno, procurou casas e empresas taurinas de apoderamento, explicou objectivos, apresentou propostas, as possíveis e credíveis, encontrando-se neste momento numa atitude de expectativa quanto às decisões dos artistas ou suas contra-propostas.
Se tudo correr como deixaram perceber os primeiros contactos, a Feira de São João 2009 celebrará, com pompa e circunstância, as Bodas de Prata da inauguração da Praça de Toiros Ilha Terceira.
Não é difícil de perceber que alguns dos participantes na inauguração ( Joaquim Bastinhas e João Carlos Pamplona), em Junho de 1984, possam vir a pisar a arena mais que não seja para apresentação de gerações de toureiros que, aos 50 anos da Monumental da Terceira, farão igual passeio para celebrar, então, a data em questão.
Sobre o Toureio a Cavalo, as hipotéticas contratações podem ser quase adivinhadas (!) face aos desejos dos organizadores da Feira mas, quanto ao Toureio a Pé, as coisas fiam mais fino pois a excelência dos Matadores de Toiros das edições mais recentes transportam as expectativas e os desígnios das celebrações das Bodas de Prata para patamares elevadíssimos, quase inacessíveis, à categoria da Praça e, sobretudo, aos espartilhos dos orçamentos em tempo de crise económica e financeira. No entanto, se as negociações agradarem às partes envolvidas, o mês de Junho de 2009 não mais será esquecido por quem da Festa dos Toiros e da Tauromaquia colhe paixão e sublime satisfação.
Embora sem confirmação, pode apontar-se para finais da primeira quinzena de Janeiro próximo a divulgação oficial da composição dos carteis da Feira de São João de 2009, uma feira grandiosa.A grande maioria dos toureiros chega de fora, como é lógico e compreensível, mas as reses para os cinco (?) espectáculos apresentam ferros e divisas terceirenses.
Para além do aparato do programa dos festejos de praça, toda a restante envolvente taurina das Sanjoaninas apresenta aspectos de inovação.

0 comentários: