Feira de São João começa amanhã

A Feira de São João deste ano tem o seu inicio, amanhã dia 21 de Junho, com uma Corrida Concurso de Ganadarias...

Triunfo de Tiago Pamplona e Sérgio Aguilar no Festival de Beneficência

Há já algum tempo que não tinha o prazer de tomar notas numa corrida de toiros...

Comunicado - Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande - Feira de São João 2015

"O Grupo de Forcados de Amadores do Ramo Grande anuncia que não pegará no Concurso de Ganadarias da Feira de São João 2015 "

fevereiro 29, 2008

José Tomas em Castellón

“El Cid” indulta um toiro em Écija

“Preparado ha demostrado estar El Cid para lo que le viene encima esta temporada. En Écija ha demostrado que a la mínima que un toro le embiste y le pone a prueba, es capaz de estar a la altura del más bravo entre los bravos.”
É assim que inicia o seu artigo Fidel Arroyo articulista do portal taurino Burladero.com sobre a corrida de toiros realizada em Écija província de Sevilha, onde o matador Manuel Jesus “El Cid” indultou um toiro da ganadaria de Juan Pedro Domecq.
Bom prenuncio para o inicio de temporada do matador sevilhano, que este ano voltará a pisar a arena da Praça de Toiros Ilha Terceira.

Resultado artístico do festejo:

Écija (Sevilla). Quinta 28 de Fevereiro.

Corrida do Dia da Andaluzia.

¾ de Entrada

Toiros de Juan Pedro Domecq.

El Cid, orelha e dois orelhas e rabo simbólicos.
Alejandro Talavante, silêncio com aviso e silêncio.
Cayetano, orelha e silêncio.

Fotografia de Fidel Arroyo in Burladero.com
Fonte: Burladero.com

Perera sublime

Assisti ontem em directo à corrida de toiros realizada na Praça de Toiros de Torremolinos, transmitida pelo canal por satélite Andalucia Tv no celebrado dia da Andaluzia. Correram-se toiros da ganadaria de Juan Pedro Domecq, manejáveis e de boa apresentação, destacando-se o lidado em quinto lugar pelo matador “El Fandi”. O triunfador foi o jovem Miguel Ángel Perera com o corte de três orelhas, as suas lides foram impregnadas de temple e de uma quietude impressionante, pincelando a arena de arte e sentimento, será sem sombra de dúvida um toureio a acompanhar na presente época. Com duas orelhas saiu também a ombros David Fandilla “El Fandi”, montou cátedra com o capote com quites variados de excelente execução técnica, com as bandarilhas deu um autentico recital empolgando as bancadas, na muleta alguns pormenores de técnica e mando, esteve irregular a matar cortando apenas um apêndice a cada toiro lidado. Esforçado esteve Javier Conde com o pior lote da corrida recebendo ovação no primeiro sendo silenciado no segundo.
Concisos, com uma grande dose de emoção estiveram superiores os comentadores de serviço Enrique Romero e Francisco Ruiz Miguel. Assim até dá gosto assistir a corridas pela televisão.

Duarte Bettencourt
Fotografia de Joaquim Bueno in Mundotoro

fevereiro 28, 2008

Toiros de São Marcos na Ilha Terceira

Chegaram ontem às pastagens da ganadaria de Rego Botelho sito à Caldeira Guilherme Moniz, os toiros da divisa branca de São Marcos que irão se apresentar no Concurso de Ganadarias da Feira de São João 2008, agendada para o dia 28 de Junho.
Relembre-se que este ano foi incluída uma ganadaria continental no concurso junto com as ganadarias locais de Rego Botelho e Casa Agrícola José Albino Fernandes. Este ano o concurso apresenta-se em diferentes moldes, cada ganadaria a concurso apresenta dois toiros, um lidado a pé por “El Cid” e outro a cavalo por João Salgueiro, sendo as pegas executadas pelos amadores do Ramo Grande.
Deixo-vos aqui alguns dados da Ganadaria.

A Ganadaria de São Marcos foi formada em 1983, através da aquisição de todo o efectivo de Marquês de Rio Maior, proveniente de Soler e Pinto Barreiros com sementais de Silva e, posteriormente, de Coimbra. Adoptando um novo ferro, o actual proprietário mantêm aquele encaste, tendo apenas introduzido um semental de João Moura no ano de 1985, eliminando de seguida.


Sinal das Orelhas: Esquerda e direita rasgadas
Divisa: Branca
Antiguidade: 7 de Julho de 1984
Proprietário: Sociedade Agrícola da Perescuma, S.A.
Representante: Engº Francisco Lobo de Vasconcellos
Exploração Solar do efectivo: Herdade do Bonical
Freguesia de S. Marcos do Campo
Concelho de Reguengos
Maioral: Francisco Barradas
Procedência: Marquês de Rio Maior
Encaste actual: Parladé


Joselito Adame confirma alternativa em Madrid


O apoderado do diestro Joselito Adame acaba de fechar contrato com a empresa de Las Ventas, para que o jovem mexicano confirme a sua alternativa no próximo dia 20 de Maio junto aos matadores Enrique Ponce e Sebastian Castella, padrinho e testemunha respectivamente, nesta tarde lidar-se-á toiros da ganadaria de Alcurrucén.
Joselito irá assim tornar-se num dos toureiros mexicanos mais jovens a confirmar a sua alternativa na praça mais importante do mundo taurino.

Fonte: Burladero.com
Fotografia : Burladero.com D.R.

Novo site de fotografia taurina


Foi lançado pelo fotografo Pedro Correia um novo site de fotografia taurina, o mesmo trás o nome sugestivo de Taurofotografia. Lá poderá encontrar desde “Pormenores da Festa” até à nossa “Tauromaquia Popular”, em fotos de grande nível. Não perca, visite.

Cartoon

Farpas de 28 de Fevereiro

fevereiro 27, 2008

Corrida em Directo no Canal Andalucia TV


O canal por satélite Andalucia Tv transmite em directo, amanhã dia 28 de Fevereiro pelas 15 horas e 50 minutos, uma corrida de toiros na Praça de Toiros de Torremolinos. O cartel será composto por Javier Conde, David Fandila "El Fandi" e Miguel Ángel Perera, que lidarão toiros da ganadaria de Torrehandilla.
Os comentários da corrida serão da responsabilidade do critico Henrique Romero e do matador de toiros Francisco Ruiz Miguel.

Rui Salvador na Feira Taurina de Velas

Segundo informação do crítico Mário Rodrigues no seu artigo hoje publicado no jornal diário “aUnião”, o cavaleiro de Tomar Rui Salvador apresentar-se-á este ano aos aficionados jorgenses nas duas corridas que integram a Feira Taurina de Velas, as mesmas estão agendadas para os dias 4 e 5 de Julho incluídas na Semana Cultural. Segundo a mesma fonte o cavaleiro terceirense Tiago Pamplona e o matador Luis Vital “Procuna” também se encontram confirmados nos carteis jorgenses.
Os toiros para cavalo serão do ganadero local Álvaro Amarante e os lidados a pé virão de uma ganadaria continental. Fica então por saber qual será o segundo matador e os grupos de forcados presentes na Praça de Toiros de São Jorge.

Novo site do matador Juan Bautista


O matador Juan Bautista, que se apresenta entre nós na Feira de São João deste ano, estreou o seu novo site na web. O mesmo comporta uma imagem sóbria, mostrando-se funcional e de fácil acesso, do seu vasto conteúdo poderá o cibernauta visitante conhecer melhor o toureio francês e a sua trajectória taurina, poderá também visualizar uma vasta galeria de fotografias assim como alguns vídeos de faenas protagonizadas pelo matador natural de Arles. Visite e virá que valerá a pena.

Olé de 27 de Fevereiro

Reportagem fotográfica - Toiros de linha Jandilha de David Ribeiro Telles

Fotografia de Zé da Quinta

O site taurino Tauromania trouxe às suas páginas web, uma bonita reportagem fotográfica da responsabilidade do fotografo Zé da Quinta, dos toiros de linha Jandilha da ganadaria de David Ribeiro Telles. Este ano ganadaria situada na Herdade da Murteira, concelho de Arraiolos, lidará um curro de toiros desta procedência na Praça de Toiros Ilha Terceira na II Corrida do Emigrante. Relembre-se que o cartel é constituído por António Telles, Rui Salvador e António de Almeida, num concurso de pegas estarão os forcados do Aposento da Chamusca de Tiago Prestes, os da Tertúlia Tauromáquica Terceirense de Adalberto Belerique e os do Ramo Grande de Filipe Pires, uma corrida a não perder a 25 de Julho na Praça de Toiros Ilha Terceira.

Novo Burladero de Fevereiro

As páginas da Revista NB trazem este mês muitos artigos de interesse, dos quais destaco as seguintes rubricas, “Histórias da Tauromaquia” de José Henriques, “Cavalos Toureiros”, “Da Barreira” de Carlos Martins e “Coudelarias Toureiras” de Luís Esteves.
A fotografia de capa como sempre sugestiva do fotografo Arjona, trás como títulos “Coudelarias Toureiras – Rio Frio” e “XII Orelha de Oiro – Espartinas 9 de Março”.
Não perca a edição nº232 da Novo Burladero.

fevereiro 21, 2008

João Pamplona tira prova de praticante na Feira da Graciosa


O cartel da Feira da Graciosa 2008 já está concluído, dele fazem parte os nomes de Joaquim Bastinhas, Tiago Pamplona, Marcos Tenório “Bastinhas”, Rui Lopes e João Pamplona que tira a sua prova de cavaleiro praticante na segunda corrida da feira graciosense. Os forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e os de Turlock compõem os carteis. Os toiros pertencem às ganadarias de Oliveira Irmãos, Brito Paes, Rego Botelho e Eng. Jorge de Carvalho. A novidade deste ano da Feira Taurina da Ilha Graciosa será um concurso de ganadarias que abrangerá as duas corridas da feira, serão também atribuídos os prémios para a melhor lide e para a melhor pega da feira.
Os carteis ficam então assim constituídos

1ª Corrida

Cavaleiros
Joaquim Bastinhas
Marcos Tenório “Bastinhas”
Rui Lopes

Forcados
Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense
Amadores de Turlock

Toiros
Brito Paes
Rego Botelho
Jorge Carvalho


2ª Corrida

Cavaleiros
Joaquim Bastinhas
Tiago Pamplona
Marcos Tenório “Bastinhas”
João Pamplona

Forcados
Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense
Amadores de Turlock

Toiros
Oliveiras e Irmãos
Brito Paes
Rego Botelho

Semanários Taurinos Farpas e Olé desta semana

fevereiro 17, 2008

Novo video de Fernando Pereira

Um novo video, do meu amigo e colaborador Fernando Pereira, da corrida da Praia 2007, já se encontra on-line no canal tv do Terceira Taurina no You Tube.
Visite vale a pena assistir.
Duarte Bettencourt


fevereiro 04, 2008

Ontem foi dia de Tourada dos Estudantes

Os alunos do Liceu de Angra saíram ontem à artéria principal da cidade património mundial com o seu Espalhafatoso Cortejo. Da crise financeira do maior clube desportivo de Angra à nova lei do tabaco, da rainha das festas Sanjoaninas ao “Não sei mais do que um miúdo de 10 anos”, tudo serviu para mostrar a crítica social e a irreverência própria da juventude e como lá diz o ditado, no Carnaval ninguém leva a mal.
Rumo à praça de Toiros Ilha Terceira a Tourada dos Estudantes tomou forma iniciando-se com um atraso de cerca de vinte minutos. O público encheu cerca de meia casa, numa tarde fria de Inverno onde o sol mostrou ares da sua graça.
No inicio da corrida foi prestada uma justa homenagem ao ganadeiro da tourada, Humberto Filipe pelos 15 anos de cedência de gado para a contenda estudantil, foi também prestada homenagem aos cabos do Grupo Juvenil da Tertúlia Tauromáquica Terceirense pelos 20 anos da sua formação. Foram cabos Américo Cunha, António Ortins, Luís Vieira “Cavaco”, José Luís, Marco Sousa, Jorge Ortins e Leonardo Gonçalves.
Depois das cortesias saiu à praça o jovem amador João Pamplona para lidar o novilho número 131, que saiu manso a meter-se por dentro encurtando a viagem, dificultando o labor do jovem terceirense, a ferragem descaída e contrária, com alguns toques nas montadas não trouxeram ao cavaleiro da Quinta do Malhinha o brilho de outras tardes. Saltou à arena para brindar ao antigo cabo do grupo juvenil Jorge Ortins, o jovem Luís Leandro que após duas tentativas foi dobrado por Tomás Dentinho que consumou a pega ao quarto intento. O segundo novilho com o número 136, lidado por João Pamplona prestou-se mais á lide embora no final tenha acusado mansidão e falta de força, o jovem cavaleiro obteve uma melhor lide, baseada em sortes à tira e com melhor colocação da ferragem. Para a pega saltou Pedro Santos, que não se fechando com ortodoxia consumou a pega ao primeiro intento.
No final o Grupo Infantil da T. T. T. pegou um novilha por intermédio de Bernardo Dentinho, numa perfeita execução da sorte fechando-se com garra e correcção na pega da tarde.
A malta estudantil abrilhantou com saltos, quedas e algumas colhidas as restantes reses do festival. Notou-se uma certa descoordenação quer no controle de alguns alunos alcoolicamente bem dispostos, quer nas construções que este ano foram em número reduzido no interior da arena.


Duarte Bettencourt (texto e fotografias)


Tourada dos Estudantes 2008

fevereiro 03, 2008

"Próxima edição da Equitação em fase de impressão"


por Eduardo Carvalho in Equitação

"O próximo número da revista Equitação encontra-se já em trabalhos gráficos pelo que muito em breve estará disponível nas bancas.
O tema de capa é, Boaventura Freire, que obteve na Taça do Mundo de Dressage, disputada na Alemanha, uma brilhante medalha de bronze.
Em matérias de grandes entrevistas, no interior em destaque vai estar aquela que é a primeira entrevista concedida pelo Eng.º Manuel Campilho na qualidade de Presidente da Direcção da APSL. O Médico-Veterinário, equitador e autor do polémico livro "Tug of War", o Dr. Gerd Heuschmann é o entrevistado desta edição de Bruno Caseirão preenchendo assim a rubrica Arte da Equitação.
Para além de outras reportagens a coudelarias, turismo equestre e a mais recente competição, estará em foco um trabalho alargado sobre a Apassionata - Four Seasons que a nossa revista assistiu em Copenhaga, na Dinamarca. Jaime Almeida Ribeiro traz-nos no "Figuras" uma entrevista com aquela que vai ser a apresentadora desse grandioso espectáculo,a não perder nos dias 28 e 29 de Março no Campo Pequeno em Lisboa."