Feira de São João começa amanhã

A Feira de São João deste ano tem o seu inicio, amanhã dia 21 de Junho, com uma Corrida Concurso de Ganadarias...

Triunfo de Tiago Pamplona e Sérgio Aguilar no Festival de Beneficência

Há já algum tempo que não tinha o prazer de tomar notas numa corrida de toiros...

Comunicado - Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande - Feira de São João 2015

"O Grupo de Forcados de Amadores do Ramo Grande anuncia que não pegará no Concurso de Ganadarias da Feira de São João 2015 "

abril 30, 2008

Corrida em Directo desde Las Ventas

No próximo dia 2 de Maio pelas 16h30m os canais Telemadrid Sat, TVVi e Andalucia Tv emitem em directo desde a Monumental de Las Ventas, a um festejo taurino. Lidam-se reses de Valdefresno e Fraile Mazas para José Ignacio Uceda Leal, Manuel Jesús Cid "El Cid" e Sebastián Castella.

Farpas de 30 de Abril

"Fieros" novo blog de Samuel Fagundes


Surge na Ilha Terceira mais um blog dedicado à tauromaquia. O seu autor, Samuel Fagundes, criou Fieros com o intuito de substuir o seu antigo blog Toiros Terceira. Visite pois vale a pena continuar a acompanhar a carreira deste jovem fotografo terceirense.

"Piel de Toro" - 11º Episódio

abril 29, 2008

Curros 2008 - Ganadaria de Santa Maria

Apartir de hoje o Terceira Taurina trará até vós as fotografias, dos curros para a Feira de São João 2008, da autoria do fotografo profissional Gabriel Alves Vieira.
Hoje deixo-vos as imagens dos toiros da Ganadaria de Santa Maria a lidar no Concurso de Ganadarias no dia 28 de Junho.

Ganadaria de Santa Maria

Sinal das Orelhas: Esquerda rasgada e direita sem sinal
Divisa: Azul Celeste e Branca
Antiguidade: 7 de Setembro de 1986
Proprietário: Sociedade Agrícola Monte Senhora do Carmo, S.A
Representante: Engº Francisco Lobo de Vasconcellos
Solar do efectivo: Herdade do Zambujal do Conde
Freguesia de Nossa Senhora da Tourega
Concelho de Évora
Maioral: Francisco Monteiro
Procedência: Francisco Goes du Bocage
Encaste actual: Murube - Urquijo e Parladé

Curros 2008 - Ganadaria de Santa Maria

abril 26, 2008

Programação TV - Andalucia TV

27 de Abril - Domingo
15h15m - Toros para Todos
16h25m - Novillada desde a praça de toiros Real Maestranza de Sevilla.
Toiros de Salvador Guardiola, para os novilheiros Agustín de Espartinas, Fernando del Toro e Abel Valls.

Toiros hoje na TV Aragón

16h00m - Toiros desde Zaragoza
Concurso de Ganadarias
Concha y Sierra
Palha
Prieto de la Cal
Celestino Quadri
Adolfo Martin
Fuente Ymbro
Matadores
Luis Miguel Encabo
Jesús Millán
Serafin Martin

"Piel de Toro" - 10º Episódio

"Piel de Toro" - 9º Episódio

""Festival Luís Fagundes" em Angra" por Pedro Correia

por Pedro Correia in Toureio

"No passado dia 24 de Abril a Praça de Toiros da Ilha Terceira recebeu o primeiro festival organizado pelo grupo dos Forcados Amadores do Ramo Grande. O festival intitulado de “Festival Luís Fagundes” teve início às 19h30 com meia casa forte.

No inicio da corrida fez-se um momento de silencio em homenagem ao falecido forcado dos amadores do Ramo Grande, Luís Fagundes.

Num festejo onde os toiros de todas as ganaderias causaram problemas, especialmente aos forcados, Gilberto Filipe andou correcto frente aos seus oponentes e teve uma passagem discreta pela Ilha Terceira.
O ginete terceirense Tiago Pamplona teve o melhor toiro do festival, um exemplar da Casa Agrícola José Albino Fernandes e esteve bem durante a lide dos seus oponentes.
Rui Lopes esteve como os seus colegas, bem e correcto frente aos toiros que lhe couberam em sorte.
Para finalizar o festival saiu à arena um novilho da ganaderia de Duarte Pires para ser lidado por João Pamplona. O jovem cavaleiro terceirense, esteve bem na brega e colocação da ferragem.
Os toiros das ganaderias Francisco Sousa, Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino, Ezequiel Rodrigues, João Gaspar e Duarte Pires tiveram apresentação quanto baste para o festival, mas foi nas pegas que se destacaram. Os animais complicaram o labor da rapaziada da forcadagem do Ramo Grande.

Para pegar o primeiro da noite, o cabo Filipe Pires saltou à arena para dar o exemplo mas saiu inconsciente da arena ao tentar consumar a pega à terceira tentativa. A substituir o cabo César Pires consumou a pega à quarta tentativa. O segundo toiro foi pegado por Manuel Pires com uma rija pega à terceira tentativa. André Parreira pegou à terceira tentativa. O melhor toiro da tarde viria modificar o seu comportamento para a pega, tendo Hugo Neves desmanchado por duas vezes a pega e consumou ao segundo intento. Bruno Anjos fechou-se bem à primeira tentativa. Nuno Pires concretizou a pega à segunda tentativa e Valter Silva pegou ao primeiro intento a ultima rês da noite.

O espectáculo foi dirigido por Carlos João Ávila e assessorado pelo Dr. Vielmino Ventura.
Pedro Correia"

"Festival Luis Fagundes" por Bruno Bettencourt

por Bruno Bettencourt in Rabo Torto
"O “Festival Luís Fagundes” organizado pelo Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande (GFARG) inaugurou a temporada taurina nos Açores, ontem dia 24 de Abril, evento testemunhado pelos ¾ de assistência, registados nas bancadas da Monumental “Ilha Terceira”. Em cartaz estavam os cavaleiros Gilberto Filipe, Tiago Pamplona, Rui Lopes (praticante) e o amador João Pamplona (filho), para as lides de produtos das ganadarias terceirenses de Rego Botelho (RB), Casa Agrícola José Albino Fernandes (JAF), Ezequiel Rodrigues (ER), João Cardoso Gaspar (JG), Francisco Sousa (FS) e Duarte Pires (DP). Pegas a cargo do grupo organizador.
O relógio assinalou 19h30 e fez-se ouvir o toque de clarim para o início das cortesias que foram antecedidas de um momento de silêncio durante o qual o GFARG prestou sentida homenagem a Luís Fagundes, falecido elemento do grupo.
Gilberto Filipe lidou o primeiro da ordem, nº 70 JG, com entendimento. Diante de um oponente distraído e de investida pouco clara, procurou andar ligado com o toiro. Após algumas passagens em falso na cravagem dos compridos, trocou para a égua “Lentilha” com a qual cravou 4 bons ferros curtos numa lide, que apesar das dificuldades impostas pela rês de ferro JG, foi regular. O segundo do seu lote trazia o nº212 no costado e vinha das pastagens de JAF, o melhor da noite. Apesar de não mostrar sinais claros de bravura proporcionou um muito bom jogo na arena, mantendo o ritmo de investida até ao fim da lide. O de Alcochete suplantou a sua primeira saída à arena, andando com o toiro e conseguindo chegar às bancadas com a cravagem dos ferros curtos. Destaque para o seu 3º ferro em que consente a investida e crava ao estribo.
O nº83 de DP, 2º da noite, saiu da porta dos chiqueiros para ser lidado por Tiago Pamplona. O cavaleiro iniciou a lide com dois ferros compridos algo traseiros, mercê da investida pouco franca do toiro. Na segunda parte da lide, o marialva mostrou entendimento perante este adversário que veio de menos a mais durante a função. Completou uma boa faena com 3 boas cravagens. Para o cavaleiro da Quinta do Malhinha estava reservado ainda o 5º da noite, nº74 RB. O toiro que se mostrou voluntarioso a princípio, foi perdendo qualidades ao longo da lide. Pamplona mexeu com o animal, entendeu-se com a montada e construiu uma boa prestação que palmo a palmo foi arrancando aquilo que de bom havia no hastado. Destaque para o bom ferro, de alto a baixo, ao estribo com que encerrou a lide.
O praticante Rui Lopes lidou o exemplar nº42 de FS, gravito e desprovido de nobreza. Lopes não entendeu bem o opositor e permitiu repetidos toques na montada. Tentou pôr em prática uma forma de lidar claramente influenciada pelos ensinamentos que tem adquirido no seio da família Moura, mas que não se adequou a este toiro que, embora saindo das sortes sem se fixar, mostrou-se intempestivo na investida. Ficam os 4 ferros curtos bem cravados. No seu segundo toiro, ER nº 210, Rui Lopes esteve diferente. Mais pragmático e sereno, aproveitou as boas condições do produto da divisa verde e branca para desenhar uma lide mais pensada em que se observaram bons momentos de toureio. O toiro, que viria a diminuir andamento de forma clara, viu-se enfeitado com um 4º ferro curto de bom nível.
Para o final da noite estava reservada a lide que mais agitou os sectores do redondel angrense. João Pamplona (filho) recebeu o novilho nº88 de DP com a garra toureira que lhe é característica. Perante um adversário que procurava tábuas na primeira parte da lide, o benjamim da família Pamplona procurou-o e plantou bravura onde ela não existia. Após dois ferros curtos de grande nível, voltou a trocar de montada para encerrar com mais uma dupla de ferros muito bem postos. Com uma lide alegre e ritmada, agarrou definitivamente a maior ovação da noite. Um bom ensaio para a prova de praticante que se avizinha.
Tarefa difícil teve o GFARG. Frente a oponentes de investida pouco clara, muitas foram as tentativas necessárias e os percalços. O primeiro a saltar à arena foi o cabo Filipe Pires que após 3 tentativas viria a sair de maca. Para o dobrar esteve César Pires, que numa pega mais sesgada se fechou à barbela de forma poderosa. Manuel Pires fechou-se à 3ª tentativa na cara do segundo da noite. Frente a um toiro que ensarilhava fortemente, fechou-se à barbela e aí se manteve apesar de ter sido levado para fora do grupo. Destaque aqui, igualmente, para o eficiente trabalho prestado pelo 1º ajuda. André Parreira pegou o primeiro toiro, do lote de Rui Lopes, fechando-se com valentia à 3ª. Hugo Neves fechou-se bem à 2ª tentativa. Bruno Anjos quebrou o enguiço da noite e pegou à 1ª o exemplar de RB fechando-se à córnea com alguma dificuldade. Na cara do 6º da noite esteve Nuno Pires que realizou uma boa pega à 2º tentativa. A fechar, Valter Silva realizou uma grande pega à barbela.
Comentário final para a boa apresentação da generalidade dos animais. No entanto, apesar de algumas ganadarias presentes apenas se apresentarem em praça por ocasião deste género de festivais, fica a nota negativa para o défice de nobreza e bravura presenciados, notando-se claramente quais os efectivos mais trabalhados. Ficou demonstrado que os conceitos de bravura são diferentes e que as características necessárias para a Tourada à Corda não são as mesmas para uma Corrida/Festival.
Nota ainda para a violenta colhida do bandarilheiro Rogério Silva, da quadrilha de Tiago Pamplona, aquando da recolha do exemplar nº83 DP.A dirigir, sem dificuldades, esteve Carlos João Ávila assessorado pelo Dr. Vielmino Ventura.
Bruno Bettencourt"

abril 23, 2008

Olé! e Farpas de hoje

"Piel de Toro" - 8º Episódio

abril 22, 2008

Programação TV para este fim-de-semana

26 de Abril - Sábado

RTP 2 - Arte & Emoção - 18h30m

27 de Abril - Domingo

Andalucia Tv - Toros para Todos - 18h00m

28 de Abril - Segunda-feira

TVE Internacional - Tendido Cero -00h30m

Televisão Valênciana Internacional - Espaí Tauri - 20h45m

Horas dos Açores

Corrida de "Rejones" amanhã em directo na Aragón TV


23 de Abril
16:00 CORRIDA DE REJONES
Desde de La Misericordia (Zaragoza), toiros da
ganadaria portuguesa de Passanha para os rejoneadores Fermín
Bohórquez
, Diego Ventura e Leonardo Hernández.

abril 20, 2008

42 Touradas à Corda no Mês de Maio

Dia 1 de Maio
Cabouco- Fontinhas - Toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes e João Ávila

Fonte - Ribeirinha - Toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes

Dia 3 de Maio
Caminho de Cima - Lages - Toiros de Humberto Filipe

Canada de Belém - Toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes

Dia 5 de Maio
Pico da Urze - São Pedro - Toiros de Humberto Filipe

Dia 10 de Maio
Aza Branca /Casa da Ribeira - Santa Cruz - Toiros de Fernando Bettencourt

Largo da Igreja - São Mateus - Toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes

Junto à Santa Casa Misericórdia - Conceição - Toiros de Eliseu Gomes

Dia 12 de Maio
Terreiro - São Mateus - Vacas da Casa Agrícola José Albino Fernandes

Terreiro - Terra-Chã - Toiros de Eliseu Gomes

Altares - Toiros de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues

Santa Luzia -Santa Cruz - Toiros de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues

Dia 13 de Maio
São Luis - São Bento - Toiros de Manuel João Rocha

Dia 14 de Maio
Terreiro - São Mateus - Toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes

Dia 16 de Maio
Rua do Rossio - Santa Cruz - Bezerros de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues

Dia 17 de Maio
Rua do Rossio - Santa Cruz - Toiros de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues

Outeiro - Conceição - Toiros de Eliseu Gomes

Caminho Velho/Santo Amaro - Ribeirinha - Toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes

Dia 18 de Maio
Rua do Conde - Santa Luzia - Toiros de Humberto Filipe

Dia 19 de Maio
S.João de Deus - Conceição - Toiros de Eliseu Gomes

Raminho - Toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes

Dia 20 de Maio
São Luís - São Bento - Toiros de Daniel Nogueira

Fonte - Vila S.Sebastião - Toiros de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues

Terra Alta - São Mateus - Toiros de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues e Francisco Gabriel

Dia 21 de Maio
Terreiro - São Mateus - Toiros de Humberto Filipe

Rua da Igreja - Ribeirinha - Toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes e João Cardoso Gaspar

Dia 22 de Maio
Terreiro - Porto Judeu - Toiros de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues e João Cardoso Gaspar

Cantinho - São Mateus - Toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes

Santo Amaro - Ribeirinha - Toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes

Rua Padre Lino Fagundes - Lages - Toiros de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues

Dia 24 de Maio
Terreiro do Paço - Ribeirinha - Toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes

Terra do Pão - São Mateus - Toiros de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues e Francisco Gabriel

Cinco Ribeiras - Toiros de Humberto Filipe

Pereira - Conceição - Toiros de Eliseu Gomes

Dia 25 de Maio
S.João de Deus - Conceição - Toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes e Humberto Filipe

Cinco Ribeiras - Toiros de Daniel Nogueira

Dia 26 de Maio
Bicas de Cabo Verde - São Pedro - Toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes

Dia 28 de Maio
Bairro da Carreirinha - São Bento - Toiros de Eliseu Gomes

Dia 31 de Maio
Santa Bárbara - Toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes e Herdeiros de Ezequiel Rodrigues

Boa Viagem/Corpo Santo - Conceição - Toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes

Caminho Velho - Feteira - Toiros de Humberto Filipe

Poço da Areia - Santa Cruz - Toiros de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues

Horário: 18h30m

Corrida de Olivenza suspendida

A corrida de toiros programada para hoje para a praça de Olivenza foi cancelada devido a questões atmosféricas, relembre-se que a mesma iria ser transmitida em directo pelas televisões TVVi e Andalucia (via satélite), do cartel faziam parte Antonio Ferrera, Miguel Ángel Perera e Alejandro Talavante na lide de toiros da ganadaria de Zalduendo.
A corrida em principio será realizada no próximo dia 24 de Maio.

abril 19, 2008

Reportagem Fotográfica do 3º Dia da Semana do Cavalo e do Toiro

Toiros na Tv

Domingo - 20 de Abril

16h00m - Corrida de Toiros em Olivença * - Televisão Valenciana Internacional e Andalucia TV

Segunda - 21 de Abril

00h35m - Tendido Cero - TVE Internacional

* Cartel da Corrida de Toiros

Matadores
Antonio Ferrera
Miguel Ángel Perera
Alejandro Talavante

Toiros
Zalduendo

"Piel de Toro" - 7º Episódio

abril 17, 2008

Alter do Chão


Farpas de 17 de Abril

abril 16, 2008

Olé! de 16 de Abril

"Piel de Toro" - 6º Episódio

abril 15, 2008

"Piel de Toro" - 5º Episódio

Quadra de Gilberto Filipe para o Festival Luís Fagundes

Veja a quadra de cavalos que o cavaleiro Gilberto Filipe traz até à Ilha Terceira para tourear no Festival Luis Fagundes. Relembre-se que o cavaleiro da margem sul alternará com os cavaleiros locais Tiago Pamplona, Rui Lopes e João Pamplona, na lide de novilhos das ganadarias locais de Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes, Herdeiros de Ezequiel Rodrigues, João Cardoso Gaspar, Duarte Pires e Francisco Sousa. As pegas serão da responsabilidade do grupo organizador os Amadores do Ramo Grande capitaneados por Filipe Pires.



Nome: Lentilha
Raça: Puro Sangue Lusitano
Idade: 15 anos
Ferro : João Branco Núncio
Utilização: Ferros Curtos


Nome: Quarto de Milha
Raça: Cruzado (Árabe e Quarto de Milha)
Idade: 8 anos
Ferro: António Gregório Oliveira
Utilização: Ferros Compridos e Curtos



Nome: Falcão
Raça: Puro Sangue Lusitano
Idade: 12 anos
Ferro: Ferro Francisco Luís Caldeira
Utilização: Ferros Compridos e Curtos

Fotografias de Bruno Gaivoto

abril 14, 2008

Reportagem fotográfica do 2º dia da Semana do Cavalo e do Toiro

Semana do Cavalo e do Toiro - 2º Dia

Fotografias de Duarte Bettencourt

Ganadaria de Eliseu Gomes com Blog na web



Acaba de ser lançado na web uma nova página sobre a tauromaquia terceirense. Trata-se do blog da Ganadaria Eliseu Gomes da autoria do fotografo André Pimentel.
Visite pois vale apena apreciar o arte deste jovem fotógrafo em fotografias de exemplares da Ganadaria de Eliseu Gomes.

abril 13, 2008

Programa para hoje da Semana do Cavalo e do Toiro

13 de Abril - Domingo

11:00 – Apresentação
– Saída à Praça de 6 Toiros Puros de Ganadarias Terceirenses a serem lidados às 20 Horas por Capinhas da Ilha Terceira e Recortadores de Espanha

12:00 – Abertura do Restaurante na Praça de Toiros

15:30 - Prova Funcional de Melhoramento Animal
– Contraste de Bravura, tecnicamente comentado
- Vítor Mendes
- David Galán
- 4 Novilhas: 2 Rego Botelho e 2 Irmãos Toste

20:00 – Espectáculo de Capinhas e Recortadores, abrilhantado pela Banda Filarmónica Recreio Serretense e a Banda Filarmónica Progresso Biscoitense
- 6 Novilhos Puros (Ganadarias Terceirenses)

23:00 - Encerramento da Feira

abril 12, 2008

Toiros na Tv

Domingo - 13 de Abril

13h15m - Espaí Tauri - Televisão Valenciana Internacional

16h15m - Especial Feira de Sevilha - Andalucia TV

18h00m - Toros para Todos - Andalucia TV

Reportagem fotográfica do 1º dia da Semana do Cavalo e do Toiro

Semana do Cavalo e do Toiro - 1º Dia


Fotografias de Duarte Bettencourt

Programa para hoje da Semana do Cavalo e do Toiro

12 de Abril - Sábado

10:00 – “A Ferra na Ilha Terceira”, com animação e comentada
- 10 Bezerros da Casa Agrícola José Albino Fernandes

12:00 – Abertura do Restaurante na Praça de Toiros

15:30 - Prova Funcional de Melhoramento Animal
– Contraste de Bravura, tecnicamente comentado
- Vítor Mendes
- Carlos Escolar “Frascuelo”
- 4 Novilhas: 2 Rego Botelho e 2 Casa Agrícola José Albino Fernandes

– Demonstração de Toureio a Cavalo
- Cavaleiro Tauromáquico
– Rui Lopes
- Forcados Amadores do Ramo Grande
- 2 Novilhos Puros (Ganadarias Terceirenses)

21:30 – Desfile e Apresentação das Coudelarias Terceirenses “Pamplona” e do Centro Equestre “O Ilhéu”, abrilhantado pela Banda da Sociedade Altarense do Sagrado Coração de Jesus e a Banda da Sociedade Filarmónica Recreio dos Lavradores da Ribeirinha

23:00 – Espectáculo de Fado com os artistas: António Pinto Basto e Maria João Quadros

24:00 – Toiros para curiosos

abril 11, 2008

Programa para hoje da Semana do Cavalo e do Toiro

18:30 – Inauguração Oficial da Semana do Cavalo e do Toiro
– Praça de Toiros da Ilha Terceira e recinto envolvente

19:30 – Abertura do Restaurante na Praça de Toiros

21:00 – Espectáculo Equestre da Quinta do Malhinha, comentado pelo Cavaleiro Rui Salvador. Abrilhanta este Espectáculo a Banda da Sociedade Recreativa e Musical de S. Sebastião e a Banda da Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio dos Artistas
- Cavaleiros Tauromáquicos
– Tiago Pamplona e João Pamplona (Filho)
- Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense
- 3 Novilhos Puros (Ganadarias Terceirenses)

23:00 – Espectáculo Musical com Sevilhanas
– “Las Albarizas” de Córdoba (Espanha)

24:00 – Toiros para curiosos

Programa para hoje das I Jornadas Açorianas de Gado Bravo

9:00 – Contributos para a melhoria do conforto térmico e do bem-estar do toiro, durante a tourada à corda
Eng.ª Susana Ferreira – Finalista do Curso de Engenharia Zootécnica do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores

9:20 - Panorama do Toiro Bravo em Portugal
Dr. Vasco Lucas – Secretário Técnico do Livro Genealógico Portuguêsda Raça Brava de Lide

9:45 – Debate

10:00 – Pausa para café

10:15 – Rota do Toiro – Visita ao interior da Ilha Terceira, com a participação da Delegação de Turismo da Ilha Terceira

13:30 - Almoço a campo Parque Campestre do Pico da Bagacina – Direcção Regional do Desenvolvimento Agrário

Toiros de David Ribeiro Telles já na Terceira

Fotografia de Zé da Quinta

Os toiros da divisa vermelha e negra da ganadaria de David Ribeiro Telles para a corrida do Emigrante, já se encontram nas pastagens da Ilha Terceira.
Os toiros de linha jandilla com quatro anos serão lidados a 25 de Julho pelos cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Salvador e o praticante António D'Almeida sendo o prémio para a melhor pega disputada pelos grupos de forcados do Aposento da Chamusca, da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande.
Espero trazer-vos em breve as fotografias deste curro.

Rotunda da Praça de Toiros recebe Monumento ao Toiro

Foi ontem apresentada nas instalações da Tertúlia Tauromáquica Terceirense (T.T.T.) a maqueta da escultura, do artista plástico Renato Costa e Silva, que dará forma ao Monumento ao Toiro.
Em boa hora a Direcção da T.T.T. tomou a iniciativa de edificar um monumento que homenageasse o toiro e que este fosse também um prémio à aficion local, como explicou na sua intervenção o Presidente da Comissão para a criação do Monumento ao Toiro, João Paes.
A escultura será colocada na rotunda junto à Praça de Toiros sendo constituída por três toiros cada qual com seis metros, esta irá permitir uma interpretação livre e observação imaginária de todas as componentes da tauromaquia popular ou corridas de toiros formais como adiantou o Presidente da Direcção da T.T.T., Arlindo Telles. A mesma será construída sob um estrutura em aço envolta em rede onde se aplicará betão projectado estando orçamentada em cerca de 150 mil euros, suportados pelo Governo Regional em protocolo conjunto com a Tertúlia Tauromáquica Terceirense.
Na apresentação publica estiveram também presentes o Secretário Regional da Habitação e Equipamentos, José Contente e o Presidente da Câmara de Angra do Heroísmo, José Pedro Cardoso entre outros.
Vista da Avenida Jácome de Bruges

Vista a partir da Grota do Vale

Vista apartir da Via Rápida

Vista apartir da Carreirinha

abril 10, 2008

Equitação de Abril


IV Festival de Capinhas

Farpas de 10 de Abril

"Piel de Toro" - 4º Episódio

Programa para hoje das I Jornadas Açorianas de Gado Bravo


10 de Abril - Quinta-feira

14:30 – Entrega de documentação

15:00 – Sessão de Abertura das I Jornadas Açorianas de Gado Bravo

15:30 – Sistemas de Exploração e Maneio de Gado Bravo pelo Dr. António Brito Paes – Médico Veterinário

16:00 – Equilíbrio Mineral na Alimentação do Gado Bravo pelo Dr. Carlos Pinto – Médico Veterinário do Serviço de Desenvolvimento Agrário de S. Miguel/SRAF

16:30 – Pausa para café

16:45 – Reprodução e Sanidade na Ganadaria Brava pelo Dr. Vasco Brito Paes – Médico Veterinário

17:00 – Base Hereditária dos Caracteres de Comportamento de Interesse no Touro de Lide: A Sua Melhoria Genética pelo Prof. Doutor Javier Cañón – Laboratório de Genética. Faculdade de Veterinária. Universidade Complutense de Madrid (Espanha)

17:30 – Debate

18:00 – Pausa para café

18:15 – Mesa Redonda - Selecção do Toiro Bravo e do Cavalo Face ao Toureio Actual:

- Moderador Dr. José Pacheco de Lima– Tertúlia Tauromáquica Terceirense

- Matador - Vítor Mendes

- Cavaleiro - Rui Salvador

- Ganadeiro da Ilha Terceira - José Baldaya

- Ganadeiro do Alentejo - Dr. António Brito Paes

- Forcado - Adalberto Belerique

20:00 – Jantar

Monumento ao Toiro

É hoje apresentado, em sessão pública, nas instalações da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, o projecto do Monumento ao Toiro. A cerimónia será presidida pelo Secretário Regional da Habitação e Equipamentos, Dr. José Contente.
Em breve veja aqui todos os promenores do projecto deste monumento à aficcion terceirense
Duarte Bettencourt

abril 09, 2008

Olé de 9 de Abril

abril 05, 2008

Programas Taurinos

6 de Abril - Domingo

Televisão Valênciana Internacional - Espaí Tauri - 13h15m*

Andalucia Tv - Toros para Todos - 18h00m*

7 de Abril - Segunda-feira

TVE Internacional - Tendido Cero -00h30m*

* hora dos Açores

3º Episódio "Piel de Toro"

abril 03, 2008

2º Episódio do "Piel de Toro"

Semana do Cavalo e do Toiro - Programa Provisório

11 de Abril - Sexta-feira

18:30 – Inauguração Oficial da Semana do Cavalo e do Toiro – Praça de Toiros da Ilha Terceira e recinto envolvente

19:30 – Abertura do Restaurante na Praça de Toiros

21:00 – Espectáculo Equestre da Quinta do Malhinha, comentado pelo Cavaleiro Rui Salvador. Abrilhanta este Espectáculo a Banda da Sociedade Recreativa e Musical de S. Sebastião e a Banda da Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio dos Artistas
- Cavaleiros Tauromáquicos – Tiago Pamplona e João Pamplona (Filho)
- Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense
- 3 Novilhos Puros (Ganadarias Terceirenses)

23:00 – Espectáculo Musical com Sevilhanas – “Las Albarizas” de Córdoba (Espanha)

24:00 – Toiros para curiosos


12 de Abril - Sábado

10:00 – “A Ferra na Ilha Terceira”, com animação e comentada
- 10 Bezerros da Casa Agrícola José Albino Fernandes

12:00 – Abertura do Restaurante na Praça de Toiros

15:30 - Prova Funcional de Melhoramento Animal – Contraste de Bravura, tecnicamente comentado
- Vítor Mendes
- Carlos Escolar “Frascuelo”
- 4 Novilhas: 2 Rego Botelho e 2 Casa Agrícola José Albino Fernandes

– Demonstração de Toureio a Cavalo
- Cavaleiro Tauromáquico – Rui Lopes
- Forcados Amadores do Ramo Grande
- 2 Novilhos Puros (Ganadarias Terceirenses)

21:30 – Desfile e Apresentação das Coudelarias Terceirenses “Pamplona” e do Centro Equestre “O Ilhéu”, abrilhantado pela Banda da Sociedade Altarense do Sagrado Coração de Jesus e a Banda da Sociedade Filarmónica Recreio dos Lavradores da Ribeirinha

23:00 – Espectáculo de Fado com os artistas: António Pinto Basto e Maria João Quadros

24:00 – Toiros para curiosos

13 de Abril - Domingo

11:00 – Apresentação – Saída à Praça de 6 Toiros Puros de Ganadarias Terceirenses – A serem lidados às 20 Horas por Capinhas da Ilha Terceira e Recortadores de Espanha

12:00 – Abertura do Restaurante na Praça de Toiros

15:30 - Prova Funcional de Melhoramento Animal – Contraste de Bravura, tecnicamente comentado
- Vítor Mendes
- Carlos Escolar “Frascuelo”
- 4 Novilhas: 2 Rego Botelho e 2 Irmãos Toste

20:00 – Espectáculo de Capinhas e Recortadores, abrilhantado pela Banda Filarmónica Recreio Serretense e a Banda Filarmónica Progresso Biscoitense
- 6 Novilhos Puros (Ganadarias Terceirenses)

23:00 - Encerramento da Feira

Programa sujeito a alterações

Farpas de 3 de Abril

Programa das I Jornadas Açorianas de Gado Bravo - Provisório

10 de Abril - Quinta-feira

14:30 – Entrega de documentação

15:00 – Sessão de Abertura das I Jornadas Açorianas de Gado Bravo

15:30 – Sistemas de Exploração e Maneio de Gado Bravo
Dr. António Brito Paes – Médico Veterinário

16:00 – Equilíbrio Mineral na Alimentação do Gado Bravo
Dr. Carlos Pinto – Médico Veterinário do Serviço de Desenvolvimento Agrário de S. Miguel/SRAF

16:30 – Pausa para café

16:45 – Reprodução e Sanidade na Ganadaria Brava
Dr. Vasco Brito Paes – Médico Veterinário

17:00 – Base Hereditária dos Caracteres de Comportamento de Interesse no Touro de Lide: A Sua Melhoria Genética
Prof. Doutor Javier Cañón – Laboratório de Genética. Faculdade de Veterinária. Universidade Complutense de Madrid (Espanha)

17:30 – Debate

18:00 – Pausa para café

18:15 – Mesa Redonda - Selecção do Toiro Bravo e do Cavalo Face ao Toureio Actual:
- Moderador – Tertúlia Tauromáquica Terceirense
- Matador - Vítor Mendes
- Cavaleiro - Rui Salvador
- Ganadeiro da Ilha Terceira - José Baldaya
- Ganadeiro do Alentejo - Dr. António Brito Paes
- Forcado - Adalberto Belerique

20:00 – Jantar

11 de Abril - Sexta-feira

9:00 – Contributos para a melhoria do conforto térmico e do bem-estar do toiro, durante a tourada à corda
Eng.ª Susana Ferreira – Finalista do Curso de Engenharia Zootécnica do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores

9:20 - Panorama do Toiro Bravo em Portugal
Dr. Vasco Lucas – Secretário Técnico do Livro Genealógico Português
da Raça Brava de Lide

9:45 – Debate

10:00 – Pausa para café

10:15 – Rota do Toiro – Visita ao interior da Ilha Terceira, com a participação da Delegação de Turismo da Ilha Terceira

13:30 - Almoço a campo
Parque Campestre do Pico da Bagacina – Direcção Regional do Desenvolvimento Agrário

18:30 – Inauguração Oficial da Semana do Cavalo e do Toiro

Programa sujeito a alterações

abril 02, 2008

Novo Burladero de Março

1º Episódio do "Piel de Toro"

Apresentação do documentário "Piel de Toro" do site Bruladero.com