Antiga entrevista com Francisco Parreira.

Francisco Parreira, aficionado, embalsamador, embolador e criador de cavalos.

Relembrar a Corrida comemorativa dos 35 anos do Grupo da Tertúlia.

No ano que comemoram 45 anos, relembro a Corrida comemorativa dos 35 anos do Grupo da Tertúlia.

junho 29, 2008

Tendido Cero de 28 de Junho

junho 28, 2008

Festa Brava de 28 de Junho

Carteis das Corridas Televisionadas

Extremadura TV
Praça de Toiros de Badajoz
Toiros da ganaderia de Zalduendo para os matadores Enrique Ponce, Antonio Ferrera e Alejandro Talavante.

Aragón TV
Praça de Toiros de Zaragoza
Toiros da ganaderia de“Vellosino” para os matadores Julio Aparicio, José Antonio Morante “Morante de la Puebla” e Salvador Vega.

TVVi
Praça de Toiros de Vinaròs
Toiros da ganaderia de Baltasar Iban para os matadores Luis Francisco Esplà, Vicente Barrera e Alejandro Rodríguez.

Andalucia TV
Praça de Toiros de Villaluenga del Rosario
Novilhos da ganaderia de Hermanos Sampedro para os novilheiros Cayetano Ortíz, Manuel Rodríguez, Fran Gómez, Emilio Huerta, Antonio Jesús Espaliú e Juan del Álamo.

De novo no activo

Visitantes e amigos tenho o prazer de os informar que o blog Terceira Taurina se encontra de novo no activo. Devem ter reparado que o TT deixou de ser actualizado desde o dia 22 de Junho e a razão desta falta de actualização deveu-se ao facto de eu ter sido vitima de um vil ataque de pirataria informática. Terei sido vitima dos anti-taurinos? Não sei e não o posso provar, o que é certo é que graças a Deus consegui reactivar a minha conta do Google.
Aos que visitaram e visitam o TT aqui fica a promessa de que estarei sempre aqui para vos trazer as últimas da Tauromaquia Terceirense.

Duarte Bettencourt

junho 22, 2008

1ª Corrida da Feira de São João 2008

Ontem pelas dezoito horas e trinta minutos deu-se início à feira maior do programa taurino açoriano, a Feira de São João. O tempo ventoso que se fez sentir transformou uma tarde de verão numa tarde de início primaveril. Às bancadas da Monumental de Angra acudiram as gentes terceirenses que preencheram cerca de ¾ de casa para assistir às lides de João Moura filho, João Telles filho, Rui Lopes, Javier Valverde, e às pegas dos Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense em tarde de comemoração dos seus 35 anos de existência.
Os toiros estes pertenciam à ganadaria terceirense da Casa Agrícola José Albino Fernandes que tiveram uma média de peso de 458 quilos.
Dirigiu a corrida Carlos João Ávila, assessorado pelo Dr. Vielmino Ventura. Acompanhou as lides de ontem a banda de música da Sociedade Filarmónica Recreio dos Lavradores da Ribeirinha.
A ordem da corrida foi alterada e mais uma vez o público não foi informado, somos tanto mal tratados nesta festa que é nossa. Soube à posteriori que a alteração deveu-se ao facto do matador de toiros Javier Valverde ter de apanhar o avião rumo ao continente, para provavelmente cumprir contrato já firmado.
Sendo assim o matador salmantino toureou o primeiro e o quarto da tarde, no primeiro de nome “Olhão” o matador recebeu-o por verónicas seguidas de chicuelinas rematadas com revolera, em inicio de lide trouxe o toiro toureado com passes por alto para depois lhe dominar com derechasos rematados com passes de peito, o toiro da CAJAF nobre, de investida humilhada e saindo ao cite a galope, foi toureado ao natural demonstrando codicia e empenho, um excelente toiro numa excelente lide. No segundo Valverde esteve esforçado e com ganas, sacando todo o proveito que o toiro lhe podia dar por entre passes desligados e alardes de valentia.
João Moura filho em repetição na Praça de Toiros Ilha Terceira ministrou uma lide correcta ao segundo da tarde lidando e bregando um toiro que galopava com muita suavidade, ao fim do primeiro tércio executado com correcção o jovem cavaleiro de Monforte optou por um toureio de ladeios, característico e marca da casa Moura, conquistando assim o agrado do público, pouco entendido, que prefere este ao toureio frontal, a colocação da ferragem foi correcta embora tenha por vezes perdido o momento da sorte. No seu segundo, sexto da ordem, andou no primeiro tércio como no primeiro do seu lote optando depois por um toureio de batida ao piton contrário que não resultou pois o toiro escasso de forças não permitia o luzimento da sorte, o final da sua lide mais parecia o final de uma lide de rejoneo, o cavaleiro saiu à arena com um ferro curto e dois de palmo.
João Telles filho também ele em repetição, relembre-se que foi ele o máximo triunfador da Feira de São João 2007, lidou o terceiro e o sétimo toiro da tarde. Tanto no primeiro como no segundo do seu lote o cavaleiro da Torrinha andou desembaraçado com boa brega optando por vezes pela colocação da ferragem à meia volta. No primeiro toiro João esteve algo irregular na colocação da ferragem e com alguns toques na montada, acabou a lide com ferro de violino e um de palmo. O seu segundo toiro de nome “Nylon” quanto a mim o toiro que mais transmitia no que concerne ao toureio equestre, o jovem da Torrinha andou ligado com o toiro sobressaindo o terceiro ferro com um terra-a-terra bonito seguindo de boa execução da sorte, de seguida e para finalizar a lide sacou de outra montada e com dois ferros na mão, após a colocação de um violino a égua que montava perdeu as mãos embatendo o cavaleiro violentamente no chão, investindo o touro sobre a montada que caiu sobre o corpo do jovem cavaleiro, temendo-se e até afirmando-se de que o jovem da Torrinha perecia perante os olhos dos aficionados terceirenses, a morte rondou a arena terceirense, por bem foi-se embora e cerca de dez minutos mais tarde o João voltou a si, já na enfermaria, para descanso dos seus e de toda a audiência presente. O jovem cavaleiro sofreu um traumatismo craniano, de prognóstico grave, não se vislumbrando na altura qualquer sequela na zona lombar.
Rui Lopes representou e bem a aficion terceirense nas Sanjoninas no único toiro que lidou. Andou asseado, cumpriu nos compridos e demonstrou ao seu público que tem pernas para andar neste mundo difícil que é o tauromáquico. Após boa brega e colocação do astado, andou variado ao estilo mourista com ladeios e sortes ao piton contrario que chegaram às bancadas. Uma boa lide do jovem terceirense.
Os forcados em dia de aniversário cumpriram nas cinco pegas da tarde. Foram solistas Helénio Melo ao primeiro intento, Jorge Diniz em tarde de despedida ao segundo, Leonardo Gonçalves também ao segundo intento, Marco Sousa numa pega extraordinária à primeira com o toiro a fugir ao grupo e por fim Décio Dias na pega da tarde.
Os toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes bem apresentados foram nobres e lidáveis sem darem problemas de maior aos seus lidadores, destacando-se o primeiro toiro da corrida, pela sua nobreza e bravura.
Lamentável foi a atitude do Director de Corrida ao mandar tocar música no final da lide de João Telles quando se suspeitava da morte do jovem cavaleiro, sobre protestos continuou a triste cena indo ao cúmulo de pressionar o forcado a receber os aplausos. Bom senso acima de tudo.

Duarte Bettencourt

junho 21, 2008

Festa Brava de 21 de Junho

Feira de São João 2ª Corrida


Amanhã dia 22 de Junho realiza-se pelas 18 horas e 30 minutos na Monumental Praça de Toiros Ilha Terceira a segunda corrida da Feira de São João 2008, em praça estarão os cavaleiros João Salgueiro, João Moura filho e João Telles filho na lide de toiros de Rego Botelho e de Irmãos Toste, nas pegas estarão pela primeira vez em toda a história da tauromaquia terceirense dois grupos de forcados da Ilha Terceira, são eles os Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e os Amadores do Ramo Grande, capitaneados respectivamente por Adalberto Belerique e Filipe Pires. Prevê-se uma competição saudável entre os dois grupos separando como é óbvio o trigo do joio, os da Tertúlia mais experientes e com uma história de 35 anos de forcadagem e os do Ramo Grande em inicio de carreira. O que é preciso é que Deus reparta a sorte.
Na parte equestre João Salgueiro apresenta-se entre nós depois do triunfo do ano transacto na Corrida da Praia da Vitória, onde andou por entre toureio frontal e alardes de má equitação com piruetas inventadas em cima da hora para gáudio dos incautos presentes.
Quanto aos restantes cavaleiros em cartel já tive a oportunidade de me referir a eles no artigo anterior.
Mais uma corrida com interesse não só pelo concurso de pegas anunciado como também pela competição nas lides equestres.
Não se esqueçam que poderão assistir à corrida via internet através do site de TV da Viaoceanica.
Vamos aos toiros!

Revista "Festa na Ilha"

Já se encontra à venda a revista "Festa na Ilha" edição de 2008, edição esta já no seu 12º aniversário.
Por entre reportagens, entrevistas e artigos de opinião sobre a nosssa tauromaquia, a revista deste ano dá destaque aos 35 anos de existência do Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.
A não perder.

junho 19, 2008

Corrida em directo desde Alicante

Se não tens televisão por satélite e assim não consegues assistir à corrida de toiros de Alicante então clica aqui e verás em directo através da internet, disfruta da corrida de toiros integral através do canal autonómico Andalucia TV.

junho 17, 2008

Cartel da Corrida Televisionada - TVVi

Quinta-Feira 19 de Junho às 16h30m
Praça de toiros de Alicante
Matadores :Finito de Córdoba, Alejandro Talavante e El Fandi
Toiros: Jandilla

Feira de São João 1ª Corrida


A Feira de São João aproxima-se a passos largos, a primeira de quatro corridas realiza-se sábado 21 de Junho com inicio marcado para as 18 horas e 30 minutos. Do cartel fazem parte os jovens cavaleiros João Moura Jr., João Telles Jr. e Rui Lopes, o matador de toiros Javier Valverde, os sete toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes e os Amadores da Tertúlia Tauromáquica Teceirense em ano de comemoração dos seus 35 anos de história.
Os Amadores da Tertúlia Tauromáquica Teceirense capitaneados por Adalberto Belerique, foram fundados a 24 de Junho do ano de 1973, sendo então orientados pelo cabo João Hermínio que foi posteriormente substituído por António Baldaya. Sábado enfrentam toiros da divisa vermelha e verde da Casa Agrícola José Albino Fernandes que se encontram com trapio e bonitos de hechuras. Para lidar estes cinco bravos, está em primeira instancia o cavaleiro João Moura filho, cavaleiro jovem mas com provas dadas, capaz do toureio frontal alternado com toureio de costado tão do agrado da aficion menos entendida, portador do chamado novo toureio, o cavaleiro de Monforte deixou cartel o ano transacto e como boa feira que é a Feira de São João, será repetido. Repetido também será o jovem cavaleiro da Torrinha, João Telles filho, triunfador máximo da feira de 2007, possuidor de um dom nato de contacto com as bancadas, João consegue galvanizar o publico como o seu toureio variado e populista, alternando com boa brega e preparação da sorte indo de frente para os toiros como símbolo do toureio praticado em sua casa.
Para surpresa de alguns e menos de outros surge no cartel o jovem terceirense Rui Lopes. Depois dos triunfos alcançados em São Jorge e das boas prestações na sua praça, o jovem alcançou com trabalho e humildade o lugar que lhe foi oferecido na maior feira taurina açoriana.
Javier Valverde, toureiro de ganadarias duras, vem à Terceira recuperado que está da grave colhida sofrida em Estepona, província de Málaga, por um toiro da lendária e terrorífica ganadaria de Miura. Nascido em Salamanca o toureiro de 30 anos apresentar-se-á na Praça de Toiros Ilha Terceira com ganas de triunfo.
Os ingredientes estão lançados espero que o resultado final seja tão bom como estes.
Vamos aos toiros!

Classificação do Escalafon

Cavaleiros
8º João Moura filho – 16 corridas – 24 orelhas – 1 rabo – 32 reses lidadas
23º João Telles filho – 6 corridas – 6 orelhas – 12 reses lidadas
- Rui Lopes – 1 corrida – 2 reses lidadas

Matadores
30º Javier Valverde – 9 corridas – 7 orelhas - 17 reses lidadas

Duarte Bettencourt

Fonte: MundoToro

junho 15, 2008

Tendido Cero de 14 de Junho

Festa Brava - 5º Episódio

Toros para Todos com site na Internet


O programa taurino Toros para Todos do Canal Sur da responsabilidade do critico taurino Enrique Romero, lançou recentemente na Web um site com o mesmo nome.
O site congrega vídeos do programa televisivo assim como uma galeria fotográfica, a biografia do autor entre outras informações de interesse.
Visite Toros para Todos.

junho 09, 2008

Festa Brava - 4º Episódio

junho 06, 2008

Cartel das próximas corridas televisionadas

Sábado 7 de Junho
Local: Madrid
Ganaderia: Los Espartaleso
Rejeonadores: Andy Cartagena,Diego Ventura e Sergio Galán
Transmitida por: Telemadrid

Domingo 8 de Junho
Local: Madrid
Ganaderia: Santiago Domecq, Bohórquez e Ana María Bohórquez
Matadores: Uceda Leal, Miguel Abellán e Matías Tejela
Transmitida por: Telemadrid

Local: Écija
Ganaderia: Las Monjas
Novilheiros: Iván de Aguilar, Eduardo Reyes, Manuel Rodríguez, Fran Gómez, Javier Jiménez e Juan del Álamo.
Transmitida por: Andalucia TV

junho 05, 2008

"Decisão judicial - Touradas só com bolinha"

in Expresso por Rui Gustavo

"Uma juíza do Tribunal Cível de Lisboa decidiu que a RTP só pode transmitir touradas depois das 22h30 e com bolinha vermelha no canto do ecrã. A Associação Animal bate palmas.

A 44ª corrida de touros RTP já está na história: pela primeira vez, o canal televisivo está obrigado a transmitir a tourada entre as 22h30 e as seis manhã e com um "identificativo visual apropriado" - a bolinha vermelha.
A transmissão em directo às 17h00 do próximo domingo, em Santarém, já está cancelada. Se não acatar a decisão, a RTP terá de pagar 15 mil euros de multa.
A decisão é da 12ª Vara Cível de Lisboa, que respondeu afirmativamente a uma providência cautelar interposta pela Associação Animal.
A juíza Maria João Matos considera provado que as crianças que assistam a touradas "sem qualquer restrição" podem vir a aceitar a violência sobre animais como algo natural. "Trata-se de um programa susceptível de influir de modo negativo na personalidade das crianças e adolescentes", diz a sentença.
O Expresso contactou José Fragoso, director de programas da RTP, e Ana Gaivotas, do gabinete de comunicação, mas nenhum esteve disponível para comentar a decisão do tribunal."

junho 04, 2008

Os 30 anos de alternativa de João Moura na TVI


O canal de televisão independente TVI, transmite amanhã em directo apartir das 21 horas e 15 minutos, do Campo Pequeno, à corrida comemorativa dos 30 anos de alternativa do cavaleiro João Moura.
Do cartel fazem parte os seus filhos João e Miguel, o seu sobrinho João Augusto, os 7 toiros a serem lidados têm o ferro da casa.
Não perca amanhã na TVI.

"Piel deToro" - 19º Episódio

junho 01, 2008

Agenda da Tourada à Corda do mês de Junho

1 de Junho
Figueiras Pretas
São Pedro
Casa Agrícola José Albino Fernandes

Areal
Praia da Vitória
Daniel Nogueira

2 de Junho
Boa Hora
Terra-Chã
Humberto Filipe

7 de Junho
Doze Ribeiras
Rego Botelho

Largo de São João
Lajes
Manuel João Rocha

8 de Junho
Canada do Capitão-Mor
São Mateus
Herdeiros de Ezequiel Rodrigues

Largo de São João
Lajes
Humberto Filipe

10 de Junho
Serra de Santiago
Lajes
Herdeiros de Ezequiel Rodrigues

11 de Junho
Serra de Santiago
Lajes
Herdeiros de Ezequiel Rodrigues *

14 de Junho
São Bartolomeu
Herdeiros de Ezequiel Rodrigues e Humberto Filipe

Altares
Casa Agrícola José Albino Fernandes

15 de Junho
Cambalim
São Bento
Humberto Filipe

Cabouco
Fontinhas
Humberto Filipe

16 de Junho
Vila Nova
Casa Agrícola José Albino Fernandes *

17 de Junho
Vila Nova
Casa Agrícola José Albino Fernandes

23 de Junho
Porto das Pipas
Conceição
João Quinteiro e Eliseu Gomes

24 de Junho
Alto das Covas
São Pedro
Herdeiros de Ezequiel Rodrigues **

25 de Junho
Rua de São João

Francisco Sousa */**

27 de Junho
Avenida Infante D. Henrique
Conceição
Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes, Herdeiros de Ezequiel Rodrigues e Humberto Filipe

28 de Junho
Santa Rita
Santa Cruz
Herdeiros de Ezequiel Rodrigues

Porto de São Fernando
Porto Martins
Humberto Filipe

30 de Junho
Caminho do Facho
Santa Cruz
João Quinteiro *

* Vacada
** Espera de Gado

Carteis das próximas Corridas de Toiros televisionadas

Quarta - Feira 4 de Junho

Local: Madrid
Ganaderia: Núñez del Cuvillo
Matadores: Morante de la Puebla,José María Manzanares e Cayetano

Sexta - Feira 6 de Junho

Local: Madrid
Ganaderia: Núñez del Cuvillo
Matadores: El Cid, Miguel Ángel Perera e Alejandro Talavante