Antiga entrevista com Francisco Parreira.

Francisco Parreira, aficionado, embalsamador, embolador e criador de cavalos.

Relembrar a Corrida comemorativa dos 35 anos do Grupo da Tertúlia.

No ano que comemoram 45 anos, relembro a Corrida comemorativa dos 35 anos do Grupo da Tertúlia.

novembro 28, 2008

Piel de Toro. Capítulo 43 - "Faenón de Enrique Ponce en Íscar"

novembro 22, 2008

Capítulo 42 - El Cid, em Madrid

novembro 21, 2008

Piel De Toro - Capítulo 41- Capea com Victorinos em Madrid

novembro 19, 2008

António Pontes apodera Pamplonas


O conhecido aficionado António Pontes passa apartir de hoje a dirigir as carreiras dos jovens cavaleiros terceirenses Tiago e João Pamplona.
No inicio do próximo ano os jovens cavaleiros irão-se apresentar à comunicação social e à aficion local, na Praça de Toiros da Ilha Terceira, aproveitando a ocasião para apresentarem as suas respectivas quadras.
Ao novo apoderado e seus representados os votos de maiores sucessos.

novembro 14, 2008

"Câmara Clara" no próximo domingo

O programa de actualidade cultural da RTP2 "Câmara Clara", responsabilidade da jornalista Paula Moura Pinheiro, leva ao ecrãn no próximo domingo, dia 16 de Novembro pelas vinte e uma hora e trinta minutos, o conhecido professor Catedrático de Literatura espanhola Andrés Amorós, amigo pessoal de figuras de relevo internacional como Ernest Hemingway, Orson Welles, Lauren Bacall, Marcel Marceau, Julio Cortázar, Vargas LLosa, Dominguín entre muitas outras lendas do nosso tempo.
Andrés Amorós é actualmente Doutor em Filologia Românica, Catedrático em Literatura Espanhola na Faculdade de Filologia da Universidade Complutense de Madrid, é autor de mais de cem libros na sua especialidade, mas também de outros temas onde se inclui a tauromaquia, sendo um reconhecido aficionado, dirigindo a coleção de livros "La Piel de Toro".
Andrés Amorós vem sustentar a tese de Garcia Lorca quando dizia: "A tourada é o espectáculo mais culto do mundo".
Touro o novíssimo documentário de Camilo Azevedo, aqui com Joaquim Grave, dá o pontapé de saída a esta conversa no "Câmara Clara" do próximo domingo.
A não perder.

novembro 13, 2008

Resultado da Sondagem "Qual foi a ganadaria triunfadora da temporada taurina 2008?"

O blog Terceira Taurina realizou a sua quinta e última sondagem sob o titulo "Qual foi a ganadaria triunfadora da temporada taurina 2008?". A mesma teve como vencedora a ganadaria da C.A. José Albino Fernandes, com 29 votos, seguida da ganadaria de Rego Botelho, com 18 votos e da ganadaria de João Cardoso Gaspar com 8 votos.
A sondagem esteve disponível durante sete dias, tendo votado 73 visitantes que distribuíram os seus votos da seguinte forma:

C.A. José Albino Fernandes - 29 votos
Rego Botelho - 18 votos
João Cardoso Gaspar - 8 votos

Herds. de Ezequiel Rodrigues - 5 votos
Murteira Grave - 4 votos
Humberto Filipe - 3 votos
David Ribeiro Telles - 2 votos
Álvaro Amarante - 1 voto
Irmãos Toste - 1 voto
Francisco Sousa - 1 voto
Duarte Pires - 1 voto
Vila Galé - 0
Oliveira Irmãos - 0
Conde Cabral - 0
Ernesto de Castro - 0
Branco Núncio - 0

Ganadaria da Casa Agrícola José Albino Fernandes Triunfadora 2008 do TT

A ganadaria Casa Agrícola José Albino Fernandes foi a vencedora da sondagem realizada sob o título"Qual foi a ganadaria triunfadora da temporada taurina 2008?", votaram 73 visitantes tendo a ganadaria vencedora arrecadado 29 votos. A ganadaria C.A.J.A.F. lidou este ano 13 toiros repartidos pelo Festival Luís Fagundes (1), Feira de São João (9), II Corrida da Praia (2) e Corrida dos 35 Anos do G.F.A. da Tertúlia Tauromáquica Terceirense (1).
A ganadaria C.A.J.A.F. foi fundada em 1967, com vacas de Virgílio Barcelos, sangue Catrinas e Patrício, e sementais de Lampreia, António Barbeiro e Plácido Irmão, a sua divisa mistura as cores da bandeira nacional, sendo o seu sinal de orelhas rachada na esquerda e três mossas na direita.

novembro 11, 2008

Piel de Toro - Capítulo 40 - Montalvo

novembro 06, 2008

Touro sábado na RTP1


A RTP1 leva para o ar no próximo sábado, dia 8 de Novembro pelas 21 horas e 24 minutos, um documentário sobre o pilar central da Festa Brava - O Touro. Da autoria de Camilo Azevedo a RTP na sinopse do programa adianta que o mesmo irá abordar o toiro no campo e a etapas da sua vida assim como a relação deste com o Homem, este documentário teve a colaboração do Dr. Joaquim Grave.
Um documentário a não perder no canal público português.

Piel de Toro - Capítulo 39 - Escudero

novembro 03, 2008

Piel de Toro - Capítulo 38 - Valdefresno

novembro 02, 2008

Festa Brava de 1 de Novembro

Piel de Toro - Capítulo 37 - Hermoso de Mendoza (I)

Resultado da Sondagem - Qual foi o grupo de forcados triunfador da temporada taurina açoriana 2008?


O blog Terceira Taurina realizou a sua quarta sondagem sob o titulo “Qual foi o grupo de forcados triunfador da temporada taurina açoriana 2008?". A mesma teve como vencedor o Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande com 72 votos, seguido pelo Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense com 36 votos e pelos Grupos de Forcados Amadores de Lisboa e de Turlock com 4 votos cada. A sondagem esteve disponível durante sete dias, tendo votado 119 visitantes que distribuíram os seus votos da seguinte forma:


G.F.A. Ramo Grande - 72 votos

G.F.A.T.T. Terceirense - 36 votos

G.F.A. Lisboa - 4 votos

G.F.A. Turlock - 4 votos

G.F.Juvenis T.T. Terceirense - 2 votos

G.F.A. Chamusca - 1 voto

G.F.A. Ramo Grande, Triunfador 2008

O Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, capitaneado por Filipe Pires, foi considerado pelos visitantes do TT como o grupo triunfador da temporada taurina açoriana de 2008.
O G.F.A.R.G. registou cinco actuações esta época, tendo realizado dezanove pegas, nove das quais à primeira tentaiva.
O grupo do Ramo Grande actuou pela primeira vez na Feira de São João fazendo cartel com o Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, fez-se história na tauromaquia terceirense.