novembro 22, 2009

"Realizado na Terceira - Fórum da Cultura Taurina candidato a Prémio de Turismo"


Fotografia Pedro Costa - Fotaçor



"O Fórum Mundial de Cultura Taurina, que decorreu entre 29 e 31 de Janeiro deste ano, na ilha Terceira, é candidato à 5ª edição dos Prémios Turismo de Portugal, na categoria de “Eventos”.

O presidente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense considera que a distinção “traduz o reconhecimento de um evento de grande envergadura, que trouxe cerca de 350 pessoas à Terceira, realizado no meio do Atlântico”.

Em declarações ao nosso jornal, Arlindo Teles sublinhou que, além da candidatura aos Prémios de Turismo, o Fórum Mundial já havia sido “alvo de efusiva felicitação por parte da Associação Taurina Parlamentar de Espanha”.

O empreendimento Portas do Mar, a Praia do Areal de Santa Bárbara e o Fórum Mundial de Cultura Taurina são os três projectos açorianos candidatos à 5ª edição dos Prémios Turismo de Portugal.

Este ano, findo o período de candidaturas, deram entrada um total de 188 projectos, o que representa um aumento de cerca de 42% face a 2008.

A repartição entre projectos públicos e privados surge equilibrada uma vez que 89 são candidaturas de iniciativas privadas, cinco das quais são parcerias público-privadas e as restantes 94 são iniciativas públicas.

Os projectos candidatos abrangem todo o território nacional com ênfase para o Norte, Centro e Lisboa. Seguem-se Algarve e Alentejo.

Com menos candidaturas surgem a Madeira e os Açores. Os projectos concorrem a uma das sete categorias: “Novo Projecto Privado”, “Novo Projecto Público”, “Requalificação Projecto Privado”, “Requalificação Projecto Público”, “Serviços”, “Animação e Eventos” e “Sustentabilidade Ambiental”.

Existe ainda o “Prémio Especial Turismo de Portugal”, não sujeito a concurso, que distingue um dos projectos apoiados pelo Instituto nos últimos três anos. Aproveitar a divulgação Os projectos açorianos concorrem às categorias “Novo Projecto Público” (Portas do Mar e Praia do Areal de Santa Bárbara) e “Eventos” (Fórum Mundial da Cultura Taurina).

Carlos Adalberto Silva, da administração dos Portos das Ilhas de São Miguel e Santa Maria, refere que a candidatura das Portas do Mar “resulta do facto de ser um projecto que se enquadra no âmbito dos Prémios do Turismo pois combina lazer, cultura e funcionalidade, ao promover uma relação estreita com o mar numa vertente predominantemente turística em que a moderna arquitectura e o terminal de cruzeiros são os principais factores de diferenciação”.

Ainda segundo Carlos Adalberto Silva, “não há melhor forma de divulgar as Portas do Mar do que através da candidatura aos Prémios de Turismo, pois como o projecto foi marcante nos Açores e a nível nacional, a nossa convicção é de que a candidatura vai ter sucesso”.

Já para a Câmara Municipal da Ribeira Grande, que candidata o projecto relativo à intervenção na Praia do Areal de Santa Bárbara, tão importante como vencer é a divulgação que decorre da iniciativa. “Consideramos que após a intervenção camarária a Praia do Areal de Santa Bárbara reúne todas as condições para concorrer e por isso decidimos avançar.

De qualquer modo, independentemente de ganharmos ou não, sabemos que o Instituto de Turismo de Portugal promove e divulga as candidaturas, o que pode trazer benefícios a nível da procura turística para a Ribeira Grande”, explica o autarca Ricardo Silva. Vencedor anunciado na BTL 2010 Encerrada a fase de candidaturas, o passo seguinte passa pela análise prévia à elegibilidade das candidaturas apresentadas e ao seu correcto enquadramento nas sete categorias a concurso (a cargo da Deloitte).

O júri, presidido por André Jordan e constituído por José Carlos Pinto (presidente da Confederação do Turismo Português), António Perez Metelo (jornalista) e Luis Patrão (presidente do Turismo de Portugal, IP) procederá à aferição do mérito das candidaturas a concurso em reunião a realizar no próximo mês de Dezembro.

Os prémios e menções honrosas serão anunciados numa cerimónia pública que terá lugar a 13 de Janeiro, pelas 11H00, no Auditório 1 do Centro de Reuniões da Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, no âmbito da Bolsa de Turismo de Lisboa 2010.

Na mesma ocasião será, igualmente, atribuído o “Prémio Especial Turismo de Portugal”"

0 comentários: