dezembro 01, 2009

Novo Burladero de Dezembro


"A última edição do ano, como é hábito por estas alturas, é dedicada à tradicional Feira de São Martinho, na Golegã. A mais ampla reportagem de quantas se fazem na imprensa portuguesa sobre a secular feira, regressa às páginas da NB com o costumado rigor informativo. Para além de poder ficar por dentro dos resultados das diversas provas e concursos, poderá apreciar as imagens de muitos daqueles que criam, com a sua presença, o ambiente único que se vive na castiça vila ribatejana em cada Novembro. Dedicamos ainda duas páginas à “Golegã de outros tempos”, com personalidades cimeiras do passado e em “Figuras da Feira” entrevistámos um aficionado que não perde uma Feira de S. Martinho há… 74 anos: Fernando Metzner Serra.
Mas a NB de Dezembro é muito mais que a Feira da Golegã.
O destaque de capa vai para três temas principais: A análise à temporada 2009 no Campo Pequeno; o teste aos novos ferros que se realizou em Évora; e a estreia de “Lugar aos Novos” com a cavaleira amadora Verónica Cabaço.
No “limpar dos cestos” da temporada 2009, apresentamos as crónicas dos últimos festejos taurinos do ano: Évora, Redondo e Cartaxo. Fomos ao campo, à Herdade do Balancho, assistir a uma tenta de machos. As Notícias das Américas chegam através da pesquisa e da selecção de Carlos Martins; em Taurocultura, Vítor Escudero apresenta o pintor José Campas; a não perder, as “Cartas de desamor” na Tertúlia NB de David Leandro; a afición do famoso escultor João Cutileiro é o tema de António José Zuzarte em Recordações a Preto e Branco; a apresentação de Manolo Arruza no Montijo é recordada por Fernando Marques na sua 5.ª Coluna; em Efemérides, Tiago Fadigas recorda-nos a figura do matador mexicano Fermín Rivera; em Figuras do Campo Ribatejano, Sérgio Perilhão fala-nos do campino António Cordeiro Guilherme; e em À Boca do Burladero, Catarina Bexiga aborda a questão da ambição (ou da falta dela…) dos jovens cavaleiros que estão a despontar.
Agora que estamos em pleno defeso, lugar também para a diversão com Palavras Cruzadas e Pilha de Palavras… taurinas. Passa-se o tempo e sempre se aprende algo…
Em fim de ano, mais uma edição da NB a não perder. A todos os nossos leitores, desejamos FESTAS FELIZES e que 2010 nos traga SAÚDE, PAZ e muita AFICIÓN!"

0 comentários: