Feira de São João começa amanhã

A Feira de São João deste ano tem o seu inicio, amanhã dia 21 de Junho, com uma Corrida Concurso de Ganadarias...

Triunfo de Tiago Pamplona e Sérgio Aguilar no Festival de Beneficência

Há já algum tempo que não tinha o prazer de tomar notas numa corrida de toiros...

Comunicado - Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande - Feira de São João 2015

"O Grupo de Forcados de Amadores do Ramo Grande anuncia que não pegará no Concurso de Ganadarias da Feira de São João 2015 "

fevereiro 28, 2009

Último "Três Andamentos"

O último programa de temática equestre do canal RTP2 da responsabilidade de José Cáceres, irá para o ar amanhã pelas 18 horas.
Poderemos assistir neste último programa "a um largo destaque ao Cavalo Lusitano. A Escola Portuguesa de Arte Equestre vai ocupar uma boa parte do programa. Será uma oportunidade única para ver onde crescem os cavalos da Coudelaria de Alter, antes de ingressarem na escola. Fomos vê-los chegar a uma ilha com 80 hectares em pleno Rio Tejo.
O Eng. Manuel Campilho, Presidente da Associação do Puro Sangue Lusitano vai falar sobre o momento actual do nosso cavalo e o Arquitecto Arsénio Cordeiro mostrará com todo o rigor, como se avalia um cavalo, em termos dos padrões da raça.
Neste Três Andamentos será evocada a figura ímpar do Marquês de Marialva e o cavalo aparecerá numa vertente muito pouco falada – como membro das forças de segurança."
É pena a não continuação deste programa pois muito mais havia para informar e relatar sobre a actividade equestre em Portugal.
Não perca este último Três Andamentos.

fevereiro 27, 2009

Corrida em directo amanhã no Andalucia TV


14h55m - Corrida de Toiros em Aracena


A Praça de Toiros de Aracena (Huelva), recebe amanhã uma corrida de toiros em que actuam os diestros Ortega Cano, Manuel Díaz ‘El Cordobés’ e David Fandila ‘El Fandi’ lidam-se reses de Zalduendo.

fevereiro 20, 2009

Tendido Cero fala sobre o Fórum Mundial

O programa Tendido Cero transmitido pela TVE 2, irá ser retransmitido pela TVE i à meia noite de amanhã.
Do vasto leque de informações e reportagens taurinas, destaco a reportagem que será feita do Fórum Mundial de la Cultura Taurina, que se realizou na Ilha Terceira no passado mês de Janeiro.
Poderá também assistir via web através da página da televisão espanhola.

Quarto programa Três Andamentos

O quarto programa Três Andamentos, vai para o ar no próximo domingo dia 22 de Fevereiro. O aficionado ao mundo do cavalo português poderá assistir pelas 18 horas no canal público RTP2.
Destaques do próximo programa:
" (...) vamos conhecer a Coudelaria Andrade, uma das mais antigas e prestigiadas do nosso país.
Mas para além do cavalo lusitano teremos ainda oportunidade de ficar a conhecer melhor outras raças, tais como o Puro Sangue Inglês, Sela Francês e o Puro Sangue Árabe.
A Golegã, a capital portuguesa do cavalo com a sua tradicional Feira de S. Martinho irá também estar em destaque.
Vamos ainda falar sobre a nutrição nos equinos e ficar realmente a saber se os cavalos dormem de pé."

fevereiro 17, 2009

Possível Composição do Cartel da Corrida da Praia da Vitória

Já se ouve falar à muito por bandas do Ramo Grande de que o matador açoriano Mário Miguel irá estar presente na Corrida das Festas da Praia 2009 e parece ser já um dado adquirido visto o anúncio de que o mesmo irá voltar às arenas em 2009 e sendo natural da Praia da Vitória faz todo o sentido que se apresente como matador de toiros na sua terra natal incluído num festejo da Festa da sua cidade. Espera-se é que o cachet não seja o pedido à dois anos pois se assim o for pode por em risco edições futuras da mesma, pensem nisso.
Na parte da forcadagem não haverá nada de novo com certeza, os do Ramo Grande já estão confirmados e com certeza que irá ser novamente uma embate entre os dois grupos da Ilha, com os da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.
As ganadarias devem seguir o figurino dos anos anteriores com dois toiros de cada ganadaria local, se assim for teremos dois toiros de Rego Botelho, dois toiros da C. A. José Albino Fernandes e dois toiros da ganadaria dos Irmãos Toste.
A parte a cavalo é que estava a ser um parto difícil de concretizar pois como sempre leva-se muito tempo a confirmar o cartel e em Agosto, mês forte da tauromaquia, nunca é fácil para a organização confirmar nomes, mas em minha humilde opinião se começassem mais cedo talvez isso não acontecesse. Mas os nomes de que se fala ante vem uma boa casa, fala-se de António Ribeiro Telles e de João Salgueiro, pelo meio falou-se de Paulo Caetano, mas penso que o cartel será com os primeiros mencionados.
Falta a data mas de certeza que será nas Festas da Praia.
Com estas previsões e se eu acertar corro o risco de me chamarem Zandinga, já que da organização nada se sabe etudo isto ser apenas suposições minhas.

Duarte Bettencourt

fevereiro 13, 2009

3º Programa "Três Andamentos" na RTP2

O terceiro programa "Três Andamentos" vai para o ar no próximo domingo, dia 15 de Fevereiro, pelas 18 horas. Destaques deste programa:
Vamos ver como se faz uma operação cirúrgica a um cavalo. Iremos visitar a Quinta da Broa, onde se encontra instalada a prestigiada Coudelaria Veiga. O Dr. Núncio Fragoso vai falar-nos sobre a esperança média de vida nos equinos e veremos qual o ponto da situação do desporto equestre nacional.Os cuidados a ter com os cavalos irão estar em destaque, tal como o Mestre Luís Valença, que nos mostrará os ares altos da equitação.

O segundo dia do fórum

Fotografia de Pedro Costa - Fotaçor


As portas do Ramo Grande abriram-se à tauromaquia, no hall de entrada uma exposição da Galeria d'Arte de Sílvia Teixeira.
A conferência "O Toureio na Cultura" realizada pelo director da revista 6 Toros 6, foi sem dúvida alguma o ponto alto do dia, a sua intervenção foi um tratado, foi pura e simplesmente fantástica a forma como foi resumida toda a história da tauromaquia desde os seus primórdios até aos nossos dias. Sou daqueles que adorava poder ler de novo este tratado sobre a festa dos toiros.
A mesa que se seguiu denominada ao tema " União dos Aficionados" foi seu moderador Maurício do Vale, presentes na mesa estavam representantes de nove nacionalidades que se unem por uma única paixão, a tauromaquia. Tivemos a intervenção dos Presidentes de clubes taurinos espalhados pelo mundo como os de Nova York, Londres, Paris e Milão, foi bonito de apreciar como em países em que a tradição taurina não existe, existem clubes de tauromaquia tão activos e sabedores do mundo taurino, entre os membros destes clubes encontram-se ainda aficionados práticos, que de vez em quando dão largas à sua aficion em faenas de campo ou como no caso de Milão em toureio de salão.
Ouvimos também o que se passa na Venezuela onde o seu presidente Hugo Chavez está travando uma luta contra a tauromaquia, sabendo bem o seu conceito em relação a tudo o que é espanhol, os aficionados venezuelanos tem uma luta dura e desigual nuns pais democrático onde impera uma ditadura.
Do Peru veio também ecos da força dos anti-taurinos em Lima, mas em contrapartida pelo resto do pais a festa prolifera, em 2008 deram-se cera de 400 festejos e foram inauguradas três novas praças de toiros.
A Plataforma para a Defesa da Festa foi criada em Espanha no ano de 2004, contando com cerca de 1800 sócios, esta mesma plataforma já lutou e venceu contra os intentos políticos de 2005/2006 de proibir a festa de toiros na Catalunha, a luta continua e esta associação vai continuar a defender e a promover a festa brava em território catalão.
A Associação Somos Equador, move-se pelo direito que lhes assiste de serem aficionados. Podemos assistir a alguns vídeos publicitários muito engraçados, diferentes e com um sentido de marketing importante para publicitar a festa brava e as suas feiras taurinas.
O Coronel José Henriques numa intervenção brilhante, disse que para combater o inimigo à que ir ao terreno deles (anti-taurinos) e fazer com eles também se misturem connosco de forma a podermos anular o inimigo no seu próprio terreno.
(Continua)

Duarte Bettencourt

O primeiro dia do fórum (II)

Fotografia de Pedro Costa - Fotaçor

Após o Coffee break, Maurício do Vale entreviu lendo duas mensagens deixadas ao fórum pelos matadores de toiros El Juli e Joselito, de seguida foi a vez da realização da mesa redonda subordinada ao tema "Política e Toiros". Foi uma mesa muito interessante de ouvir e acompanhar. Ficamos a conhecer melhor a existência da Associação Espanhola de Taurinos Parlamentares, associação esta onde a única cor politica é e será sempre a politica da festa dos toiros, longe das amarras partidárias podem assim os políticos em conjunto com os seus ideais taurinos defender a festa e acima de tudo defender os interesses do povo aficionado que neles votaram, tudo resto fica de fora desta associação que visa promover ao mais alto nível politico a defesa da festa, ficamos gratos por também saber que à imagem do que já se fazia por França e do que se faz por Espanha, o deputado Joaquim da Ponte eleito pelo PSD no circulo eleitoral dos Açores à Assembleia da Republica, está juntamente com o antigo parlamentar Salter Cid a reunir actuais e antigos parlamentares para também em Portugal se criar uma associação em defesa da festa dos toiros.
Foi também abordada o tema da Mesa del Toro, que foi nada mais, nada menos do que a defesa da Festa no Parlamento Europeu, ela englobou desde deputados, toureiros, moços de espadas, enfim todos os que de uma forma ou de outra estão envolvidos na festa. Foi um sucesso esta acção que contou ainda com também com a presença dos matadores de toiros Vítor Mendes, Enrique Ponce, Sebastian Castella e César Ricon.
Da Catalunha veio a má noticia, já bem conhecida dos aficionados, de que à o intuito de acabar com a festa dos toiros naquele território espanhol, o ambiente que lá se vive é de tal forma contraproducente em relação à festa que até o próprio aficionado tem receio de o dizer. Mas os taurinos estão se unindo de forma a combater esta tentativa do povo, pois é do povo que esta partiu incentivada como é óbvio pelos anti-taurinos.
Nós os taurinos somo moralmente mais fortes e vamos conseguir combater esta ameaça inquisitória de acabar com o gosto das minorias, espero que assim seja e que a festa na Catalunha seja salva e que se salve os direitos de quem tem o direito de ser taurino.
Moita Flores foi fenomenal na sua intervenção e numa delas disse tudo sobre o que pensa da politica e dos políticos em Portugal, disse que era autarca à apenas três anos e meio e que pensava não o ser por muito mais tempo pois o mundo da politica portuguesa está envolta num cinismo e num jogo de interesses e que isso não era coisa para ele. Disse também um excerto aos presentes de um verso da escritora Sophia de Mello Breyner, "as pessoas sensíveis detestam ver matar uma galinha mas adoram uma canja de galinha" isso diz tudo, como ò outro que diz para bom entendedor meia palavra basta. Também defendeu que se não se deve perder a cultura de um povo em função da massificação europeia.
Muito mais se disse e mais haveria para dizer, fica aqui um pouco do que por lá se passou.
Em jeito de conclusão gostava de deixar aqui duas críticas a primeira é que na Terceira existem onze ganadarias de bravo mas no fórum só lá encontrei quatro deles, onde estiveram os outros, há! já sei isto não era para se tratar da tourada à corda, outra foi a do almoço que se seguiu no Solar da Mãe de Deus, residência oficial do representante da republica, onde estava ele ou quem por ele se poderia ter representado a dar os cumprimentos de boas vindas sinal como é obvio de boa educação, no mínimo.

(Continua)

Duarte Bettencourt

Revista Equitação


fevereiro 09, 2009

O primeiro dia do fórum

O dia amanheceu frio quiçá o dia mais frio do ano, mas às nove horas da manhã já se sentia que algo de importante se iria passar na sala maior do teatro, angrense.
Por entre interrogações do que se iria passar, reencontrar velhos amigos, foi entregue no secretariado a todos os participante um crachá identificativo e uma pasta de congresso onde dentro vinha uma medalha em bronze alusiva à ocasião.
Com algum atraso iniciou a função o Presidente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Arlindo Teles, que na sua excelente prelecção deixou passar que a qualidade da festa brava na ilha Terceira passava por entre outras coisas pela cobertura da praça de toiros da Ilha Terceira, pela sorte de varas com toiros em corridas e deixar os novilhos para as novilhadas... Salientou também que a cobertura da praça a transformaria numa estrutura multiusos. Apresentou também a iniciativa Taurotur, no sentido de envolver e dar a conhecer a quem nos visita a dimensão da festa brava no meio do atlântico.
Depois e como já referi no artigo anterior foram feitas as boas vindas pelos representantes das entidades oficiais, menos o da C.M.P.V.
Seguiu-se a palestra do Dr. Álvaro Monjardino subordinada " A evolução da Tauromaquia nos Açores - o seu contexto jurídico". Esta excelente palestra abordou os princípios da festa nos primórdios do povoamento, lembrou a proibição do bispado de Angra em 1559, que proibiu que se corressem toiros nos adros das Igrejas, que no século dezassete se corriam toiros, matavam e depois os comiam, relembrou a existência de duas praças de toiros em Angra do Heroísmo, a de São João e a do Espírito Santo, da rivalidade entra elas e em especial a rivalidade apaixonada entre Joseíto e Pechuga no ano de 1895, nesse mesmo ano deu-se 18 corridas de praça quatro das quais em apenas dois dias. Mais disse sobre a festa na Terceira, claro que não toda, mas se fosse para a contar levaria muito tempo pois esta mescla-se com a história da Ilha Terceira.
Passou então a abordar a legislação do qual é mestre, relembrando o triste acontecimento de 2001 com a proibição da sorte de varas e deixou a todos os participantes que com o novo Estatuto Administrativo da Região Autónoma dos Açores tudo é possível aja vontade política para o fazer.
Duarte Bettencourt
(continua)

fevereiro 07, 2009

O Fórum

Fotografia Pedro Costa - Fotaçor

Vem já fora de data e de oportunidade, mas não posso de deixar de escrever sobre tão importante evento taurino realizado na Capital Taurina do Atlântico, a minha Ilha Terceira.
Problemas técnicos impediram-me de no fim do congresso proferir a minha humilde opinião assim como descrever o que de melhor por lá se passou, vou tentar em próximos artigos rever o Fórum Mundial de la Cultura Taurina.
A Tertúlia Tauromáquica Terceirense está de parabéns e estão também de parabéns todos os que de uma forma ou de outra ajudaram na realização de tão importante evento.
Pessoas vindas dos quatro cantos do mundo agradeceram a hospitalidade tão terceirense de bem receber e deram vivas à excelente organização.
O tempo este não quis ajudar mas lá se conseguiu cumprir tudo o auspicioso programa, até debaixo de um verdadeiro temporal se tentou uma excelente novilha da ganadaria de Rego Botelho.
Alguns pequenos atrasos, nada de anormal num tamanho evento, mas houve um coisa que a mim e não só, deixou boquiaberto. No primeiro dia e na abertura interviu e muito bem o presidente da T. T. T. Arlindo Teles, depois e como manda a praxe foi vez da representante da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, depois a representante do Governo Regional, a Directora Regional da Cultura e por ultimo lá estava sentado o representante da Câmara Municipal da Praia da Vitória que nem bom dia deu aos participantes, ora bem devem pensar os que me lêem mas que importância tem isso para tão simples intervenção? , eu digo que tem e muita, pois mostra e demonstra a toda a aficion em geral de como vai a cultura taurina no concelho da Praia da Vitória. Há muita falta de cultura taurina no meu Concelho, que pena e maior pena tenho quando esta vem dos nossos governantes eleitos com os nossos votos, com o meu foi de certeza.
Mas isso é só um aparte de um angrense naturalizado praiense.
Tudo o resto foi de duas orelhas e rabo.
continua)

Duarte Bettencourt

Sol e Sombra novo site de informação taurina


Nasceu Sol e Sombra um novo site de informação taurina, trata-se de um projecto conjunto de João Silva (fotografo), Raul Caldeira, Patrícia Costa e Madalena Barbosa.
Muita informação se pode encontrar pelo novo site como por exemplo a secção dedicada às quadras dos cavaleiros, reportagens fotográficas, artigos de opinião e muito mais. Visite este novo meio de informação taurina.
O Terceira Taurina deseja a toda a equipe os maiores sucessos informativos.

Três Andamentos


Amanhã pelas 18 horas não perca no canal 2 da RTP, ao segundo programa Três Andamentos da autoria de José Cáceres.
Neste programa o Eng. José L. Sommer D`Andrade vai falar-nos sobre o cavalo do Sorraia, haverá também oportunidade para aprendermos tudo sobre a pelagem dos cavalos e a inseminação artificial. Paulo Branco mostra-nos que a sua vida não é só cinema e a equitação irá merecer todo o destaque com o Mestre Luís Valença e a amazona Maria Moura Caetano.

Tendido Cero

Hoje pelas 23 horas e 30 minutos no canal TVE Internacional assista a mais um programa taurino Tendido Cero. Esta semana TC tem como temas principais "La Trashumancia III", uma reportagem sobre a novilhada da La Feria de Valdemorilo, uma reportagem também sobre a preparação do matador Ruben Pinar, que estará entre nós nas próximas Sanjoaninas, o programa irá recordar a faena de Sebastian Castella em Nimes na sua encerrona de 20 de Setembro último, na rubrica "De Memória" poderemos assistir ao treino à porta fechada do matador António Bienvenida na antiga praça de toiros de Vista Alegre, no ano de 1966, ao anúncio do festival benéfico em favor do bandarilheiro hoje paraplégico Adrian Gomez e por último na rubrica "De Campo" podemos assistir à aquisição de uma ganadaria de procedência Santa Coloma pelo antigo matador de toiros Carlos Aragón Cancela. Em suma mais um interessante programa Tendido Cero.
Se quiser assistir ao programa via internet clique aqui.

fevereiro 06, 2009

Tourada dos Estudantes

Este ano e como manda a tradição os estudantes da Secundária de Angra organizam a tradicional Tourada dos Estudantes. Este ano a C.O.T.E (Comissão organizadora) é presidida por Nelson Bernardo tendo por adjuntos Bruno Furtado, Luís Leandro e Wilson Vieira. Do programa que se inicia amanhã com a Tenta dos Estudantes, marcada para 13 horas e 30 minutos no habitual tentadero da ganadaria de Rego Botelho, tem continuidade no próximo Domingo com a Volta à Ilha, promovendo o festejo com folia e muito arranhão. Para o dia 22 deste mês está agendada a Garraiada dos Estudantes onde na parte dita séria da tourada compete ao jovem praticante João Pamplona lidar dois novilhos do ganadeiro Humberto Filipe, que serão pegados pelos Juvenis da T. T. T., para os cómicos sairá quatro vacas para as habituais brincadeiras.
No Domingo gordo antecedendo a tourada haverá o habitual desfile pelas ruas da cidade de Angra do Heroísmo, como sempre a irreverência estará pressente assim como uma mordaz critica social, dos vários quadros que compõe o desfile destaca-se a A Falta de Agua, Homenagem ao 64, A Crise na Banca e a Educação.
É ponto chave, domingo gordo é dia de ir à Praça de Toiros da Ilha Terceira ver e apoiar uma manifestação taurino carnavalesca de valor cultural.