Feira de São João começa amanhã

A Feira de São João deste ano tem o seu inicio, amanhã dia 21 de Junho, com uma Corrida Concurso de Ganadarias...

Triunfo de Tiago Pamplona e Sérgio Aguilar no Festival de Beneficência

Há já algum tempo que não tinha o prazer de tomar notas numa corrida de toiros...

Comunicado - Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande - Feira de São João 2015

"O Grupo de Forcados de Amadores do Ramo Grande anuncia que não pegará no Concurso de Ganadarias da Feira de São João 2015 "

novembro 28, 2009

Úlitima edição da Revista Equitação


novembro 27, 2009

Programação TV

Sábado, 28 de Novembro

23h25m - Tendido Cero - TVE i

Domingo, 29 de Novembro

12h00m - Extremadura Tierra de Toros - Extremadura Tv

novembro 22, 2009

João Pedro Silva na equipa de Vítor Ribeiro

O bandarilheiro terceirense João Pedro Silva ocupou recentemente o lugar deixado vago pelo bandarilheiro João Santos na quadrilha do cavaleiro Vitor Ribeiro. O jovem bandarilheiro que esteve recentemente às ordens do cavaleiro Rui Salvador completa com António Soller Garcia a quadrilha do cavaleiro da margem sul.

"Realizado na Terceira - Fórum da Cultura Taurina candidato a Prémio de Turismo"


Fotografia Pedro Costa - Fotaçor



"O Fórum Mundial de Cultura Taurina, que decorreu entre 29 e 31 de Janeiro deste ano, na ilha Terceira, é candidato à 5ª edição dos Prémios Turismo de Portugal, na categoria de “Eventos”.

O presidente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense considera que a distinção “traduz o reconhecimento de um evento de grande envergadura, que trouxe cerca de 350 pessoas à Terceira, realizado no meio do Atlântico”.

Em declarações ao nosso jornal, Arlindo Teles sublinhou que, além da candidatura aos Prémios de Turismo, o Fórum Mundial já havia sido “alvo de efusiva felicitação por parte da Associação Taurina Parlamentar de Espanha”.

O empreendimento Portas do Mar, a Praia do Areal de Santa Bárbara e o Fórum Mundial de Cultura Taurina são os três projectos açorianos candidatos à 5ª edição dos Prémios Turismo de Portugal.

Este ano, findo o período de candidaturas, deram entrada um total de 188 projectos, o que representa um aumento de cerca de 42% face a 2008.

A repartição entre projectos públicos e privados surge equilibrada uma vez que 89 são candidaturas de iniciativas privadas, cinco das quais são parcerias público-privadas e as restantes 94 são iniciativas públicas.

Os projectos candidatos abrangem todo o território nacional com ênfase para o Norte, Centro e Lisboa. Seguem-se Algarve e Alentejo.

Com menos candidaturas surgem a Madeira e os Açores. Os projectos concorrem a uma das sete categorias: “Novo Projecto Privado”, “Novo Projecto Público”, “Requalificação Projecto Privado”, “Requalificação Projecto Público”, “Serviços”, “Animação e Eventos” e “Sustentabilidade Ambiental”.

Existe ainda o “Prémio Especial Turismo de Portugal”, não sujeito a concurso, que distingue um dos projectos apoiados pelo Instituto nos últimos três anos. Aproveitar a divulgação Os projectos açorianos concorrem às categorias “Novo Projecto Público” (Portas do Mar e Praia do Areal de Santa Bárbara) e “Eventos” (Fórum Mundial da Cultura Taurina).

Carlos Adalberto Silva, da administração dos Portos das Ilhas de São Miguel e Santa Maria, refere que a candidatura das Portas do Mar “resulta do facto de ser um projecto que se enquadra no âmbito dos Prémios do Turismo pois combina lazer, cultura e funcionalidade, ao promover uma relação estreita com o mar numa vertente predominantemente turística em que a moderna arquitectura e o terminal de cruzeiros são os principais factores de diferenciação”.

Ainda segundo Carlos Adalberto Silva, “não há melhor forma de divulgar as Portas do Mar do que através da candidatura aos Prémios de Turismo, pois como o projecto foi marcante nos Açores e a nível nacional, a nossa convicção é de que a candidatura vai ter sucesso”.

Já para a Câmara Municipal da Ribeira Grande, que candidata o projecto relativo à intervenção na Praia do Areal de Santa Bárbara, tão importante como vencer é a divulgação que decorre da iniciativa. “Consideramos que após a intervenção camarária a Praia do Areal de Santa Bárbara reúne todas as condições para concorrer e por isso decidimos avançar.

De qualquer modo, independentemente de ganharmos ou não, sabemos que o Instituto de Turismo de Portugal promove e divulga as candidaturas, o que pode trazer benefícios a nível da procura turística para a Ribeira Grande”, explica o autarca Ricardo Silva. Vencedor anunciado na BTL 2010 Encerrada a fase de candidaturas, o passo seguinte passa pela análise prévia à elegibilidade das candidaturas apresentadas e ao seu correcto enquadramento nas sete categorias a concurso (a cargo da Deloitte).

O júri, presidido por André Jordan e constituído por José Carlos Pinto (presidente da Confederação do Turismo Português), António Perez Metelo (jornalista) e Luis Patrão (presidente do Turismo de Portugal, IP) procederá à aferição do mérito das candidaturas a concurso em reunião a realizar no próximo mês de Dezembro.

Os prémios e menções honrosas serão anunciados numa cerimónia pública que terá lugar a 13 de Janeiro, pelas 11H00, no Auditório 1 do Centro de Reuniões da Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, no âmbito da Bolsa de Turismo de Lisboa 2010.

Na mesma ocasião será, igualmente, atribuído o “Prémio Especial Turismo de Portugal”"

novembro 19, 2009

Amadores de Ramo Grande em Atarfe


O Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande irá participar no IV Certame de Rejoneio apoiado e transmitido pelo Canal Sur para toda a Andaluzia e para todo o mundo através do canal por satélite Andalucia Tv.
O grupo comandado por Filipe Pires irá estar presente na arena coberta da cidade de Atarfe na tarde de 24 de Janeiro próximo, que pela primeira vez irá pegar toiros desembolados. Será sem dúvida uma jornada de grande importância para o novel grupo de forcados terceirense.
Que Deus reparta sorte nesta jornada de afirmação da aficion terceirense.

novembro 13, 2009

"Governo propõe - Novo regulamento para espectáculos tauromáquicos"


"O Governo Regional dos Açores aprovou ontem a proposta de Regulamento Geral dos Espectáculos Tauromáquicos de Natureza Artística, que cria uma Comissão Regional de Tauromaquia, considerando que o sector possui características específicas que justificam um especial tratamento legislativo.
Nesse sentido, este regulamento adapta-se à realidade da actividade tauromáquica açoriana, abrangendo “as formas tradicionais deste espectáculo e as aspirações do público aficionado”, refere o comunicado final da reunião do Conselho do Governo.
O documento abrange todos os espectáculos relativos à lide de reses bravas, incluindo corridas de praça, novilhadas populares, corridas mistas, festivais e variedades taurinas, definindo as condições de licenciamento, direcção e acompanhamento dos espectáculos, bem como dos locais, reses e artistas envolvidos.
O regulamento prevê a criação de uma Comissão Regional de Tauromaquia, com representantes de diversas entidades ligadas a esta actividade, que terá como principais funções propor as medidas necessárias ao desenvolvimento do sector, analisando a cada ano a forma como decorreu a temporada e definir a classificação a atribuir às praças de toiros.
A proposta do governo prevê ainda a criação de um corpo de delegados técnicos tauromáquicos, composto por directores de corrida e médicos veterinários, a quem competirá orientar o desenrolar dos espectáculo e assegurar as condições de segurança e bem-estar."

novembro 10, 2009

Piel deToro - Capítulo 50 : Toros a puerta cerrada

novembro 07, 2009

Ruedo Ibérico de Novembro


"Já está nas bancas a edição de Novembro da revista RUEDO IBÉRICO.
Neste número 57 o aficionado pode encontrar diversos temas de interesse:
Na capa vem o cavaleiro praticante Marcelo Mendes, que realça a sua temporada de êxitos e destaca-se também a Feira Taurina de Vila Franca de Xira, com 6 páginas, onde se pode encontrar uma magnífica reportagem fotográfica a preto e branco, da fotógrafa Ana Serra.
Outros destaques deste número são a Festa da revista “Ruedo Ibérico” no Redondo e a excelente festa em Vila Boim, depois do festival taurino ali realizado e o qual também destacamos.
Pode encontrar ainda um artigo sobre a brilhante temporada da cavaleira praticante Isabel Ramos.
Nesta edição apresentamos crónicas e apontamentos dos espectáculos realizados em Coruche, Sousel, Montijo, Santarém, Alcácer do Sal, Vila Boim, Redondo, Labrugeira, Tomar e Marinhais.
Fazemos ainda uma retrospectiva do mês de Outubro na Monumental de Albufeira e da última corrida da temporada no Campo Pequeno, sem esquecer a festa de campo da Tertúlia Nossa Senhora do Carmo de Sousel.
Nas rubricas “Momentos” e “Ruedos de Espadas”, recordamos os nomes de Joaquim José Correia “Quim Zé” e de Ricardo Chibanga, em duas colunas assinadas por Manuel Ribeiro.
A não perder as duas novas secções do “Ruedo Ibérico”, que são “Arte Equestre” e “Ruedo dos Leitores”; imperdíveis também são os “Curtos”, assinados pelo nosso director Pedro Pinto e também o seu editorial, sem esquecer o habitual artigo de opinião de Sónia Batista.
A terminar, destaque também para as “Nomeações dos Triunfadores da Temporada”, na óptica de 10 colaboradores da revista e nos quais serão os leitores a votar!
Tudo isto e muito mais, numa edição a não perder!"

Tierra de Toros III

Programação Tv

Sábado, 7 de Novembro

23h25m - Tendido Cero - TVE i

Domingo, 8 de Novembro

12h00m - Extremadura Tierra de Toros - Extremadura Tv

novembro 03, 2009

Novo Burladero de Novembro

in Novo Burladero


"Destaques de NOVEMBRO

Caros Leitores,
Nos dias 2 e 3 de Novembro estará à venda nos locais habituais a edição N.º 252 da nossa revista.
A NB de Novembro está recheada de motivos de interesse. Na parte final da temporada, acompanhámos ao detalhe as corridas realizadas no Campo Pequeno, Santarém, Alcácer do Sal e a Feira de Outubro de Vila Franca de Xira. Nas nossas incursões fronteiriças a Espanha, testemunhámos em Zafra a tarde mágica de Miguel Ángel Perera e fomos posteriormente a Almendralejo e Villafranca de los Barros acompanhar as “aulas práticas” do encontro final de Novilhadas da Federação Internacional de Escolas Taurinas.
Na despedida de um trabalho onde, ao longo de dois anos, Luís Esteves historiou 22 Coudelarias Toureiras, damos lugar à emblemática criação de Branco Núncio. Outro artigo que também chega ao fim é a História da Tauromaquia, onde o Coronel José Henriques nos fala nos “Fantásticos anos noventa…”
Terminada mais uma época taurina, elegemos aqueles que, para nós, foram os Cavalos Toureiros em destaque durante a temporada 2009, tanto ao nível dos mais conhecidos como em relação aos novatos.
Ouvimos o forcado Vasco Dotti depois da sua despedida como cabo dos Amadores de Vila Franca de Xira, numa interessante e frontal conversa. Com a temporada no outro lado do Oceano Atlântico a ter começo, estreamos Noticias das Américas, um trabalho de compilação de Carlos Martins que os vai trazer informados sobre o que de mais importante por lá se passa. Também novidade é aquela que nos oferece Sérgio Perilhão com o seu Figuras do Campo Ribatejano, onde começa por contar a história da vida do campino João Preceito. Outro artigo com interesse é o dedicado ao Manifesto pela Liberdade Taurina em Barcelona, assinado pelo poeta catalão Pere Gimferrer.
Para além de tudo isto, as costumadas rubricas Al Alimón, Taurocultura, Notícias, Curtas, Tertúlia NB, Saiba que…, Recordações a Preto e Branco, Da Barreira…, Os portugueses no estrangeiro, À Boca do Burladero, 5.ª Coluna, Efemérides e Álbum de Memórias completam mais uma edição da NB a não perder."