Feira de São João começa amanhã

A Feira de São João deste ano tem o seu inicio, amanhã dia 21 de Junho, com uma Corrida Concurso de Ganadarias...

Triunfo de Tiago Pamplona e Sérgio Aguilar no Festival de Beneficência

Há já algum tempo que não tinha o prazer de tomar notas numa corrida de toiros...

Comunicado - Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande - Feira de São João 2015

"O Grupo de Forcados de Amadores do Ramo Grande anuncia que não pegará no Concurso de Ganadarias da Feira de São João 2015 "

dezembro 28, 2009

Cartéis de Atarfe são hoje apresentados nos Açores

"Os cartéis do 4º Certame de Rejoneio de Atarfe (Granada) são hoje (segunda-feira) há tarde (pelas 19h30 – hora local) apresentados nos Paços do Concelho da Câmara Municipal da Praia da Vitória. Participarão nessa apresentação, Pedro Pinto (em representação da empresa) e Filipe Pires, cabo do grupo de forcados Amadores do Ramo Grande, que irão actuar na tarde de 24 de Janeiro.
Recordemos que as participações portuguesas estarão a cargo de Rui Miguel Guerra e os Amadores de Arronches (dia 10); Marcelo Mendes e os Amadores de Azambuja (dia 17) e Francisco Palha e os Amadores do Ramo Grande (dia 24).
A Ilha Terceira está debaixo de muito mau tempo e a viagem de Pedro Pinto foi bastante atribulada, com o avião a fazer duas tentativas de aterragem sem êxito, devido ao forte vento, o que causou algum pânico. Segundo declarações do próprio, aqueles “foram momentos difíceis, com as mulheres aos gritos e a chorar; gerou-se pânico e tive ali uma altura em que pensei que já não iria aterrar e passou-me muita coisa pela cabeça; mas pronto, tudo acabou em bem”.
A Ilha Terceira tem sido fustigada por inúmeros temporais, o que certamente trará dificuldades principalmente aos ganaderos açoreanos, que vêem as suas pastagens cheias de água e ainda com mais humidade.
Entretanto é de realçar que esta apresentação dos cartéis deve-se à Câmara Municipal local e ao Governo Regional, que se sentem orgulhosos de ver o nome dos Açores constar em tão importante certame espanhol."

dezembro 25, 2009

Programação TV

Domingo, 27 de Dezembro


00h05m - Tendido Cero - TVEi

12h00m - Extremadura Tierra de Toros - Extremadura Tv

Cartões de Natal


Boas Festas, um Santo Natal e Ano Novo feliz

Os desejos de Bom Natal a todos os que me acompanham. Espero que passem um Santo Natal junto dos que vos amam e que o ano de 2010 seja para todos vós um ano de muita alegria e felicidade.
A todos os aficionados que diariamente visitam o meu blog, votos de boas faenas e que 2010 seja um ano de afirmação da tauromaquia como património cultural universal.
Obrigado por continuarem a fazer com que tenha mais vontade de fazer mais e melhor pela tauromaquia açoriana.
Saudações taurinas.
Um abraço.
Duarte Bettencourt

dezembro 13, 2009

“Ruedo Ibérico” de Dezembro


"Já está nas bancas a revista “Ruedo Ibérico” de Dezembro.
Nesta edição pode encontrar a 1ª Parte do “Especial Golegã”, onde se destacam as fotos dos cavaleiros tauromáquicos, que não quiseram perder o dia de São Martinho.
Na capa vem uma foto do Eng.º José Samuel Lupi e do Dr. José Manuel Pires da Costa, fazendo o “passeio” pela manga da Golegã.
O leitor pode ainda encontrar uma entrevista com Abel Correia, que se assume “Mourista até morrer…” e ainda as crónicas do encerramento da temporada no Redondo e no Cartaxo, assinadas por Joaquim Mesquita e Pedro Pinto.
Fomos descobrir como vai ser o Natal de 16 personalidades da nossa festa e as respostas foram as mais diversas.
Na rubrica “Momentos”, Manuel Ribeiro recorda José Barahona Núncio e nas “Histórias de Inverno” recorda as praças de toiros de Algés, Malveira e Cascais.
Uma interessante reportagem sobre o convívio pára-quedista em Vila Nova da Barquinha e o jantar dos forcados Amadores de Arronches, são mais dois dos destaques deste número 58.
Catarina Soares Pinto esmiúça o 1º Fórum do PSL, que decorreu em Arruda dos Vinhos, na coluna “Arte Equestre”. Os “Ruedos de Sentimento”, da autoria de Sónia Batista e os curtos e editorial do director Pedro Pinto, tornam este número imperdível.
Também nesta revista se distribui mais um boletim de voto, onde o leitor pode contribuir para os triunfadores da temporada da revista “Ruedo Ibérico”.
A não perder!"

dezembro 08, 2009

Carteis do IV Certame de Rejoneio de Atarfe


Celebra-se em Janeiro próximo na cidade de Atarfe o IV Certame de Rejoneio daquela cidade andaluza. Patrocinado desde a primeira edição pelo canal de televisão Canal Sur, o mesmo tem vindo a grangear uma grande falalnge de aficionados espanhois e portugueses que assistem ás corridas através do canal por satélite Andalucia Tv. Este ano o empresário Pedro Chicote leva à arena do Coliseu de Atarfe os seguintes carteis:


- Domingo 10 de Janeiro.
Novilhos de Conde de la Maza para Óscar Rodríguez Gaona, Agustín Solano e Rui Miguel Guerra.
Forcados Amadores de Arronches.

- Domingo 17 de Janeiro. 
Novilhos de La Prusiana para Luis Miguel Arranz, José Antonio Mancebo e Marcelo Mendes.
Forcados Amadores da Azambuja.

- Domingo 24 de Janeiro.
 Novillos de Villamarta para Juan Manuel Cordero, Francisco Palha e Rubén Marín.
Forcados Amadores do Ramo Grande.

- Domingo 24 de Janeiro.
Final do Concurso.
Novilhos de Millares para os três cavaleiros/rejoneadores mais bem pontuados e o melhor grupo de forcados das eliminatórias.

dezembro 04, 2009

Programação TV

Sábado, 05 de Dezembro

23h25m - Tendido Cero - TVE i

Domingo, 06 de Dezembro

12h00m - Extremadura Tierra de Toros - Extremadura Tv

15h55m - Corrida de Toiros - Andalucia Tv

Corrida de Toiros domingo no Andalucia Tv


O canal por satélite Andalucia Tv retransmite domingo, dia 6 de Dezembro pelas 15 horas e 55 minutos, uma corrida de toiros desde de Quito no Equador. Os toiros pertencem à ganadaria de Huagrahuasi-Triana e serão lidados pelos matadores El Juli, Sebastián Castella e Luis Bolívar. Uma corrida a não perder e que ajudará com certeza a passar uma boa tarde de domingo.

dezembro 01, 2009

Novo Burladero de Dezembro


"A última edição do ano, como é hábito por estas alturas, é dedicada à tradicional Feira de São Martinho, na Golegã. A mais ampla reportagem de quantas se fazem na imprensa portuguesa sobre a secular feira, regressa às páginas da NB com o costumado rigor informativo. Para além de poder ficar por dentro dos resultados das diversas provas e concursos, poderá apreciar as imagens de muitos daqueles que criam, com a sua presença, o ambiente único que se vive na castiça vila ribatejana em cada Novembro. Dedicamos ainda duas páginas à “Golegã de outros tempos”, com personalidades cimeiras do passado e em “Figuras da Feira” entrevistámos um aficionado que não perde uma Feira de S. Martinho há… 74 anos: Fernando Metzner Serra.
Mas a NB de Dezembro é muito mais que a Feira da Golegã.
O destaque de capa vai para três temas principais: A análise à temporada 2009 no Campo Pequeno; o teste aos novos ferros que se realizou em Évora; e a estreia de “Lugar aos Novos” com a cavaleira amadora Verónica Cabaço.
No “limpar dos cestos” da temporada 2009, apresentamos as crónicas dos últimos festejos taurinos do ano: Évora, Redondo e Cartaxo. Fomos ao campo, à Herdade do Balancho, assistir a uma tenta de machos. As Notícias das Américas chegam através da pesquisa e da selecção de Carlos Martins; em Taurocultura, Vítor Escudero apresenta o pintor José Campas; a não perder, as “Cartas de desamor” na Tertúlia NB de David Leandro; a afición do famoso escultor João Cutileiro é o tema de António José Zuzarte em Recordações a Preto e Branco; a apresentação de Manolo Arruza no Montijo é recordada por Fernando Marques na sua 5.ª Coluna; em Efemérides, Tiago Fadigas recorda-nos a figura do matador mexicano Fermín Rivera; em Figuras do Campo Ribatejano, Sérgio Perilhão fala-nos do campino António Cordeiro Guilherme; e em À Boca do Burladero, Catarina Bexiga aborda a questão da ambição (ou da falta dela…) dos jovens cavaleiros que estão a despontar.
Agora que estamos em pleno defeso, lugar também para a diversão com Palavras Cruzadas e Pilha de Palavras… taurinas. Passa-se o tempo e sempre se aprende algo…
Em fim de ano, mais uma edição da NB a não perder. A todos os nossos leitores, desejamos FESTAS FELIZES e que 2010 nos traga SAÚDE, PAZ e muita AFICIÓN!"