janeiro 06, 2010

Novo Burladero de Janeiro


"Com um ligeiro atraso devido a problemas de produção, cujo pedido de desculpas fica desde já registado, durante esta semana estará à venda a primeira edição de 2010 da NB.

Neste início do novo ano, lançamos a primeira de quatro ESPECIAIS onde dissecamos a temporada de 2009. Em vez de acumularmos toda essa informação no nosso número de Aniversário, como é costume fazermos em Abril, decidimos dividi-la em quatro temas – GANADARIAS, TOUREIO A CAVALO, FORCADOS e TOUREIO A PÉ.
Neste N.º 254 da NB, abrimos com o ESPECIAL GANADARIAS, edição onde entrevistamos João Santos Andrade, presidente da A.P.C.T.L. sobre o momento que a ganadaria brava atravessa em Portugal e as perspectivas para a próxima temporada; e o ganadero Joaquim Grave sobre o ressurgir dos “murteiras”, depois de ter substituído, há sete anos, o seu pai na orientação da ganadaria.
Destaque também para os números ganaderos de 2009: Quem lidou em Portugal, quem lidou no estrangeiro, o Quadro de Honra onde surgem os toiros destacados da temporada, os concursos de ganadarias e os gráficos do movimento ganadero em Portugal nos últimos anos.
Mas a edição de Janeiro da NB não se limita ao tema ganadero: Os realces de capa incluem a Temporada de A a Z e o Lugar aos Novos com o amador João Maria Branco. Depois, Carlos Martins traz-nos as mais recentes notícias da temporada americana; Joaquin Terruela é o pintor escolhido por Vítor Escudero para a Taurocultura; David Leandro comenta na sua Tertúlia NB as barbaridades que os anti-taurinos vomitam à porta das praças de touros; Em À Boca do Burladero, Catarina Bexiga aborda o tema “Em redor do toiro…”: na página de Antologia repescámos um excelente texto de Ruy de Andrade sobre “Toureio Português”; na sua Da Barreira… Carlos Martins acredita no “ressurgir do toureio a cavalo”; Recordamos o “Zeus”, magnífico cavalo toureiro de José Luís Cochicho, falecido no início de Dezembro; José Canário é o campino escolhido por Sérgio Perilhão para Figuras do Campo Ribatejano; nas suas Recordações a Preto e Branco, Zuzarte fala-nos da “Associação Veirense de Aficionados ao Toiro e ao Cavalo”; ABC da Tauromaquia é uma novidade que Catarina Bexiga trás aos aficionados; as Efemérides de Janeiro de Tiago Fadigas; e no ressurgido Cartaz de Toiros os primeiros cartéis do ano.
Por último, oferecemos um bonito Calendário Taurino 2010, com magníficos apuntes de López Canito. Bom ano para todos!"

0 comentários: