março 18, 2010

"Em Outubro - Congresso Mundial de Ganaderos na Terceira"

 in aUnião 

"A ilha Terceira irá receber no próximo mês de Outubro a 9ª edição do Congresso Mundial de Ganaderos, uma organização da Tertúlia Tauromáquica Terceirense em conjunto com a Associação Regional dos Criadores da Tourada à Corda.
Este encontro, um dos maiores a nível mundial no que à festa brava diz respeito, irá reunir cerca de 300 pessoas entre ganaderos e outras personalidades vindas dos oito países taurinos do mundo.
De acordo com Arlindo Teles, presidente da Tertúlia, o congresso irá decorrer em diversos locais espalhados pela ilha, estando ainda por acertar as datas definitivas.
Nestes encontros, afirma o dirigente, “ discute-se o toiro de uma perspectiva científica. Da genética à psicologia, o toiro é dos animais mais estudados e esse conhecimento está em constante evolução”.
Receber na Terceira tanta gente dos mais variados pontos do mundo taurino será também uma ocasião que os organizadores locais não querem deixar escapar para promover a festa brava açoriana e o arquipélago no geral.
“ Vamos mostrar a nossa realidade, as nossas ganadarias e tudo o mais que se possa promover dos Açores, como o golfe, a gastronomia, a nossa cultura no geral”, afirma o responsável.
A vontade de organizar a edição de 2010 do Congresso Mundial de Ganaderos na Terceira surgiu na última edição, realizada em 2007 no México, onde a ilha foi representada por uma delegação.
Na altura, os responsáveis da Tertúlia Tauromáquica Terceirense perceberam que a edição seguinte estava destinada a Portugal e encetaram esforços para trazer para os Açores o evento, empresa que foi bem sucedida.
Para Arlindo Teles, a atribuição do congresso marca o reconhecimento internacional pelo trabalho feito, não apenas pela Tertúlia, mas de outras instituições ligadas ao mundo dos toiros na Terceira.
“ A tauromaquia terceirense têm vindo a afirmar-se pelo grande nível intelectual de pensamento e discussão que temos promovido sobre o fenómeno da festa brava”, refere, “ e esse trabalho tem ganho pontos a nível internacional”.
Para além do congresso em Outubro, a Tertúlia está já a preparar a 2ª edição do Fórum Mundial da Cultura Taurina, que deverá acontecer em 2011.

Prémio em Espanha

A Tertúlia Tauromáquica Terceirense recebeu ontem, em Madrid, Espanha, um prémio atribuído pela Asociación Taurina Parlamentaria do Senado de Espanha pelo trabalho feito na promoção da actividade taurina.

Para o presidente da instituição da Terceira, esta distinção demonstra que o “centro” do mudo taurino olha com muita “admiração e agrado” a forma como a festa brava é vivida nos Açores.

A tauromaquia espanhola conhece cada vez melhor a cultura popular das corridas à corda da Terceira, mas igualmente a mais erudita, das corridas de toiros, afirma Arlindo Teles, creditando as facilidades de comunicação do mundo moderno, onde o fluxo de informação é quase instantâneo, por esse facto."

0 comentários: