março 20, 2010

""Olh’esse toiro! " apresentado a 27 de Março em Fall River"

 in aUnião

"João Costa irá apresentar o segundo livro de “Olh’esse toiro!” no próximo dia 27 de Março, no Teatro Centro Cultural de Fall River, nos Estados Unidos.
O fotógrafo terceirense volta a reunir em livro cerca de uma centena de fotografias sobre as touradas à corda, desta vez com trabalhos captados por toda a ilha Terceira nos últimos dois anos.
O livro conta ainda com um texto de Joaquim Pires, director regional do Desenvolvimento Agrário,sobre a tourada à corda, como esta se desenrola e como é vivida de uma forma tão peculiar pelos terceirenses, que fazem deste fenómeno muito mais que uma manifestação tauromáquica mas principalmente um momento de convívio, socialização, e, na base de tudo, grande festa.
João Costa explica que neste novo livro “tentei fugir da agressividade, de fotos de pegas, que não são muito aceites no estrangeiro”. Desta forma, as fotografias focam-se mais em toda a envolvência que caracteriza uma tourada à corda, como a decoração dos locais e as gentes que assistem ao espectáculo.
O fotógrafo dedica o segundo volume de “Olh’esse toiro!” a Ricardo Jorge, “ grande amigo e aficionado, infelizmente já desaparecido”.
O autor justifica esta homenagem como agradecimento “pelos muitos conselhos sobre toiros que me deu e por toda a amizade que me dispensou ao longo dos anos”.
Esta obra, editada pela BLU Edições, será lançada em duas línguas, português e inglês, com a tradução a cargo de Linda Anne Maria Costa e Maria Costa de Sousa.
Apesar deste ser o segundo livro que publica sobre as touradas à corda, João Costa não cumpriu ainda o seu sonho – publicar um volume com fotografias de touradas de todas as freguesias da ilha – situação que deverá ocorrer com o lançamento de um terceiro volume “ quando a minha vida profissional me der tempo para realizar essa vontade”, perspectiva.
Depois da viagem a terras americanas, “Olh’esse toiro!” será igualmente apresentado oficialmente na Terceira, durante o mês de Abril, altura em que começará a ser vendido nas livrarias.
O primeiro volume desta obra teve uma segunda edição que se encontra, de momento, esgotada, tendo vendido cerca de cinco mil exemplares.

Comitiva praiense

A apresentação de “Olh’esse toiro!” em Fall River insere-se na deslocação de uma comitiva da Praia da Vitória para a apresentação nos Estados Unidos da edição 2010 das festas da cidade.
A ida de João Costa teve o patrocínio de Hélio Melo, embaixador do concelho naquela zona da costa leste dos Estados Unidos Para além do livro, o fotografo irá também apresentar em Fall River uma mostra fotográfica sobre a Praia da Vitória, onde estarão presentes “pelo menos, uma imagem de cada freguesia do concelho”, avança.
Perspectivando a viagem, João Costa afirma que o espaço da apresentação, com capacidade para 600 pessoas, já se encontra esgotado para dia 27, demonstrando, no seu entender “ o quanto os terceirenses, mesmo os que se encontram na diáspora, gostam das suas touradas à corda, paixão que não se vê nas gentes das outras ilhas”."

0 comentários: