abril 19, 2010

Faleceu Raul Pamplona


Faleceu no passado dia 16 de Abril aos 82 anos, fruto de doença prolongada, o conhecido taurino terceirense Raul Pamplona. 
Raul Marino Alves Pamplona dos Reis de seu nome de baptismo, pai do cavaleiro de alternativa João Carlos Pamplona, foi em seu tempo cavaleiro amador, participando activamente nos espectáculos com fins benéficos que na altura surgiam praticamente todas as temporadas. Como exemplo disto mesmo foi a sua participação no festival taurino organizado pela Tertúlia Tauromáquica Terceirense em 1974, na Praça de Toiros de São João, a favor das vitimas das cheias da Casa da Ribeira. Sexta feira  e para o mesmo fim, mas desta vez para a freguesia da Agualva, serão seus netos, Tiago e João, que a exemplo de seu avô irão participar num festival benéfico e ajudar o comum terceirense, que por vezes se vê privado dos seus bens.
A sua vida aficionada levou-o a ser também empresário taurino, organizando espectáculos em algumas ilhas açorianas e também na Califórnia.
Foi criador de cavalos e de reses bravas. A sua paixão pelo campo, pelo cavalo e pelo toiro eram de tal ordem que quando privava com ele, sobre a temática que nos apaixona, um brilho muito especial saltava do seu olhar.
A sua faceta mais conhecida, a de Director de Corrida, foi desempenhada com a sabedoria e o conhecimento tão peculiar que tinha da festa brava.
A festa de toiros açoriana ficou mais pobre com o seu desaparecimento . 
A toda a família enlutada, as minhas mais sentidas condolências.

Duarte Bettencourt

0 comentários: