setembro 23, 2010

Fátima Albino em Livro

O Hotel Terceira Mar recebeu na passada terça-feira, incluída nas Festas de São Carlos, a apresentação do livro de Isabel Coelho Silva "Fátima Albino - Uma ganadeira da Ilha Terceira", uma edição da Bluedições.
A sala de congressos deste hotel angrense foi pequena para a quantidade de amigos, adeptos e aficionados à causa taurica, que com a sua presença quiseram marcar a apresentação deste livro. Abriu as hostes, como boa anfitriã, a Presidente da Câmara Municipal de Angra de Heroísmo, Andreia Cardoso, que teceu elogios às cidadãs e aficionadas angrenses. Francisco Maduro Dias prefaciou o livro e no seu discurso abordou a nossa cultura de forma muito própria e pessoal. Joaquim Pires em representação do Governo Regional, trouxe o comprimento do chefe do executivo açoriano, às duas responsáveis por trazerem à luz do dia um livro que será sem dúvida um marco histórico para as gerações vindouras. Fátima Albino na sua sempre afável prosa, agradeceu o contributo da sua família na gestão da Casa Agrícola, conseguindo tornar as coisas difíceis em fáceis, e que se sentia feliz por deixar nas mãos de suas filhas o legado do seu avô. Isabel Coelho Silva como a sua amiga, agradeceu a presença de todos os presentes e agradeceu também aos seus professores, os seus Mestres. Carlos Alberto Moniz numa estreia absoluta, escreveu um texto aludindo ao célebre Elisa, numa breve alocação à figura central da Festa, o Toiro Bravo, cantou alguns temas do seu vasto reportório sobre a festa brava açoriana, finalizando o serão com um novo tema dedicado a Fátima Albino.
Foi sem dúvida um fim de noite bem passado onde a figura da ganadeira terceirense, Fátima Albino, ficará para sempre lembrada na escrita de Isabel Coelho Silva.

Duarte Bettencourt

1 comentários:

fátima Albino disse...

Obrigado pela boa reportagem sobre este evento e desejo que continues a desenvolver o teu projecto pela Festa Brava, com qualidade e honestidade. O nosso obrigado. Fátima Albino