Feira de São João começa amanhã

A Feira de São João deste ano tem o seu inicio, amanhã dia 21 de Junho, com uma Corrida Concurso de Ganadarias...

Triunfo de Tiago Pamplona e Sérgio Aguilar no Festival de Beneficência

Há já algum tempo que não tinha o prazer de tomar notas numa corrida de toiros...

Comunicado - Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande - Feira de São João 2015

"O Grupo de Forcados de Amadores do Ramo Grande anuncia que não pegará no Concurso de Ganadarias da Feira de São João 2015 "

janeiro 29, 2010

Toiros na televisão este fim de semana

Amanhã pelas 23 horas e 35 minutos veja no canal TVE internacional o programa semanal taurino Tendido Cero. Este sábado poderá assistir, entre outras reportagens de interesse, à visita à ganadaria Guadalmena, à faena de Ruben Pinar em Sevilha a um toiro de San Miguel e à rúbrica "De Memória" com o triunfo de José Antonio Campuzano em Sevilha.
O canal Extremadura TV emite às 12 horas de Domingo, dia 31 de Janeiro, o seu programa Dehesa Brava desta feita numa visita à ganadaria de Victorino Martín. Nesta visita poderá assistir ao saneamento realizado aos animais desta histórica ganadaria de bravo.
Pelas 16 horas de domingo irá para o ar a final do IV Certame de Rejoneio de Atarfe com a presença de Juan Manuel Cordero, Francisco Palha e Juan Antonio Mancebo frente a novilhos de Millares, pegam os Amadores do Ramo Grande, vencedores do concurso para o melhor grupo de forcados, pegam também a convite os amadores do Redondo.

Duarte Bettencourt

janeiro 24, 2010

3ª Eliminatória do IV Certame de Atarfe - Resultado artístico

Finalizada que está a 3ª eliminatória, vencida como atrás já foi referido na parte da forcadagem pelos Amadores do Ramo Grande, deixo-vos o seu resultado artístico.
O rejoneador Juan Manuel Cordero cortou uma orelha no seu primeiro e duas no seu segundo, Francisco Palha cortou um apêndice no que saiu em segundo lugar e mais um apêndice com forte petição do segundo no que saiu em quinto, Rubén Marín escutou três avisos no terceiro e orelha no sexto da tarde.
Nos forcados pegaram os amadores da Chamusca, com duas pegas ao primeiro intento e uma ao segundo e os Amadores do Ramo Grande todos ao primeiro intento.
Os novilhos de Villamarta estavam bem apresentados.

As pontuações foram:
Juan Manuel Cordero - 40 pts
Francisco Palha - 43 pts
Rubén Marín - 27 pts

A final do próximo domingo contará com as presenças de José António Mancebo,  Francisco Palha e Juan Manuel Cordero, juntamente com os Amadores do Ramo Grande.

Duarte Bettencourt

Ramo Grande na final de Atarfe

Com meia casa de entrada o Coliseu de Atarfe recebeu hoje a 3ª Eliminatória do IV Certame de Rejoneio.
A presença dos forcados Amadores do Ramo Grande aguçaram o apetite aos aficionados terceirenses e fizeram com certeza que, muitos assistissem a esta eleminatória.
Foram solistas pelos do Ramo Grande  Miguel Pires, Manuel Pires e Alex Rocha todos à primeira tentativa alcançando com esta actuação a final deste certame.
Um sentindo olé para os amadores do Ramo Grande.

Duarte Bettencourt

janeiro 22, 2010

Toiros na TV

Amanhã irá para o ar no canal internacional da TVE pelas 23 horas e 25 minutos o programa taurino Tendio Cero.
No domingo dia 24 de Janeiro pelas 12 horas o canal Extremadura Tv transmite o quarto programa da série Dehesa Brava, que este domingo visita a ganadaria de Peñajara onde irá apresentar, entre outros temas, a colocação de fundas nas astes dos toiros.
Mais à tarde pelas 15 horas e 55 minutos irá para o ar em directo apartir do Coliseu de Atarfe a 3ª Eliminatória do IV Certame de Rejoneio daquela cidade. Sintonize o canal Andalucia TV e acompanhe a actuação do grupo de forcados Amadores do Ramo Grande, que pela primeira vez e em jornada histórica se apresenta em terras espanholas. O cartel desta corrida é composto pelos rejoneadores Juan Manuel Cordero e Rubén Marín e pelo cavaleiro Francisco Palha na lide de novilhos da ganadaria Villamarta, as pegas serão repartidas com o grupo de forcados Amadores da Chamusca. Não perca e mesmo de longe acompanhe os valentes terceirenses.

Duarte Bettencourt

Os cartéis da Feira de São João 2010 – Opinião

Todos os que me seguem aqui no Terceira Taurina conhecem a minha maneira de escrever e de me manifestar quando algo não está bem. Sempre exprimi os meus sentimentos como aficionado e infelizmente como no inicio do meu blog referi, ganhei muitos amigos e inimigos também.

Hoje e depois de apresentados os figurinos dos cartéis da Feira de São João deste ano, chego à conclusão que temos uma feira com grandes nomes da tauromaquia mundial, nacional e a nossa prata da casa, que tanto precisa destes eventos e para os quais eles se devem sempre organizar.

Após ter tido conhecimento do dia da apresentação da Feira fiquei com o entusiasmo com que sempre encaro a apresentação dos cartéis da nossa feira maior, e ao mesmo tempo, depois de ter tido conhecimento que apenas se tinham apresentado alguns nomes que compunham o cartel e não a composição dos mesmos, entristeci. E porquê? Porque mais uma vez se transbordou para o exterior o amadorismo que impera na sua organização. Qual foi a pressa? Pergunto eu e perguntam muitos. Se não tinham confirmações porquê apresentar oficialmente nomes que há muito já eram dados como certos. Isso nem parece real. Não se compreende que tenham como conselheiro o empresário Rui Bento, que coloca nas suas organizações um cunho muito pessoal de organização e profissionalismo, e façam uma apresentação destas.

Quem esteve presente assistindo in loco à apresentação, sentiu-se inclusive incomodado com a apresentação de imagens de Marcelo Mendes a anunciar Tiago Carreiras e de apresentarem uma fotografia dos Forcados do Aposento de Turlock em vez dos Amadores. Isto nem parece possível de acontecer nos dias de hoje, mas aconteceu, conta quem viu.

Mais incrível é que passados apenas três dias se confirme na comunicação social a presença de Rui Fernandes e cinco dias depois apresentem a máxima figura do cartel, Miguel Angel Perera. Não podiam ter esperado mais uns dias e apresentado como em anos anteriores o cartel finalizado, com datas e horas marcadas. Porquê a conta gotas? Para ter mais impacto? Parece-me que teve o efeito contrário.

Sete dias depois lá apareceram os cartéis.

No dia 20 de Junho um mano-a-mano, duas figuras, um excelente cartel mas a pecar pelo nome atribuído, pois parece que Luís Rouxinol toureia a cavalo e Miguel Angel Perera a pé, onde fica a competição? Não fica.

A 24 de Junho a alternativa de Rui Lopes que a recebe das mãos do cavaleiro Rui Fernandes tendo como testemunha Ruben Pinar.

No dia seguinte teremos os irmãos Pamplona, Tiago Carreiras, Antonio Ferrera e novamente os forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, que pegam na primeira, terceira e quarta corrida.

Nesta corrida do dia 25 de Junho seria de esperar que actuasse o grupo de Forcados Amadores de Turlock, visto que são três os grupos de forcados presentes este ano na Feira. Assim não foi e os Amadores de Turlock pegam apenas dois toiros no concurso de pegas do dia 26 de Junho.

Exigem-se as perguntas: Vem um grupo de forcados de tão longe para pegar só dois toiros?; Onde é que está o aproveitamento da vinda deste grupo à arena terceirense?; Porque é que não lhes dão a mesma oportunidade que se dá aos grupos locais?

Por último um concurso de ganadarias no dia 26 de Junho, único no país pela presença de dois toiros de cada ganadaria, mas aí até se compreende pelo facto de serem apenas quatro as ganadarias associadas aqui na Ilha Terceira. E por falar em ganadarias alguém me pode esclarecer, da não inclusão da ganadaria dos Irmãos Toste na Feira deste ano?

Eu até sei mas não digo. Talvez noutra oportunidade, por agora já chega, esperando não ganhar mais um rol de inimigos aqui por estas bandas.

Há já me esquecia, só depois de confirmados os nomes do Campo Pequeno é que tivemos as confirmações dos nomes na Feira de São João. Será coincidência?

Duarte Bettencourt



janeiro 21, 2010

Ingresso na equipe técnica do Taurodromo



Passei desde ontem a fazer parte da lista de colaboradores do site Taurodromo, aceitei o convite do seu director, Flávio Oliveira, porque acredito e me revejo no projecto editorial do mesmo. Espero poder com essa ingressão continuar a projectar a aficion açoriana para além da esfera do arquipélago açoriano.

Duarte Bettencourt


Cartéis da Feira da Graciosa 2010


Foi anunciado ontem pela Rádio Graciosa a composição dos cartéis que compõem a Feira da Graciosa 2010 integrada nas Festas do Senhor Santo Cristo. Assim a arena da praça de toiros do Monte da Ajuda irá receber nos dias 7 e 9 de Agosto os cavaleiros Tiago Pamplona, João Moura Jr, Rui Lopes e o amador Miguel Moura, no toureio pé marcará presença o matador de toiros Pedrito de Portugal, farão as pegas os amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande, os toiros virão das ganadarias de Rego Botelho e João Moura. Deixo-vos aqui a composição dos cartéis.

Dia 7 de Agosto, Sábado - Corrida à Portuguesa
Cavaleiros
Tiago Pamplona
João Moura Jr.
Rui Lopes
Miguel Moura (cavaleiro amador)
Forcados
Amadores da T.T.T e Ramo Grande
Toiros
Rego Botelho

Dia 9 de Agosto, Segunda-feira - Corrida Mista
Cavaleiros
Tiago Pamplona
João Moura Jr.
Miguel Moura (cavaleiro amador)
Matador
Pedrito de Portugal
Forcados
Amadores da T.T.T. e Ramo Grande
Toiros
João Moura

Duarte Bettencourt

janeiro 19, 2010

O Inverno dos Toiros

Foi lançado recentemente por Nuno Rocha Produções de Video um DVD intitulado "O Inverno dos Toiros". Trata-se de uma produção de grande qualidade que visa mostrar o trabalho realizado numa ganadaria, desta feita na ganadaria da Casa Agrícola José Albino Fernandes, durante o defeso. Deixo-vos o video de apresentação deste DVD que pode ser comprado pela quantia de 15 euros através do blog de Nuno Rocha.

Duarte Bettencourt

Tierra de Toros IV

Já lá vão uns anos que eu tive o prazer de assistir pela primeira vez ao conjunto de videos que compõem a série documental da TVE, Tierra de Toros. Ao navegar pela imensidão da web encontrei no famoso YouTube esta série de elevada qualidade que tenho revisto com a tranqualidade necessária. Deixo-vos aqui os cinco videos do quarto programa.

Duarte Bettencourt









janeiro 17, 2010

2ª Eliminatória do IV Certame de Atarfe - Resultado artístico

Dado por finalizada 2ª Eliminatória do IV Certame de Rejoneio de Atarfe fica aqui o resultado artístico da mesma:
Novilhos bem apresentados de La Prusiana, destacando-se o segundo da tarde ovacionado durante o arraste, o quinto com volta ao ruedo e o sexto que foi bravo.
O rejoneador Luis Miguel Arranz obteve orelha com petição da segunda e duas voltas. José António Mancebo recebeu duas orelhas do seu primeiro e uma do seu segundo. O cavaleiro português Marcelo Mendes, que o ano transacto triunfou no II Festival Luís Fagundes, ficou-se por uma volta ao ruedo seguida de forte petição e orelha no sexto da tarde.
Pegaram os Forcados Amadores da Azambuja e de Cuba.
As pontuações foram :

Luis Miguel Arranz  - 35.5 pts
José António Mancebo - 47.5 pts
Marcelo Mendes - 39 pts

Duarte Bettencourt

Rui Lopes tira alternativa na Feira de São João


O cavaleiro praticante Rui Lopes recebe a alternativa no próximo dia 24 de Junho, dia de São João, das mãos do cavaleiro Rui Fernandes. Rui lidará toiros da ganadaria da Casa Agrícola José Albino Fernandes repartindo cartel com o seu padrinho Rui Fernandes e com o matador de toiros Ruben Pinar. Pegam os Amadores do Ramo Grande. 

Rui Lopes será o quinto cavaleiro de Alternativa dos Açores depois de João Carlos Pamplona, João Miranda, Mário Miguel e Tiago Pamplona. Felicidades, muitos êxitos e triunfos são os meus desejos ao amigo Rui Lopes.

Duarte Bettencourt

janeiro 15, 2010

"Em Março "64 – O toiro das Mulheres" em forma de livro"



"Será publicado em Março do corrente ano o livro intitulado “64 – O Toiro das Mulheres”, um livro da autoria de Liduíno Borba que retrata a vida, as peripécias e a morte do toiro mais internacionalizado de sempre.
Constituído por 192 páginas, a obra conta algumas das aventuras do toiro número 64 do ganadero Humberto Filipe, que ficou conhecido pelos altos muros e vedações que saltava, assustando sempre, por coincidência ou não, as senhoras que lá se encontravam.
Ilustrado com 98 imagens das mais incríveis façanhas do animal, o livro contém um capítulo destinado apenas a fotografias dos mais variados e altos saltos do conhecido toiro assim como contém também como anexo um DVD onde se podem ver duas reportagens sobre o animal da autoria de Manuel Bettencourt e Ivo Silva, dois bailinhos de Carnaval de 2009 inspirados no toiro entre outros conteúdos.
O autor do livro qualifica o 64 de Humberto Filipe “o toiro mais internacionalizado de sempre, uma vez que as fotografias do mesmo que foram colocadas na internet foram muito visitadas”, defende. “O facto de ter sido um toiro que só se interessava por saltar a grandes tapadas e paredes fez dele um animal de grande fama, que despertava a atenção de muita gente”, acrescenta Liduíno.
Puro ou estreado no ano de 2003 na freguesia dos Biscoitos, o toiro nascido em 1999 faleceu com uma trombose, doença rara neste tipo de animal, a 27 de Julho 2008, ano em que completava 9 anos.
Com 38 corridas realizadas, o apelidado “toiro das mulheres” foi alvo de grandes referências no Carnaval de 2009.
José Henrique Pimpão, crítico taurino, considera a ideia de publicar o livro da vida do toiro número 64 muito interessante, alegando que este “foi um toiro de muita fama e um toiro excepcional”.
Filho de um toiro de grande bravura, o crítico avalia o toiro não como bravo, mas como “toiro que dava espectáculo, que fazia graças e que atraía a população por isso”.
“A primeira tourada em que começou a dar que falar pelas suas qualidades taurinas foi na freguesia das Cinco Ribeiras, algum tempo depois de ter começado a ser corrido”, explica. “O animal foi dando várias touradas, umas melhores que outras, mas a tourada que considero ter sido a melhor daquele toiro foi uma no Pico da Urze, pois o animal provocou imensas peripécias e sustos às pessoas, embora tenham havido outras muito boas no Juncal e na Vila Nova também”, revela José Henrique Pimpão, sublinhando a grandiosidade do toiro.
José Henrique Pimpão adianta que a única família que resta do afamado toiro é um irmão que começará a ser corrido nas tradicionais touradas este ano e pelo qual se espera impacientemente de modo a ver se terá o mesmo sucesso que o 64, conhecido “toiro das mulheres”."

Toiros na televisão

Amanhã, dia 16 de Janeiro, a televisão estatal espanhola, TVE, emite às 23 horas e 25 minutos no seu canal internacional o programa taurino Tendido Cero. Este será o último de uma série de quatro programas dedicados aos melhores momentos e reportagens da temporada transacta.
No Domingo, pelas 12 horas,  o canal Extremadura Tv apresenta o terceiro programa Dehesa Brava, este fim de semana numa visita à ganadaria de Riogrande.
O canal Andalucia transmite na tarde de domingo pelas 15 horas e 45 minutos a segunda eliminatória o IV Certame de Rejoneio de Atarfe. O cartel sofreu uma alteração em relação ao seu formato original, desta feita com uma introdução de mais um grupo de forcados, esta alteração deveu-se ao facto de as actuações dos nossos forcados terem tido um grande impacto junto dos telespectadores do canal autonómico. Assim e indo de encontro às audiências, o grupo de forcados da Azambuja irá fazer o paseillo com o grupo de forcados de Cuba, actuando este último extra concurso. Relembrando o cartel teremos os rejoneadores Luis Miguel Arranz, José Antonio Mancebo e o cavaleiro praticante Marcelo Mendes na lide novilhos de La Prusiana.

Duarte Bettencourt

janeiro 14, 2010

Cartéis da Feira de São João 2010

Depois de serem apresentados os nomes da Feira de São João, aqui ficam a conjugação dos mesmos nos quatro cartéis que compõem o cartaz tauromáquico das Sanjoaninas 2010.

Dia 20 de Junho
Cavaleiro - Luís Rouxinol
Matador - Miguel Angel Perera
Forcados - Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense
Toiros - Rego Botelho

Dia 24 de Junho
Cavaleiros - Rui Fernandes e Rui Lopes
Matador - Ruben Pinar
Forcados - Amadores do Ramo Grande
Toiros - Casa Agrícola José Albino Fernandes

Dia 25 de Junho
Cavaleiros - Tiago Pamplona, Tiago Carreiras e João Pamplona
Matador - Antonio Ferrera
Forcados - Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense
Toiros - Rego Botelho e Casa Agrícola José Albino Fernandes

Dia 26 de Junho
Cavaleiros - Luís Rouxinol, Rui Fernandes e Tiago Carreiras
Forcados - Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Amadores de Turlock e Amadores do Ramo Grande
Toiros - Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes e Herdeiros de Ezequiel Rodrigues

Perera em Zafra

Tive o prazer de assistir em directo através da web do canal Extremadura Tv, à lide de seis toiros na praça de toiros de Zafra, pelo matador de toiros Miguel Angel Perera. Foi um arrepio e um sentimento de incrível beleza a lide do sexto toiro da tarde. A sorte juntou Dudosito de Nuñes del Cuvillo e Perera, para em conjunto desenharam uma lide de encanto, que resultou em indulto.
Que mais se pode querer e ver numa praça de toiros.
Foi um hino à bravura o que se ouviu entre a flanela rubra de Perera e as astes bravas de Dudosito.
Veja este video aqui no Terceira Taurina.

Duarte Bettencourt

Miguel Angel Perera

Miguel Angel Perera Díaz nasceu a 27 de Novembro de 1983 na localidade extremenha de Puebla del Prior, deu os seus primeiros passos rumo ao estrelato na Escola Taurina de Badajoz, ingressando a mesma no ano de 1999. Depressa se distinguiu dos demais alunos de Luis Reina, antigo matador de toiros e professor de toureio em Badajoz, debutando em Baños de Montemayor na província de Cáceres. Nos anos seguintes de 2000 e 2001 toureou um total de 22 novilhadas, para em finais de 2001 entregar a sua carreira à empresa mexicana Tauromex, passando a viver em Madrid para assim se preparar para o seu debute com cavalos que se deu em San Sebastián a 23 de Fevereiro de 2002.
Tirou a alternativa em Badajoz a 23 de Junho de 2004 com um toiro da ganadaria de Jandilla e confirmou-a em Madrid a 26 de Maio de 2005.
Perera é este ano a figura principal da Feira de São João, estando a sua presença na Feira maior do arquipélago a gerar uma enorme expectativa na aficion local e não só.

Duarte Bettencourt

Tribuna Lusitana



Ao navegar pela web equestre deparei-me com um site brasileiro, da responsabilidade de José Nogueira Martins um português a viver em terras de Vera Cruz, de grande qualidade estética e editorial. Trata-se de um site onde se publica semanalmente um programa de video, intitulado Tribuna Lusitana, que dá a conhecer ao mundo a criação do cavalo Lusitano em terras brasileiras. Aconselho a quem me visita a visitar esta página web e ficar por dentro da grande qualidade imposta pelos criadores brasileiros na criação do cavalo Lusitano.

Duarte Bettencourt

Regulamento regional é oportunidade para qualificar os espectáculos tauromáquicos

in Portal do Governo dos Açores


"O Director Regional da Cultura considerou que proposta de regulamento dos espectáculos tauromáquicos de natureza artística, proposta pelo Governo açoriano, constitui uma oportunidade para qualificar este tipo de eventos.

“A região não está dotada de um regulamento com este fim tendo-se, até ao momento, aplicado o regulamento nacional, que não contempla as especificidades regionais", afirmou Jorge Bruno aos jornalistas.

O Director Regional da Cultura, acompanhado da Secretária Regional da Educação e Formação, foi hoje ouvidos pela Comissão Parlamentar dos Assuntos Sociais, na delegação de Angra do Heroísmo, sobre a proposta de regulamento dos espectáculos tauromáquicos de natureza artística nos Açores.

Segundo Jorge Bruno, a adaptação da legislação nacional à realidade regional impõem-se, tanto mais que no Continente as alterações ocorrem apenas de 20 em 20 anos.

O responsável pela pasta da Cultura adiantou, ainda, que “as praças regionais são de segunda categoria”, o que faz com que os animais a utilizar “tenham de ter pelo menos quatro anos de idade”.

Uma das alterações propostas no regulamento regional prevê a existência de um período de transição de cinco anos, durante o qual poderão ser utilizados animais até três anos de idade.

“Esta transição justifica-se para que as explorações pecuárias se possam adaptar, dado que as condições de criação de gado na região não são as mesmas do continente português”, justificou Jorge Bruno."

janeiro 12, 2010

Miguel Angel Perera na Feira de São João


Acabo de receber a notícia, Miguel Angel Perera nas Sanjoaninas.
Foi com agrado que recebi a notícia e julgo que será para todos uma agradável surpresa a vinda de Perera à Monumental da Ilha Terceira em Junho próximo. Nos mentideros falava-se da possibilidade do mesmo vir à corrida da Praia mas a sua presença na Feira de São João é sem duvida nenhuma um elevar da qualidade do toureio a pé, que se tem vindo sentir de ano para ano na nossa terra.
Depois da vinda do maestro "El Juli" no ano transacto era para mim, senão para todos, difícil manter o nível de figuras do toureio a pé na Feira de São João, mas pela notícia vinda agora a lume, teremos este ano de novo uma grande figura da tauromaquia mundial entre nós.
Que os toiros saem bem para podermos apreciar a arte e valentia deste toureiro extremenho.

Duarte Bettencourt

janeiro 11, 2010

"El Juli" na Ilha Terceira

Um video de excelente qualidade que dignifica a grande passagem do fenómeno "El Juli" pela arena da Praça de Toiros da Ilha Terceira. Veja ou reveja estas faenas que por certo ficarão na memória dos muitos que tiveram a oportunidade de assistir ao vivo. Eu estive lá e foi do melhor que já vi como aficionado apaixonado que sou.

Duarte Bettencourt

Edward Gal e Moorlands Totilas

O meu gosto pela equitação clássica e conjuntamente desportiva, devido à minha ligação ao mundo do desporto durante longos anos, faz com que a partir de hoje passe a dedicar algum espaço à minha outra grande paixão, o mundo dos cavalos e da equitação. Assim começo por publicar um video do espectacular cavalo Moorlands Totilas montado pelo excelente cavaleiro de Dressage Edward Gal.

Duarte Bettencourt

janeiro 10, 2010

1ª Eliminatória do IV Certame de Atarfe - Resultado artístico

Findou há pouco a 1ª Eliminatória do IV Certame de Rejoneio de Atarfe, com pouco público nas bancadas do coliseu devido ao nevão que se fazia sentir sobre aquela localidade Andaluz.
Deixo-vos o resultado artístico desta primeira eliminatória.
Novilhos de Conde de la Maza de desigual comportamento e apresentação, destaque para o primeiro da corrida.
Óscar Rodríguez Gaona deu volta no primeiro e obteve uma orelha no seu segundo. A Agustín Solano foi lhe concedida uma volta no seu primeiro e no seu segundo uma orelha com petição da segunda. O amador português Rui Guerra foi ovacionado no primeiro e obteve uma orelha com petição da segunda no novilho que encerrou a primeira eliminatória do IV Certame de Atarfe.
O Grupo de Forcados Amadores de Arronches pegou à primeira o segundo da tarde, à primeira o quarto e à terceira, a cesgo, o sexto da tarde, aquele que mais dificuldades deu aos amadores de Arronches.
A pontuação ficou assim atríbuida:

Óscar Rodríguez Gaona - 33 pts
Agustín Solano - 32 pts
Rui Guerra - 30 pts

Duarte Bettencourt

Rui Fernandes na Feira de São João

Segundo informa o site Toureio Rui Fernandes terá presença garantida na Feira de São João 2010. Relembro que quinta-feira passada o nome deste cavaleiro ainda não estava confirmado pela organização e que a mesma informou que faltava um pequeno acerto para a sua contratação. Assim se confirmando a informação veiculada pelo site Toureio o leque de cavaleiros se fecha com a confirmação da presença do cavaleiro da margem sul. A Feira de São João contará então com a presença de Luís Rouxinol, Rui Fernandes, Tiago Pamplona, Tiago Carreiras, Rui Lopes e João Pamplona no que concerne ao toureio a cavalo.

Amadores da T.T.T. em Évora



O Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense acaba de ser contratado para actuar na arena de Évora no próximo dia 27 de Março. Após terem ganho o II Concurso de Cernelhas da II Festa do Forcado no ano transacto o grupo tinha como prémio actuar na corrida daquela noite, como não estavam presentes naquela cidade alentejana, o grupo da nossa terra não teve a oportunidade de ali actuar. Este ano o empresário Carlos Pegado justamente convidou o grupo terceirense para actuar na noite da III Festa do Forcado.
Que a sorte acompanhe os valentes da T.T.T.

Duarte Bettencourt

Novo visual do Terceira Taurina

Nas vésperas do seu quarto aniversário achei que o meu blog devia e merecia uma prenda de aniversário, assim mudei-lhe o visual. Ficou diferente e para mim mais bonito.
Espero que quem me visite goste desta nova imagem.
Quero manter este meu blog por muitos e bons anos na defesa dos meus ideais como homem e aficionado.
A todos os que me visitem obrigado por me motivarem sempre a  fazer mais e melhor pela nossa tauromaquia.
Saudações taurinas.
Duarte Bettencourt

Sebastian Castella

Veja o video de Sebastian Castella em Las Ventas onde toureou a 3 de Outubro do ano transacto um excelente exemplar de Nuñes del Cuvillo com o número 122 nos costados, de pelo colorau e que pesou na balança 536 quilos. Castella cortou as duas orelhas ao seu oponente saindo em ombros pela Puerta Grande.







janeiro 09, 2010

Toiros na Tv

Hoje, dia 9 de Janeiro, pelas 23 horas e 25 minutos poderá o aficionado amigo acompanhar o programa Tendido Cero no canal TVE internacional. Federico Arnás leva ao ecrã televisivo o terceiro especial dedicado à temporada finda, este programa terá um conteúdo variado que vai desde as faenas de José Tomas e Caetano a uma visita à ganadaria de José Luis Marca , de uma visita a Las Ventas em dia de corrida ao humor de "Instantes". Não perca e reveja o melhor do programa taurino Tendido Cero hoje no canal TVEi. Poderá, se não  conseguir vê-lo na Tv, assistir através da web no site da TVE.
Amanhã, dia 10 de Janeiro, o canal Extremadura Tv tem agendado para as 12 horas o segundo programa de Dehesa Brava. Esta semana o canal extremenho leva-nos a conhecer a finca de Coto Maior de Vera donde pasta a ganadaria de Juan Manuel Criado. Um excelente programa que nos dá a conhecer melhor o campo brava da Extremadura.
Para a tarde a de amanhã não perca pelas 15 horas e 45 minutos no canal Andalucia à primeira eliminatória do IV Certame de Rejoneio de Atarfe. O autor de Toros para Todos Enrique Romero irá comentar esta corrida. Relembro a cartel desta corrida que contará com novilhos de Conde de la Maza para Óscar Rodríguez Gaona, Agustín Solano e Rui Miguel Guerra pegam os forcados Amadores de Arronches. 
As horas apresentadas neste artigo referem-se à hora local do Arquipélago dos Açores.
Duarte Bettencourt

janeiro 07, 2010

Afinal não foram apresentados os Cartéis !?!

Foi assim que me referi após ter tido conhecimento dos nomes contratados para a Feira de São João 2010.
Foi com tristeza que soube que no Centro Cultural de Angra do Heroísmo foram anunciados os nomes dos toureiros confirmados e não a composição final dos cartéis que compõem a Feira de São João.
Foram então apresentados os nomes dos cavaleiros Luís Rouxinol,Tiago Pamplona, Tiago Carreiras, Rui Lopes e João Pamplona, estando por confirmar os nomes de Joaquim Bastinhas e Rui Fernandes.
No toureio a pé surgiram os nomes de António Ferrera e Ruben Pinar, estando a decorrer negociações com outros dois matadores de toiros. Alvitram-se nos mentideros os nomes de Sebastian Castella e Jose Mari Manzanares.
Este ano serão três os grupos de forcados amadores presentes, os da Tertúlia Tauromáquica Terceirenes, os  de Turlock (Amadores)e os do Ramo Grande.
Os toiros estes pertencem às ganadarias de Rego Botelho (12), Casa Agrícola José Albino Fernandes (10) e Herdeiros de Ezequiel Rodrigues (2).
Aguardemos então pelo cozinhar dos cartéis da Feira de São João 2010.

Duarte Bettencourt

janeiro 06, 2010

Cartéis da Feira de São João apresentados amanhã


A comissão de tauromaquia de Feira de São João 2010 apresenta amanhã no Centro Cultural de Angra do Heroísmo os quatro cartéis que compõe a referida feira.
Nos últimos tempos surgiram os nomes dos cavaleiros Tiago Carreiras e Luís Rouxinol e mais recentemente, surgiu nos mentideros, o nome do matador de toiros Jose Mari Manzanares. Confirmados estão os dois grupos de forcados locais da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande, havendo a possibilidade da inclusão de um terceiro grupo.
Este ano o campo ganadero ficará marcado pela ausência da ganadaria dos Irmãs Toste, confirmando-se a presença das ganadarias de Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes e Herdeiros de Ezequiel Rodrigues.
Aguardemos com serenidade a divulgação da composição dos cartéis da Feira de São João 2010.

Duarte Bettencourt

Novo Burladero de Janeiro


"Com um ligeiro atraso devido a problemas de produção, cujo pedido de desculpas fica desde já registado, durante esta semana estará à venda a primeira edição de 2010 da NB.

Neste início do novo ano, lançamos a primeira de quatro ESPECIAIS onde dissecamos a temporada de 2009. Em vez de acumularmos toda essa informação no nosso número de Aniversário, como é costume fazermos em Abril, decidimos dividi-la em quatro temas – GANADARIAS, TOUREIO A CAVALO, FORCADOS e TOUREIO A PÉ.
Neste N.º 254 da NB, abrimos com o ESPECIAL GANADARIAS, edição onde entrevistamos João Santos Andrade, presidente da A.P.C.T.L. sobre o momento que a ganadaria brava atravessa em Portugal e as perspectivas para a próxima temporada; e o ganadero Joaquim Grave sobre o ressurgir dos “murteiras”, depois de ter substituído, há sete anos, o seu pai na orientação da ganadaria.
Destaque também para os números ganaderos de 2009: Quem lidou em Portugal, quem lidou no estrangeiro, o Quadro de Honra onde surgem os toiros destacados da temporada, os concursos de ganadarias e os gráficos do movimento ganadero em Portugal nos últimos anos.
Mas a edição de Janeiro da NB não se limita ao tema ganadero: Os realces de capa incluem a Temporada de A a Z e o Lugar aos Novos com o amador João Maria Branco. Depois, Carlos Martins traz-nos as mais recentes notícias da temporada americana; Joaquin Terruela é o pintor escolhido por Vítor Escudero para a Taurocultura; David Leandro comenta na sua Tertúlia NB as barbaridades que os anti-taurinos vomitam à porta das praças de touros; Em À Boca do Burladero, Catarina Bexiga aborda o tema “Em redor do toiro…”: na página de Antologia repescámos um excelente texto de Ruy de Andrade sobre “Toureio Português”; na sua Da Barreira… Carlos Martins acredita no “ressurgir do toureio a cavalo”; Recordamos o “Zeus”, magnífico cavalo toureiro de José Luís Cochicho, falecido no início de Dezembro; José Canário é o campino escolhido por Sérgio Perilhão para Figuras do Campo Ribatejano; nas suas Recordações a Preto e Branco, Zuzarte fala-nos da “Associação Veirense de Aficionados ao Toiro e ao Cavalo”; ABC da Tauromaquia é uma novidade que Catarina Bexiga trás aos aficionados; as Efemérides de Janeiro de Tiago Fadigas; e no ressurgido Cartaz de Toiros os primeiros cartéis do ano.
Por último, oferecemos um bonito Calendário Taurino 2010, com magníficos apuntes de López Canito. Bom ano para todos!"

Bancada da Praça de Toiros de São João no ano 1900


janeiro 02, 2010

IV Certame de Rejoneio


janeiro 01, 2010

Programação TV para os próximos dias

Sábado, 2 de Janeiro


23h25m - Tendido Cero - TVEi

Domingo, 3 de Janeiro


12h00m - Dehesa Brava - Extremadura Tv (estreia)

2009 pela Fotografia