junho 25, 2012

Salgueiro em grande plano



Tarde de João Salgueiro na abertura da Feira de São João. Na primeira actuação da temporada o de Valada do Ribatejo esteve soberbo, desde a brega e colocação do astado à cravagem com verdade e ao estribo, rematando as sortes como mandam as regras. Na sua segunda actuação repete o êxito da primeira confirmando que está recuperado da lesão que o afastou do início de temporada e que está mais do que preparado e motivado para o resto da temporada. Foi bonito de ver o João Salgueiro evoluindo na arena terceirense com os seus melhores cavalos, foram eles a Nátia, o Mon-Cheri, o Chapoulin e o Zamorino. Sem contestação, justo vencedor do prémio da melhor lide.

Da Torrinha veio o jovem cavaleiro João Telles Jr. que numa tarde gris pouco pode fazer com o lote que lhe coube em sorte. Alguns momentos de bom toureio polvilharam as suas actuações. Nota positiva para a quadra de cavalos que trouxe até à Ilha de Jesus Cristo. Espero eu e esperam muitos dos aficionados terceirenses, que hoje tenha mais sorte com o seu lote.

Rui Lopes em dia de aniversário da sua alternativa e com um lote de toiros sem tempero, apontou momentos de bom toureio chegando bem ao público na lide do seu segundo toiro.

Êxito do grupo da Tertúlia com duas pegas ao primeiro intento por intermédio de Jorge Santos e Décio Dias e uma rija pega proporcionada por José Vicente à segunda tentativa. Prémio atríbuido a Décio Dias mas podia bem ter sido entregue a Jorge Santos num desempenho eficaz e de grande técnica.  

A fava saiu aos Amadores do Ramo Grande com uma tarde dura e de dificuldade, pegaram à terceira tentativa Miguel e Manuel Pires e à segunda o seu primo César Pires.

O curro apresentado por três ganadarias terceirenses estava irrepreensível em apresentação, batendo o recorde de média de peso na praça de toiros Ilha Terceira, mas o que sobrava em apresentação escasseava em bravura, com excepção do toiro número 292 da ganadaria Casa Agrícola José Albino Fernandes, primeiro toiro da corrida e merecido vencedor do prémio bravura, o prémio apresentação ficou no toiro número 131 da ganadaria de João Gaspar.

Duarte Bettencourt

0 comentários: