Feira de São João começa amanhã

A Feira de São João deste ano tem o seu inicio, amanhã dia 21 de Junho, com uma Corrida Concurso de Ganadarias...

Triunfo de Tiago Pamplona e Sérgio Aguilar no Festival de Beneficência

Há já algum tempo que não tinha o prazer de tomar notas numa corrida de toiros...

Comunicado - Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande - Feira de São João 2015

"O Grupo de Forcados de Amadores do Ramo Grande anuncia que não pegará no Concurso de Ganadarias da Feira de São João 2015 "

março 23, 2012

Cartel da Corrida de Turlock

Foto de F.Romero

4 de Junho, segunda-feira


Praça de toiros de Stevinson - Corrida  integrada na festa do centenario da Turlock Pentecost 


Cavaleiros
Alberto Conde (montando cavalos da Coudelaria Agualva)
Rui Santos (montando cavalos da Coudelaria Luso-Canadiana)
Paulo Jorge Ferreira (montando cavalos da Coudelaria Irmãos Martins) 

Forcados
Amadores de Turlock
Aposento de Turlock
Ramo Grande

Toiros
Ganadaria Pico dos Padres de Manuel Sousa Jr.

março 20, 2012

Terceirenses no Canadá


O empresário luso-canadiano Élio Leal divulgou recentemente os cartéis da temporada canadiana, onde se incluem os cavaleiros terceirenses Rui Lopes e João Pamplona, e os forcados amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.
Radicado no Canadá à cerca de 35 anos, Élio Leal tem como objectivo principal a promoção e divulgação da festa brava naquele território da américa do norte, contruiu uma praça fixa, localizada em Dundalk, que foi inaugurada na temporada passada e que leva o nome do matador de toiros Vítor Mendes.  Adquiriu também recentemente uma praça desmontável com uma lotação de 2800 lugares, que será instalada na cidade de Otawa.
Assim deixo-vos os cartéis da temporada taurina canadiana.

Praça de Toiros Vitor Mendes

7 de Julho, sábado
Cavaleiros
Rui Salvador
Rui Santos
Gilberto Filipe
Forcados
Tertúlia Tauromáquica Terceirense e Canadá
Toiros
Ganadaria Pico dos Padres de Manuel Sousa Jr.

11 de Agosto, sábado
Cavaleiros
Rui Santos
Joana Andrade
Rui Lopes
Forcados
Amadores de Merced e Canadá

Toiros
Ganadaria Pico dos Padres de Manuel Sousa Jr.


Praça Desmontável


Agosto
Cavaleiros
Rui Santos
João Pamplona
Matador
a designar
Toiros
José Sousa e Manuel do Carmo

março 17, 2012

Ramo Grande Vence no Campo Pequeno


O grupo de forcados amadores do Ramo Grande acaba de vencer o “V Torneio de Cernelhas”, da "V Festa do Forcado", e consequentemente o prémio “António José da Veiga Teixeira” que lhes dá acesso ao cartel da corrida do dia 3 de Maio, que se realizará na Praça de Toiros do Campo Pequeno.
O autores desta proeza foram os valentes Manuel Pires e Vítor Oliveira ("Batata"). P'ra eles e para o Grupo do Ramo Grande um valente olé!

Ramo Grande na Califórnia


O grupo de forcados amadores do Ramo Grande irá estar presente na corrida de toiros, que se realizará no próximo dia 2 de Junho, incluída nas festividades em honra do Divino Espírito Santo da cidade de Turlock. A corrida conta com as presenças do cavaleiro Rui Santos, do grupo de forcados Amadores de Turlock, do grupo de forcados do Aposento de Turlock e do grupo terceirense do Ramo Grande. Lidam-se nesta tarde toiros da Ganadaria Pico dos Padres de Manuel Sousa. 
Em breve não perca aqui no Terceira Taurina a restante composição do cartel desta corrida.

março 15, 2012

Exclusivo - Toiros continentais no Concurso de Ganadarias da Corrida das Festas da Praia


A Corrida das Festas da Praia 2012 já começou a ser delineada, tendo como novidade este ano a presença de três ganadarias continentais, que irão disputar os prémios em disputa com outras três ganadarias terceirenses. Estarão presentes a 6 de Agosto pelas 20 horas na Praça de Toiros Ilha Terceira, as prestigiadas ganadarias de Passanha, Brito Paes e Falé Filipe, sem dúvida três ganadarias de renome que irão partilhar cartel com outras três ganadarias locais, a serem anunciadas brevemente. 
Esteja atento ao Terceira Taurina e saiba em primeira mão o cartel da Corrida das Festas da Praia 2012.


Mouras e Pamplonas na Graciosa


Já são conhecidos os cartéis da feira taurina da Ilha Graciosa incluída nas Festas do Senhor Santo Cristo, a feira deste ano contará com a presença dos cavaleiros João Moura, Tiago Pamplona, João Pamplona e Miguel Moura, dos grupos de forcados amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande e das ganadarias de Rego Botelho e Falé Filipe. Deixo-vos com a composição dos cartéis da Feira Taurina da Graciosa 2012:

11 de Agosto, sábado
Cavaleiros
João Moura, Tiago Pamplona e Miguel Moura
Grupos de Forcados
Tertúlia Tauromáquica Terceirense e Amadores do Ramo Grande
Toiros
Falé Filipe

Dia 13 de Agosto, segunda-feira
Cavaleiros
João Moura, Tiago Pamplona e João Pamplona

Grupos de Forcados
Tertúlia Tauromáquica Terceirense e Amadores do Ramo Grande
Toiros
Rego Botelho

Forcados Terceirenses em Lisboa

Já estão na capital portuguesa os forcados terceirenses, da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande, que irão participar na V Festa do Forcado, que se realiza este ano na Praça de Toiros do Campo Pequeno.
A edição deste ano, para além da novidade de se realizar no Campo Pequeno, foi dividida em dois dias, iniciando-se amanha à noite (sexta-feira dia 16 de Março) com um espectáculo de variedades taurinas, que será antecedido por uma recriação histórica sobre as origens e evolução dos moços de forcado, denominada “Forcado, a Coragem Lusitana”. Nela participarão nomes famosos da televisão, da rádio e do desporto, como Nicolau Breyner, Luís Esparteiro, Tozé Martinho, Carlos Xavier e Ricardo, entre outros. Nas variedades taurinas serão lidados quatro novilhos pelos cavaleiros praticantes Maria Mira e Manuel Vacas de Carvalho e pelos amadores Jacobo Botero e Cláudia Almeida, pertencentes ao projecto de toureio a cavalo da Academia de Toureio do Campo Pequeno. As pegas estarão a cargo de um grupo de forcados, constituído para o efeito pelos cabos dos 38 grupos de forcados pertencentes à Associação Nacional de Grupos de Forcados, que no sábado (17 de Março) disputarão o “V Torneiro de Cernelhas”.  O troféu “António José da Veiga Teixeira” irá premiar a melhor parelha de cernelheiros, dando a vitória no torneio a entrada no cartel da corrida de 3 de Maio, que se realizará na Praça de Toiros do Campo Pequeno.