Feira de São João começa amanhã

A Feira de São João deste ano tem o seu inicio, amanhã dia 21 de Junho, com uma Corrida Concurso de Ganadarias...

Triunfo de Tiago Pamplona e Sérgio Aguilar no Festival de Beneficência

Há já algum tempo que não tinha o prazer de tomar notas numa corrida de toiros...

Comunicado - Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande - Feira de São João 2015

"O Grupo de Forcados de Amadores do Ramo Grande anuncia que não pegará no Concurso de Ganadarias da Feira de São João 2015 "

junho 28, 2012

Video da Tourada das Crianças



Assista ao video da Tourada das Crianças incluída nas Festas Sanjoaninas 2012.

Tourada das Crianças - Galeria Fotográfica


Veja a Galeria Fotográfica da Tourada das Crianças realizada ontem na Praça de Toiros Ilha Terceira.



junho 27, 2012

Video da Corrida de Toiros


Assista ao video resumo da Corrida de Toiros incluída na Feira de São João 2012.



Saldivar vencedor


Uma Corrida de Toiros a finalizar a feira de São João deste ano. Novilhos de Rego Botelho para três matadores de toiros espanhóis, que mansearam no geral, à excepção do terceiro da ordem. Três quartos de casa a assistir. Saldivar aponta bons momentos de toureio e ganha prémio para a melhor lide a pé da Feira deste ano.
São em traços gerais as notas da Corrida de Toiros que finalizou a Feira de São João 2012.

O cordovêz Jose Luis Moreno andou esforçado perante um lote manso que descaiu para tábuas, Moreno possuidor de grande oficio lidou-os na crença sacando o máximo partido que os astados da Caldeira Guilherme Moniz podiam dar.

David Fandilla "El Fandi" em substituição de Miguel Angel Perera, lanceou de capote com temple e variedade, nas bandarilhas, o seu tércio de eleição, não rompeu na totalidade, na muleta andou esforçado, arrimando-se conquistando o conclave com um toureio em redondo em terrenos de crença.

O mexicano Arturo Saldivar, promessa do toureio mundial, bordou toureio com temple, frente ao lote mais manejável de Rego Botelho. O terceiro da ordem, o melhor da corrida, humilhou quanto baste, tinha recorrido, permitindo assim ao seu "matador" explanar um toureio de sentimento, fazendo brotar das bocas dos aficionados terceirenses um profundo olé.

O público terceirense com o seu respeitoso silêncio dá uma conotação de praça importante à monumental praça de toiros Ilha Terceira. 

Duarte Bettencourt

junho 26, 2012

Sorteio de hoje - Corrida de Toiros



Fique com o ferro, número e pesos dos toiros a serem lidados hoje, 26 de Junho, na terceira corrida da Feira de São João 2012, Corrida de Toiros com a presença dos Matadores Jose Luis Moreno, David Fandilla "El Fandi" e Arturo Saldivar.

1 - RB - 76 - 495kg 
2 - RB - 73 - 505kg
3 - RB - 75 - 455kg
4 - RB - 70 - 500kg
5 - RB - 84 - 440kg
6 - RB - 86 - 560kg

Sobrero RB - 72 - 510kg
Sobrero RB - 79 - 510kg

Média de: 493kg

Video da Corrida Mista


Assista ao video resumo da Corrida Mista incluída na Feira de São João 2012.



Video da Corrida Concurso


Assista ao video resumo da Corrida Concurso incluída na Feira de São João 2012.


Triunfo terceirense


Foram de terceirenses os triunfos da segunda corrida da Feira de São João.

Tiago Pamplona realizou uma excelente lide ao primeiro do seu lote, onde montado no seu cavalo de confiança, o Universo, cravou ferros de verdade e de emoção, finalizou a sua lide com soberbos de palmo galvanizando as bancadas, que de pé lhe tributaram grandes ovações. O seu segundo toiro exigia que se lhe pisassem os terrenos e foi isso que o Tiago fez realizando uma lide laboriosa, que foi de menos a mais. Repetiu a dose com dois de palmo, com o toiro fechado em tábuas, finalizando a lide de forma triunfal.

Esperança havia quanto ao desempenho do jovem da Torrinha, João Telles Jr, mas estas não se concretizaram de todo com as suas duas prestações, que ficaram um pouco áquem das expectativas. Na primeira lide usou e abusou da sorte ao piton contrário, num toiro que tinha pouca mangada no momento do ferro, saindo as sortes desluzidas e aliviadas. Bem o cavaleiro não dando volta à arena. A lide do seu segundo subiu de tom com ferros mais ajustados, chegando com mais força às bancadas. Deu volta acompanhado do ganadero António Ferreira.

Merecida foi a volta dada pelo representante da Casa Agrícola José Albino Fernandes. Primeiro pelo desempenho dos seus toiros e segundo pela irrepreensível apresentação do curro.

Os forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande tiveram uma tarde de êxito, consumando as quatro pegas ao primeiro intento. Foram solistas pelos da Tertúlia Tomás Ortins e Carlos Vieira e pelos da Praia Nuno Pires e Luís Valadão.

Ivan Fandiño teve de apanhar o voo para Lisboa, para conseguir estar em terra continentais a tempo de realizar mais um contrato, lidando o primeiro e segundo da ordem (?). Sem pena nem glória lidou um novilho desencastado de Rego Botelho, deu volta (?). No seu segundo mais enraçado, o toureiro, sacou a água possível de um poço meio cheio. Faltou tempero aos astados de Rego Botelho.

 
Duarte Bettencourt

junho 25, 2012

Sorteio de hoje - Corrida Mista



Fique com o ferro, número e pesos dos toiros a serem lidados hoje, 25 de Junho, na segunda corrida da Feira de São João 2012, Corrida Mista com a presença dos Cavaleiros Tiago Pamplona e João Telles Jr e do Matador de toiros Ivan Fandiño. Pegam os Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande.

1- RB - 67 - 465kg 
2 - JAF - 293 - 570kg
3 - JAF - 290 - 515kg
4 - RB - 71 - 510kg
5 - JAF - 294 - 440kg
6 - JAF - 303 - 505kg

Sobrero RB - 73 - 505kg
Sobrero OC - 18 - 540kg

Média de: 500kg

Salgueiro em grande plano



Tarde de João Salgueiro na abertura da Feira de São João. Na primeira actuação da temporada o de Valada do Ribatejo esteve soberbo, desde a brega e colocação do astado à cravagem com verdade e ao estribo, rematando as sortes como mandam as regras. Na sua segunda actuação repete o êxito da primeira confirmando que está recuperado da lesão que o afastou do início de temporada e que está mais do que preparado e motivado para o resto da temporada. Foi bonito de ver o João Salgueiro evoluindo na arena terceirense com os seus melhores cavalos, foram eles a Nátia, o Mon-Cheri, o Chapoulin e o Zamorino. Sem contestação, justo vencedor do prémio da melhor lide.

Da Torrinha veio o jovem cavaleiro João Telles Jr. que numa tarde gris pouco pode fazer com o lote que lhe coube em sorte. Alguns momentos de bom toureio polvilharam as suas actuações. Nota positiva para a quadra de cavalos que trouxe até à Ilha de Jesus Cristo. Espero eu e esperam muitos dos aficionados terceirenses, que hoje tenha mais sorte com o seu lote.

Rui Lopes em dia de aniversário da sua alternativa e com um lote de toiros sem tempero, apontou momentos de bom toureio chegando bem ao público na lide do seu segundo toiro.

Êxito do grupo da Tertúlia com duas pegas ao primeiro intento por intermédio de Jorge Santos e Décio Dias e uma rija pega proporcionada por José Vicente à segunda tentativa. Prémio atríbuido a Décio Dias mas podia bem ter sido entregue a Jorge Santos num desempenho eficaz e de grande técnica.  

A fava saiu aos Amadores do Ramo Grande com uma tarde dura e de dificuldade, pegaram à terceira tentativa Miguel e Manuel Pires e à segunda o seu primo César Pires.

O curro apresentado por três ganadarias terceirenses estava irrepreensível em apresentação, batendo o recorde de média de peso na praça de toiros Ilha Terceira, mas o que sobrava em apresentação escasseava em bravura, com excepção do toiro número 292 da ganadaria Casa Agrícola José Albino Fernandes, primeiro toiro da corrida e merecido vencedor do prémio bravura, o prémio apresentação ficou no toiro número 131 da ganadaria de João Gaspar.

Duarte Bettencourt

junho 24, 2012

Sorteio de hoje - Corrida Concurso


Fique com o ferro, número e pesos dos toiros a serem lidados hoje, 24 de Junho, na primeira corrida da Feira de São João 2012, Corrida Concurso de Ganadarias, com a presença dos Cavaleiros João Salgueiro, João Telles Jr e Rui Lopes. Pegam os Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande.

1- JAF - 292 - 500kg 
2 - RB - 50 - 525kg
3 - JG - 123 - 480kg
4 - JG - 131 - 500kg
5 - JAF - 312 - 580kg
6 - RB - 62 - 580kg

Sobrero RB - 58 - 600kg
Sobrero JAF - 311 - 440kg
Sobrero JG - 118 - 470kg

Média de: 527kg

junho 23, 2012

Feira de São João na VITEC


A produtora terceirense VITEC irá transmitir em directo a Feira de São João deste ano. Acedendo ao site www.azorestv.com poderá assistir às três corridas da feira taurina incluída nas festas Sanjoaninas 2012. Relembrando os cartéis, poderá assistir a partir das 18 horas, do dia 24 de Junho, à lides de João Salgueiro, João Telles Jr. e Rui Lopes estando as pegas a cargo dos Grupos de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande. Lidam-se toiros de Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes e João Gaspar que disputarão os prémios no Concurso de Ganadarias. No dia 25, às 18 horas e 30 minutos, teremos em cartel os cavaleiros  João Telles Jr e Tiago Pamplona, juntamente com o matador de toiros Ivan Fandiño, na lide de toiros da  Casa Agrícola José Albino Fernandes e Rego Botelho. As pegas estarão a cargo dos grupos da terra. No dia seguinte, dia 26 de Junho, também pelas 18 horas e 30 minutos, irão lidar-se toiros da ganadaria de Rego Botelho pelos matadores Jose Luis Moreno, Miguel Angel Perera e Arturo Saldivar.
Estãoassim misturados todos os ingredientes para que as transmissões da VITEC sejam um sucesso, por isso se se encontra fora da ilha e deseja acompanhar em directo ao desenrolar da Melhor Feira Taurina de Portugal, aceda a www.azorestv.com.

junho 10, 2012

Ganadaria Pico dos Padres


Desfrute da reportagem fotográfica da ganadaria Pico dos Padres, propriedade de Manuel Sousa Jr, num dia de ferra das novilhas daquela casa ganadera.
Fotografias de Duarte Bettencourt. 


Galeria Fotográfica da Corrida de Turlock


Veja o antes e o durante da Corrida dos 100 anos da Turlock Pentecost Association que se realizou na passada segunda-feira na praça de toiros de Stevinson. 
Fotografias de Duarte Bettencourt.


Sorteio da Corrida de Turlock


O sorteio da corrida comemorativa dos 100 anos da Turlock Pentecost Association realizou-se na manhã de segunda-feira no Pico dos Padres, propriedade dos herdeiros de Manuel C. Sousa. O actual proprietário da ganadaria do Pico dos Padres, Manuel Sousa Jr, foi o responsável pela constituição e sorteio dos lotes da corrida. Veja a reportagem através da objectiva de Duarte Bettencourt.


Da Terceira a Turlock




Já se passaram uns dias desde que cheguei de uma viagem inesquecível que fiz a terras do tio Sam. Foram precisas cerca de quinze horas de avião para lá chegar, mas valeu a pena. Vale sempre a pena viajar com amigos, visitando amigos e criando novas amizades.
Quando fui convidado pela Associação Turlock Pentecost  a acompanhar a deslocação do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande à Califórnia, hesitei. Hesitei por várias razões, desde a pessoal e familiar à profissional, mas tudo se compôs para que embarcasse rumo a San Francisco numa viagem irrepetível, onde fomos recebidos como irmãos. Não existem palavras para descrever a forma simpática e acolhedora com que as gentes da diáspora nos receberam, muitas vezes melhor do que nós os recebemos aqui. Não querendo de forma alguma menosprezar ninguém queria deixar aqui um agradecimento especial ao António Machado, ao Manuel Sousa e ao Adão Rocha, pela forma como nos acarinharam nesta deslocação, não querendo jamais esquecer, o James, o Mark, o Johnny, o Sr. Eduardo, o Michael, o Borges, o Jorge e tantos outros que foram incansáveis na nossa receção. Ao Grupo de Forcados Aposento de Turlock um olé profundo e sentido e que continuem com a vossa cruzada por uma melhor festa brava na Califórnia.
Turlock é uma localidade açoriana não tenho dúvidas, nela residem em grande quantidade açorianos dos quatro costados oriundos essencialmente das ilhas de São Jorge e da Terceira. Estar nas Festas em Louvor ao Divino Espirito Santo em Turlock é quase como estar na nossa Ilha, é claro que com as devidas salvaguardas, mas o essencial, o culto ao Divino mantêm-se como na origem. Foi bonito apreciar à manifestação religiosa com mais arreigo nas Ilhas açorianas a cerca de 8 mil quilómetros de distância. Até arrepios senti.
Na segunda-feira, dia 4 de Junho, realizou-se uma corrida de toiros de Gala à Antiga Portuguesa na Praça de Toiros de Stevinson, incluída nas Festas da Turlock Pentecost Association, na celebração do seu 100º aniversário. No cartel encontravam-se os nomes dos cavaleiros Alberto Conde, Rui Santos e Paulo Jorge Ferreira e dos forcados Amadores de Turlock, do Aposento de Turlock e do Ramo Grande, que lidaram e pegaram toiros da ganadaria do Pico dos Padres de Manuel Sousa Jr.
Na incerteza da realização da corrida, primeiro pelo estado da arena após uma grande chuvada e depois pela grande entrada de público na praça que excedia em muito a sua lotação, deu-se inico à função depois de três desfiles, a presentação das rainhas da festa, as cortesias à antiga portuguesa e as cortesias propriamente ditas.
Alberto Conde toureou com montadas da Coudelaria Agualva, atingindo o clímax das suas atuações com a receção à porta gaiola do seu primeiro e com um ferro à gaiola ao segundo do seu lote, que empolgou o público presente. Obteve ferros de mérito em duas lides de nível. Deu merecida volta em ambas as lides. Foi especialmente bonito rever o Alberto a tourear depois de por cá ter passado no início da carreira do cavaleiro terceirense Rui Lopes, pena não tenha mais oportunidades na terra onde o viu nascer.
Rui Santos viu a cara e a coroa da moeda, nas lides aos seus oponentes. No primeiro uma má escolha das montadas dificultou o que parecia fácil, com uma lide de mais a menos. No seu segundo armou o taco e brindou a afición californiana com uma boa atuação, com empolgantes cites, cravagens ao estribo e consequentes remates. O cavaleiro Rui Santos montou cavalos da jovem prometedora coudelaria Luso Canadiana de Élio Leal.
Paulo Jorge Ferreira, cavaleiro português radicado nos EUA, foi o triunfador da corrida com duas lides de entrega, baseadas nas boas regras do toureio a cavalo à portuguesa com desplantes menos ortodoxos mas do agrado do público presente. Paulo Jorge Ferreira monta cavalos da Coudelaria Martins, uma quadra de grande valor e num excelente momento de forma.
Pelos Amadores de Turlock pegaram Michael Lopes à primeira tentativa e Donald Mota à quarta muito bem ajudado por Michael Lopes.
Foram caras pelos do Aposento de Turlock Jr. Machado, na pega da noite, e Darren Mountain ambos à primeira tentativa.
Saltaram as tábuas pelos forcados do Ramo Grande Miguel Pires à segunda tentativa e César Pires à primeira, denotando-se um excelente momento do grupo da Praia na altura de ajudar.
Por último uma referência especial ao curro da ganadaria do Pico dos Padres com uma apresentação irrepreensível, uma mobilidade incrível e com nobreza quanto baste. Sem dúvida um excelente curro em qualquer praça do mundo, queria poder um dia apreciar ao desempenho dos toiros do Manuel de Sousa com bandarilhas a sério, e sonhando, porque não aqui na Ilha Terceira.
E foi assim a minha primeira experiência taurina por terras da américa, mais uma a acrescentar à minha vida de aficionado.

Duarte Bettencourt

junho 08, 2012

Agenda da Tourada à Corda - Junho 2012



8 de Junho
Local: São Luís (São Bento)
Toiros de: RB

Local: Terreiro - Posto Santo
Toiros de: GO

9 de Junho
Local: Serra de Santiago - Lajes
Toiros de: CAJAF e ER

Local: Largo - Santa Bárbara
Toiros de: ER

Local: Ponta Nova - Feteira
Toiros de: CAJAF

Local: Terreiro - São Mateus
Toiros de: EG

10 de Junho
Local: Santo Amaro - Ribeirinha
Toiros de: CAJAF e RB

Local: Terra do Pão - São Mateus
Toiros de: ER

Local: Doze Ribeiras
Toiros de: HF

Local: Praça - Vila Nova
Toiros de: RB

Local: Bairro de Joaquim Alves - Santa Cruz
Toiros de: HF

11 de Junho
Local: Figueiras Pretas - São Pedro
Toiros de: DN

15 de Junho
Local: Largo de São João - Lajes
Bezerros de: DN

16 de Junho
Local: Largo da Boa Viagem, Corpo Santo - Conceição
Toiros de: CAJAF

Local: Bicas de Cabo Verde - São Pedro
Toiros de: GO

Local: Cinco Ribeiras
Toiros de: HF

Local: Largo de São João - Lajes
Toiros de: DN

17 de Junho
Local: Largo de São João  - Lajes
Toiros de: CAJAF e HF

Local: Terreiro - São Bartolomeu
Toiros de: ER

18 de Junho
Local: Boa Hora - Terra-Chã
Toiros de: HF

23 de Junho
Local: Prainha - Sé
Bezerros de: GO 

24 de Junho
Local: Alto das Covas e Rua de São Pedro - São Pedro
Toiros de: ER 

28 de Junho
Local: Porto das Pipas - Conceição
Toiros de: JCG e FS

29 de Junho
Local: Rua de São João - Sé
Bezerros de: MJR

30 de Junho
Local: Largo - São Bento
Toiros de: CAJAF, RB, HF e EG

Local: Porto de São Fernando - Porto Martins
Toiros de: HF e MJR