Feira de São João começa amanhã

A Feira de São João deste ano tem o seu inicio, amanhã dia 21 de Junho, com uma Corrida Concurso de Ganadarias...

Triunfo de Tiago Pamplona e Sérgio Aguilar no Festival de Beneficência

Há já algum tempo que não tinha o prazer de tomar notas numa corrida de toiros...

Comunicado - Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande - Feira de São João 2015

"O Grupo de Forcados de Amadores do Ramo Grande anuncia que não pegará no Concurso de Ganadarias da Feira de São João 2015 "

agosto 07, 2012

NOTA DE IMPRENSA - Festas da Praia 2012



"Tourada de Praça reagendada
para quinta-feira, 09 de agosto, às 20h00


A tourada de praça das Festas das Praia 2012 foi reagendada para quinta-feira, 09 de agosto, às 20h00, na Praça de Toiros da Ilha Terceira.

Devido a esta alteração, o Cortejo Infantil foi adiado para o sábado, 11 de agosto, às 21h30, sendo precedido do desfile de carros clássicos, às 21h00. Depois do Cortejo Infantil decorrerá o espetáculo “Celebração da Batalha de 11 de agosto”, agendado para as 23h45.

O adiamento da tourada de praça, inicialmente agendada para segunda-feira, 06, deveu-se à forte chuva que se fez sentir em Angra do Heroísmo e que inviabilizou a realização do espetáculo.

Nessa altura foi indicado como nova data para a corrida a noite de quarta-feira. Contudo, essa informação veio a revelar-se impraticável já que não foi possível ao cavaleiro Luís Rouxinol reagendar um compromisso no Continente, como inicialmente estava previsto.

Além disso, segundo várias fontes, as previsões meteorológicas para a quarta-feira são semelhantes às de segunda-feira. Por essas razões, a organização decidiu reagendar a tourada de praça para quinta-feira, às 20h00.

O restante programa mantém-se inalterado."

agosto 06, 2012

Corrida da Praia em directo no AzoresTV.com



A produtora terceirense VITEC irá transmitir em directo a Corrida Concurso incluída nas Festas da Praia 2012.  Poderá assistir a partir das 20 horas de hoje, dia 6 de Agosto, à lides de Luís Rouxinol, António Brito Paes e Tiago Pamplona estando as pegas a cargo dos Grupos de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande. Lidam-se toiros de Brito Paes, Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes, Passanha, Herdeiros de Ezequiel Rodrigues, que substitui o exemplar de Falé Filipe, e João Gaspar que disputarão os prémios de melhor apresentação e de melhor toiro. 
Os comentário estarão a cargo de Duarte Bettencourt e Bruno Bettencourt.
Estão assim misturados todos os ingredientes para que a transmissão da VITEC seja um sucesso, por isso se se encontra fora da ilha e deseja acompanhar em directo ao desenrolar da Corrida Concurso incluída nas Festas da Praia 2012, aceda a www.azorestv.com.

Sorteio da Corrida da Praia

Toiro nº126 de JG - Fotografia Foto Gabriel

1 – “Duende” – nº767 – Brito Paes – 505kg –Preto bragado
2 – “Jubilado” – nº61 – Rego Botelho – 495kg – Preto
3 – “Raiano” – nº316 – C.A.J. Albino Fernandes – 490kg – Flavo chorreado
4 – “Filipino” – nº75 – Passanha – 410kg – Preto
5 – “Aberto” – nº292 – Herd. Ezequiel Rodrigues – 405kg – Preto cardeno
6 – “Gramado” – nº126 – João Gaspar – 495kg – Preto

Sobrero – “Jubileu” – nº95 – Rego Botelho – 515kg – Preto

Média: 466kg

agosto 03, 2012

Algumas considerações sobre a Internet e a Festa Brava



in Festa na Ilha de 2012

Longos vão os anos em que para se saber o resultado de uma corrida de toiros se tinha de esperar pela chegada do carteiro.
Fui-me habituando a ler no papel aquilo que dois ou três escreviam, donos da verdade absoluta, que impunham com as suas ideias e convicções a apreciação de uma corrida.
Com a revolução da internet veio a disseminação, de forma gratuita, da informação à distância de um clik. Com a internet chegou também a proliferação de sites e blogs dedicados à tauromaquia onde a informação outrora aguardada pelo carteiro, chega agora aos nossos computadores e telemóveis praticamente em direto.
É verdade que a internet trouxe coisas más, mas em prol da tauromaquia algumas até foram boas. Enumerando apenas três das muitas que há, começo pela já citada rapidez com que se obtêm a informação, a proximidade à festa brava que a internet pôs à disposição do comum aficionado e o surgimento de novos valores quer no domínio da escrita quer no da imagem.
Hoje em dia acedendo a vários sites de informação taurina, é possível ler cinco ou seis artigos de opinião sobre a mesma corrida, ver quatro ou cinco galerias fotográficas e a assistir a pequenos vídeos das atuações dos artistas intervenientes. Com toda esta informação podemos tirar as nossas próprias ilações sobre o resultado real de uma corrida.
Para aqueles que dizem em tom soberano, que o que interessa é o que fica escrito no papel, digo-lhes que até podem ter alguma razão, mas o que é escrito na internet é sem dúvida nenhuma mais lido do que o que é escrito em papel. Podem eles menorizar o trabalho dos cibernautas taurinos, dizendo que se escreve com graves erros de português, mas não podem de forma alguma menosprezar o impacto positivo que a internet teve e tem atualmente na tauromaquia portuguesa e não só.
Mas a internet não trouxe só mais proximidade às apreciações sobre as corridas de toiros, trouxe também a possibilidade dos vários intervenientes na festa poderem promover os seus trabalhos ou os seus eventos. Os cavaleiros e matadores de toiros, por exemplo, com as suas páginas pessoais conseguiram aproximar-se mais dos seus fãs, mostrando o seu local de trabalho, as suas montadas, a sua história, o seu traje de luces, dando a conhecer o lado mais pessoal da figura.
Deu também a possibilidade às ganadarias de bravo de mostrarem o seu trabalho, os seus toiros, aproximando o comum mortal à criação da rês brava, aproximando-o assim à terra. Pormenor de elevada importância nos dias de hoje, pois o afastamento das pessoas do campo é cada vez maior levando-as, por exemplo, a crer que criar um cão numa varanda de um apartamento qualquer, numa cidade qualquer, é o mais natural e recomendável para o animal, levando muitos, que estando ausentes do cheiro e do contacto com a terra, a transformarem-se em antis de qualquer coisa. Hoje na moda o anti-taurinismo alicerçado numa cultura citadina e de total ausência de contato com a terra.
A internet também abriu as portas a novos valores que vieram trazer uma lufada de ar fresco ao panorama taurino. Surgiram novos críticos, com novas ideias e conceitos, surgiram novos fotógrafos, com novas perspetivas e interpretações. A internet foi sem dúvida a plataforma de lançamento e visibilidade destes novos valores, que com ela tiveram projeção a nível mundial.
A internet é uma ferramenta de vital importância para a tauromaquia. Todos temos o dever de a usar em prol da defesa e promoção da Festa Brava.

Duarte Bettencourt 

agosto 01, 2012

La Tierra del Toro, episódio 3 - Murteira Grave e Dominguez Galiano


Assista a mais um episódio do programa taurino espanhol "La Tierra del Toro" do canal Intereconomia. Na sua primeira incursão por terras lusitanas este excelente programa espanhol visitou a Galeana de Murteira Grave. Desfrute do tentadero de fêmeas desta lendária ganadaria portuguesa com o matador de toiros Francisco Ruiz Miguel e delicie-se com uma tertúlia após esta faena campera.