maio 04, 2013

40 anos a pegar toiros - Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense


Foi fundado a 24 de Junho de 1973 por João Hermínio Ferreira com o nome da maior, mais conceituada  e mais prestigiada colectividade taurina açoriana, a Tertúlia Tauromáquica Terceirense.
A arte de pegar toiros na Ilha Terceira não se iniciou com a fundação do G.F.A.T.T.T., anteriormente existia uma panóplia de forcados que pegavam de caras e eram coadjuvados por elementos recrutados quase em cima da hora dos festejos.
Reunidos em grupo os amadores da T.T.T. passaram por diversas etapas sendo sem dúvida nenhuma as passagens de testemunho as de maior significado.
João Hermínio liderou o grupo de 1973 a 1989, entregando a jaqueta ao forcado António Baldaya, que por sua vez comandou os destinos do grupo até 2001, ano em que passou o testemunho ao forcado Adalberto Belerique, cabo actual dos amadores da Tertúlia.
Este ano reveste-se de uma importância capital sendo o ano comemorativo dos 40 anos de existência do Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense. Para comemorar estas quatro décadas a pegar toiros o grupo organizou um programa intenso e repleto de interesse, com destaque para a presença na praça de toiros do Campo Pequeno agendada para o dia 6 de Junho na Corrida dos Triunfadores, para o lançamento do livro “Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense – 40 Anos” da autoria do antigo forcado Ildebrando Ortins, o dia do aniversário, 24 de Junho, será celebrado na Feira de São João com a realização da Corrida Aniversário, onde o grupo comandado por Adalberto Belerique enfrentará a solo um curro da divisa terceirense da Casa Agrícola José Albino Fernandes, o mês de Julho trará a organização de uma Corrida de Toiros e um jantar de Gala na sede do Clube de Golfe da Ilha Terceira, está agendada também a participação dos amadores da Tertúlia numa corrida em França, mais propriamente na praça de toiros de Bayonne e por ultimo o destaque vai para a constituição de uma comissão que será responsável pela edificação do Monumento ao Forcado em Angra do Heroísmo.
Aos forcados da T.T.T., actuais e antigos, votos de muito sucesso nesta temporada comemorativa dos seus 40 anos de existência e que continuem por muitos mais anos a honrar a Ilha Terceira, a Terra dos Bravos.

Duarte Bettencourt

1 comentários:

Rosa_azoriana disse...

Excelente artigo. Parabéns ao grupo de forcados pela efeméride. Gostava imenso de saber quem foi o autor do logotipo da TTT comemorativa dos 40 anos e como se chamam todos os apetrechos próprios que o forcado utiliza (incluindo o traje). Será possível um artigo especial sobre o traje do Forcado e sua simbologia? Também seria interessante enumerar as diferentes técnicas de tourear... Ou se calhar já existe algo sobre isso mas no Terceira Taurina ficava muito bem.
Abraço