Antiga entrevista com Francisco Parreira.

Francisco Parreira, aficionado, embalsamador, embolador e criador de cavalos.

Relembrar a Corrida comemorativa dos 35 anos do Grupo da Tertúlia.

No ano que comemoram 45 anos, relembro a Corrida comemorativa dos 35 anos do Grupo da Tertúlia.

maio 28, 2013

Agenda da Tourada à Corda - Junho de 2013


1 de Junho

Local: Cantinho – São Mateus
Toiros de : HF

Local: Cinco Ribeiras
Toiros de : HF

Local: Santo Amaro – Ribeirinha
Toiros de : JAF

Local: Largo de São João – Lajes
Toiros de : JCG

2 de Junho
Local: Largo de São João – Lajes
Toiros de : JAF, HF e FS

Local: Terreiro – Porto Judeu
Toiros de: ER, EG, HF e JCG

Local: Terreiro – São Mateus
Toiros de: HF

Local: Pico Redondo – São Bento
Toiros de: RB

3 de Junho
Local: Figueiras Pretas – São Pedro
Toiros de : RB

5 de Junho
Local: Serra de Santiago - Lajes
Vacas de:JAF

7 de Junho
Local: Serra de Santiago – Lajes
Toiros de: HF

8 de Junho
Local:.Serra de Santiago – Lajes
Toiros de: JAF

Local: Bicas de Cabo Verde – São Pedro
Toiros de: RB

Local: Santa Bárbara
Toiros de: HF

Local: Boa Viagem – Corpo Santo
Toiros de: JAF

9 de Junho
Local: Centro de Desportos Motorizados – Santa Cruz
Toiros de: GO

Local: Terreiro – São Bartolomeu
Toiros de: JAF e HF

10 de Junho
Local: Boa Hora – Terra-Chã
Toiros de: HF

Local: Praça – Vila Nova
Toiros de: HF

15 de Junho
Local: Doze Ribeiras
Toiros de: EG

Local: Canado do Parado - Feteira
Toiros de: HF

24 de Junho
Local: Rua de São Pedro – São Pedro
Toiros de: FS (Espera de Gado)

25 de Junho
Local: Porto das Pipas
Toiros de: JCG e GO

27 de Junho
Local: Prainha - Sé
Bezerros de: EG

28 de Junho
Local: Rua de São João - Sé
Bezerros de: MJ (Espera de Gado Infantil)

29 de Junho
Local: Porto de São Fernando – Porto Martins
Toiros de: HF e MJ

30 de Junho
Local: Largo de São Bento – São Bento
Toiros de: RB, JAF, ER e HF

maio 08, 2013

V Festival Luís Fagundes adiado


O V Festival Luís Fagundes organizado pelo grupo de forcados amadores do Ramo Grande, foi adiado para as 21 horas e 30 minutos de sábado.
Relembra-se que o Cartel é composto pelos cavaleiros Tiago Pamplona, Rui Lopes e João Pamplona na lide de toiros das ganadarias de Rego Botelho e Herdeiros de Ezequiel Rodrigues. O grupo da Praia da Vitória pega os seis toiros .

Enrique Ponce um toureiro de época

Fotografias com D.R.

Figura incontestável da tauromaquia mundial, toureiro de época, autêntica lenda viva do toureio, vem à Ilha Terceira incluído no cartel da corrida apeada da Feira de São João deste ano.
A trinta de Junho próximo o toureiro de Chivas fará o paseillo no ruedo angrense onde lidará toiros da ganadaria de Rego Botelho, alternando com os matadores de toiros Javier Castaño e Jimenéz Fortes.
Grande é a expectativa em torno da apresentação do Maestro Ponce na arena terceirense; que saem bravos os toiros e que Deus reparta a sorte.

Enrique Ponce nasceu em Chivas, Valência, a 8 de Dezembro de 1971 tendo como antecedentes taurinos as figuras de seu avô, Leandro Martinez, que foi em seu tempo bezerrista e do seu tio-avô Rafael Ponce "Rafaelillo", antigo matador de toiros valenciano. Mas foi o seu avô que lhe incutiu a aficion ao toureio, levando-lhe a tourear a primeira bezerra aos oito anos de idade. Aos dez anos sai pela porta grande de Valência após a lide de uma bezerra e ingressa na Escola Taurina de Valência. 
Perante a ausência de festejos na sua terra natal, ruma a Jaen para em 1986, aos 15 anos de idade, debutar de luces. Dois anos mais tarde debuta com picadores em Castellón a 9 de Março com novilhos de Bernardino Píriz. O nome Ponce sobressai por onde passa e em 1989 já lidera o escalafon novelheiril totalizando 59 novilhadas.

Enrique toma a alternativa em Valência a 16 de Março de 1990 das mãos de José Miguel Arroyo "Joselito", tendo como testemunha Miguel Báez "Litri", lidou na sua alternativa um toiro sobrero de Puerta Hermanos, de nome "Talentoso", número 21 e que pesou na balança 505 kg. Rafael de Paula a 30 de Setembro do mesmo ano confirma-lhe a alternativa em Madrid, sendo testemunha do acto o matador de toiros Luis Francisco Esplá.

Tarde importante foi a de 11 de Junho de 1992 na Corrida de Beneficência em Las Ventas, onde Enrique Ponce alternou com Manzanares e Ríncon na lide de toiros de Samuel Flores, saindo em ombros pela primeira vez pela porta grande. Foi a partir daqui que se iniciou a ascensão de Ponce ao trono do toureio apeado mundial.

Alcança a cifra de 120 corridas lidadas na temporada de 1995, menos uma que o recordista "El Cordobés". É o matador de toiros de toda a história com mais indultos concedidos, foram nada mais nada menos do que 39, até ao momento.
 
Muitos foram os triunfos deste toureiro,


dotado de uma capacidade lidadora que deixa toda a gente unânime em o classificar como um pedaço de toureio que marca uma época. Ponce não desarma e continua em verdadeira ascensão, um priviligiado e priviligiado vai ser com certeza aquele que adquirir uma entrada para a terceira corrida das Sanjoaninas deste ano, tendo a possibilidade de assistir ao seu majestoso toureio.

Duarte Bettencourt

maio 04, 2013

40 anos a pegar toiros - Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense


Foi fundado a 24 de Junho de 1973 por João Hermínio Ferreira com o nome da maior, mais conceituada  e mais prestigiada colectividade taurina açoriana, a Tertúlia Tauromáquica Terceirense.
A arte de pegar toiros na Ilha Terceira não se iniciou com a fundação do G.F.A.T.T.T., anteriormente existia uma panóplia de forcados que pegavam de caras e eram coadjuvados por elementos recrutados quase em cima da hora dos festejos.
Reunidos em grupo os amadores da T.T.T. passaram por diversas etapas sendo sem dúvida nenhuma as passagens de testemunho as de maior significado.
João Hermínio liderou o grupo de 1973 a 1989, entregando a jaqueta ao forcado António Baldaya, que por sua vez comandou os destinos do grupo até 2001, ano em que passou o testemunho ao forcado Adalberto Belerique, cabo actual dos amadores da Tertúlia.
Este ano reveste-se de uma importância capital sendo o ano comemorativo dos 40 anos de existência do Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense. Para comemorar estas quatro décadas a pegar toiros o grupo organizou um programa intenso e repleto de interesse, com destaque para a presença na praça de toiros do Campo Pequeno agendada para o dia 6 de Junho na Corrida dos Triunfadores, para o lançamento do livro “Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense – 40 Anos” da autoria do antigo forcado Ildebrando Ortins, o dia do aniversário, 24 de Junho, será celebrado na Feira de São João com a realização da Corrida Aniversário, onde o grupo comandado por Adalberto Belerique enfrentará a solo um curro da divisa terceirense da Casa Agrícola José Albino Fernandes, o mês de Julho trará a organização de uma Corrida de Toiros e um jantar de Gala na sede do Clube de Golfe da Ilha Terceira, está agendada também a participação dos amadores da Tertúlia numa corrida em França, mais propriamente na praça de toiros de Bayonne e por ultimo o destaque vai para a constituição de uma comissão que será responsável pela edificação do Monumento ao Forcado em Angra do Heroísmo.
Aos forcados da T.T.T., actuais e antigos, votos de muito sucesso nesta temporada comemorativa dos seus 40 anos de existência e que continuem por muitos mais anos a honrar a Ilha Terceira, a Terra dos Bravos.

Duarte Bettencourt

Castaño leva cornada em Zahariche

Fotografia com D.R.

O matador de toiros Javier Castaño, anunciado para a Feira de São João deste ano, foi colhido com pouca gravidade por uma vaca de Miura durante uma tenta em Zahariche. O matador salmantino levou uma cornada no braço direito, sendo transladado para a Clínica Santa Isabel em Sevilha, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica pelo cirurgião da Maestranza de Sevilha, Dr. Octavio Mulet. Castaño já se encontra em sua casa em recuperação. Esta colhida não impede a concretização do seu próximo compromisso na praça de toiros de Vic-Fezensac, no dia 18 do corrente mês.

maio 01, 2013

Tourada à Corda na Fonte da Vila de São Sebastião - 1 de Maio de 2013


Veja a reportagem fotográfica da tourada à corda na Fonte da Vila de São Sebastião, realizada a 1 de Maio, com toiros da ganadaria de  Humberto Filipe.