junho 29, 2015

Corrida das Crianças

Nas bancadas da  Praça de Toiros Ilha Terceira sentiu-se bom ambiente na manhã de quinta-feira, a quando da realização da Corrida das Crianças, incluída no programa das Sanjoaninas 2015.

Foram lidadas reses da ganadaria de Rego Botelho, para o cavaleiro Manuel Sousa e para o novilheiro João Silva “El Juanito”. As pegas estiveram a cargo do Grupo Juvenil da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

As crianças ocupavam cerca de meia casa, numa manhã de exaltação à Festa, numa tourada que se mantém ao longo anos a criar aficion e futuros aficionados.

Manuel Sousa, jovem cavaleiro filho de emigrantes terceirenses radicados na Califórnia, apresentou-se entre nós na lide de um novilho, com trapio e peso a mais para um espectáculo destes. Montou cavalos da família Pamplona mostrando conhecimentos da arte de marialva. Monta bem e tem noção do conceito de toureio à portuguesa, lidou com acerto e com ferros de mérito o novilho de Rego Botelho, que para além do bom trapio que apresentou, também deu bom jogo.

“El Juanito” apresentou-se entre nós na lide de um eral de muita qualidade da ganadaria de Rego Botelho. Este refugiou-se em tábuas no final da lide, lide esta que foi muito extensa, não se esperando outro resultado. Juanito mostrou qualidades e conhecimento da arte de Montes, lidou com temple e profundidade por ambos os pitons, este bravo de Rego Botelho.

Pegaram os Juvenis da Tertúlia bem e à primeira o novilho de RB, acusando algum nervosismo, próprios de quem tem pela frente um novilho com aquele trapio, note-se para este tipo de espectáculo, mas que não criou problemas aos forcados da TTT. Foi pegada também uma novilha pelos Juvenis, onde tivemos a oportunidade de observar ao desempenho dos mais pequeninos, que com a sua presença ali disseram bem alto que a figura do forcado amador na Ilha Terceira tem o futuro garantido.


Duarte Bettencourt

0 comentários: